Skip to content

10 dicas para ser feliz sem viajar

Nos dias de hoje, muitos de nós viajamos ou conhecemos alguém que tem o hábito de viajar  ou já fez alguma grande viagem para um destino “modinha”.

O número de blogs de viagem cresce quase que por progressão aritmética. Temos que convir que há muita gente escrevendo coisas boas. Viajar se tornou quase que um imperativo; a ação é a protagonista de diversas histórias consideradas exemplos de vida e de best sellers.

Todo esse movimento que eu vou intitular de “Viaje ou pereça”, nos permite vislumbrar novos mundos. Entretanto, por vezes assume um formato piegas: como se necessariamente uma viagem resolvesse todos os problemas. Um discurso que muitas vezes prega que devemos largar tudo e viajar, desconsiderando que isto não é possível para todos em termos econômicos, sociais, etc etc.

Uma verdade seja dita: nem todos vão viajar. Alguns não viajam, porque dedicam a vida a cuidar de alguém. Alguns não viajam, porque possuem fobias. Alguns não viajam, porque estão falidos. Alguns não viajam, porque não querem.

    Assumindo a posição de advogada do diabo (afinal, somos um blog de viagem), dedico este post a dar dicas de como ser feliz sem viajar. Sim, eu acredito que há vida fora da estrada.

1 – Explore os atrativos da sua localidade

nova iguaçu café são bernardino
Denise e sua amiga Ilzani tomando um café após o trabalho

Todas nós redatoras do blog estudamos e trabalhamos. Nem sempre estamos viajando por aí. Eu particularmente procuro conhecer e frequentar parques, cafeterias entre outros lugares que me trazem alegria, situados próximo à minha casa ou trabalho. Em um post, por exemplo, falo da minha experiência no Café São Bernardino em Nova Iguaçu, próximo ao meu trabalho.

2 – Desfrute da companhia dos seus amigos

domingo belo horizonte mercado novo
Eu e Tábata experimentando algumas bebidas no Mercado Novo em Belo Horizonte!!

Tome a iniciativa de marcar encontros com pessoas queridas. Às vezes, no corre-corre, deixamo-nos sufocar pelos afazeres e não encontramos aquele grande amigo que mora no bairro vizinho. Lembre-se de valorizar as pessoas.

3 – Não espere pela companhia dos seus amigos

 

Apesar de soar contraditório, quero dizer que se sentir vontade de fazer algo por si próprio(a), faça sem esperar por companhia. Onde está escrito, por exemplo, que você não pode ir ao cinema sozinho(a)?

4 – Assista bobeiras na TV

Eu, Denise, e Side Show Bob, personagem dos Simpsons

Escolha programas que teoricamente não te fazem ser mais reflexivo. Assista desenhos animados, programas de culinária, seriados… Eu já mencionei como sou fã dos Simpsons e até escrevi um post sobre. Você não precisa estar envolvido(a) 24 horas por dia em discussões políticas, ok?!?

5 – Encontre um hobby

Eu junto às minhas companheiras de grupo folclórico Nut no festival de dança Lumina Qamar

Preencha seus horários livres com atividades prazerosas. Você não precisa enfiar uma hora extra de trabalho ou um curso em cada brecha na sua agenda. Como consta no meu perfil, amo dançar e reservo parte da minha semana ás aulas de dança do ventre e folclore árabe. Ah! Também faço aulas de natação! Há pessoas que gostam de correr, outras de costura. Já pensou no que você gosta?!?

6 – Cuide do seu lado espiritual

bíblia

Reserve tempo para se conectar a algo que está além do que vemos. Não estou falando de tão somente ritos e cerimônias, mas de fé. Já disse em outros posts que sou cristã protestante, mais especificamente sou membro de uma igreja Batista. Como encontro refúgio em minha fé nos momentos complexos! Além disso, tenho subsídios para ter uma vida mais feliz. Encontre seu caminho e cuide da sua espiritualidade.

7 – Faça terapia

ser feliz terapia

 

É bom reservar tempo para cuidar da saúde mental! Terapia faz muito bem e todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida. Encontre um profissional de psicologia ao qual você tenha afinidade e converse. Vai ser bom…

8 – Trabalhe com algo que gosta

ser feliz
Participando de um evento no meu trabalho

Às vezes nos prendemos a empregos que detestamos. Compreendo que precisamos nos sustentar e nem sempre temos escolha. Mas que tal repensar suas prioridades e traçar novas metas?!? Lembre-se: você não é uma ÁRVORE!

9 – Não trate as redes sociais como prioridade

Dá pra desconectar?

Você não precisa fazer check in em todos os lugares, ok?!? O mundo vai continuar girando se você não postar no stories. Muitas vezes, ocupamo-nos intensamente em expor uma vida feliz, mas não dedicamos o mesmo esforço em sermos felizes. Já vi uma moça pedir uma torre de chopp, tirar uma selfie, postar e sair do restaurante. Desconecte a internet de vez em quando e viva mais.

10 – Tome conta da sua vida

Parece piada, mas não é. É importante cuidar da própria vida sem se importar com o que os outros estão fazendo. Pare de indagar o motivo pelo qual a vizinha engordou ou se o primo do seu marido não tem dinheiro para as próprias contas. Viva sua vida. Já é trabalho suficiente. Em caso de dúvida nesse tópico, consulte o mantra abaixo:

     E se mudar de ideia sobre viajar…

Você pode organizar sua viagem utilizando os links de nossos parceiros!

LEIA TAMBÉM:

Por que viajar faz bem?

QUIZ – Que tipo de viajante você é?

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Encontre eletrônicos, roupas, livros e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 


Booking.com

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.