Skip to content

Por que Viajar Faz Bem?

Não importa o veículo ou meio de transporte, o fato de sairmos de casa em busca de experiências novas é o suficiente para gerar muitas mudanças dentro de nós. Não precisamos ir longe, não têm de ser viagens gigantescas, o importante é que sua alma e coração estejam abertos para o novo: novos sentimentos, novas experiências, novas amizades, novos amores – porque não? Ouvimos falar sobre como é bom viajar, temos muitos profissionais nessa área, a cada dia mais blogueiros e sites de viagens surgem. Por que? Reuni uma turma de  blogueiras para compartilhar esses porquês. Vamos descobrir juntos?!

Lilian Azevedo 

Quando embarquei pela primeira vez em um voo internacional rumo à Europa, há muitos e muitos anos atrás, não tinha ideia de que essa viagem mudaria meu olhar de forma tão significativa. Eu achava que primeiro era necessário arrumar uma série de coisas para então poder viajar. Eu tinha um modelo de viajante e procurei me encaixar nele para fazer essa primeira viagem. Enquanto viajava fui observando as mais diferentes pessoas e me dando conta que não existia um tipo, mas vários/ inúmeros tipos de viajantes, inúmeras viagens possíveis e as mais variadas formas de viajar. Isso me trouxe um grande alívio e liberdade até entender qual era o meu jeito. Por mais óbvio que pareça foi nessa viagem que eu me dei conta do tamanho do mundo, de quantos lugares poderia conhecer/visitar e passei a ter muita vontade de viajar. Para isso precisei mudar algumas prioridades. Aos poucos consegui definir que faço o gênero “casal viajante de forma independente e econômica”. Olhando pra trás vejo que a grande maioria das viagens que fiz foi por conta própria, ou seja, sem excursão.  Eu considero viajar um alimento para o meu espírito, para os meus sentidos, para minhas observações e reflexões. Me sinto muito feliz e agradecida por ter a oportunidade de viajar e de apreciar tudo, desde um monumento até uma casinha simples. Me sinto tão abastecida quando volto de uma viagem que acho que enfrento melhor os desafios que se apresentam. Penso que todas as pessoas deviam ter direito a fazer pelo menos uma viagem por ano, tamanho o bem que isso faz. Viver perrengues/imprevistos em viagem me ajudou muito a relativizar perrengues quando estou no meu dia a dia, passei a achar muito mais fácil resolver coisas quando estou na minha própria cidade. Também passei a dar mais valor as belezas do entorno de onde vivo, por exemplo passei a olhar a estrada do Alto da Boa Vista e vê-la tão linda quanto algumas estradinhas que vi na Suíça (juro). Viajando eu venho construindo um patrimônio estético, imaterial, espiritual, intransferível que amplia cada vez mais meus horizontes com o tempo.    

Blog Uma Senhora Viagem
Lilian Azevedo do blog Uma senhora Viagem.

Giselle Fontes

Quando me perguntam por que gosto de viajar, digo que faz bem, mas não sei exatamente dizer o porquê de fazer bem. Foram tantas viagens e experiências até hoje. Acho que amo as memórias que as viagens trazem. Lembro dos cheiros, paisagens, sabores… as risadas, os perrengues… Acho que viajar traz uma “música” para a vida. Te faz ver e experimentar o novo, porque muitas vezes não há escolha. Se você fica com fome, come o que der. Sede, bebe o que houver. Você aprende a ceder pro seu companheiro de viagem o seu tempo, o seus gostos; aprende a abrir mão. Você fica corajoso e descobre que pode fazer mais do que pensava. Para mim, viajar cura, liberta , alegra!

Giselle Fontes do Blog Chicas Lokas na Estrada.

Olívia

Eu sou Olívia, tenho 53 anos e tenho um blog de viagem, o Olívia Garimpando Por Aí. Comecei a escrever o blog em 2011, como um hobby. Meu objetivo era registrar essa paixão por viagens, que começou bem antes. Eu, infelizmente, não tive o privilégio de viajar desde criança, meus pais não tinham condições financeiras e nem tinham culturalmente esse hábito.

Ainda jovem, mas já trabalhando, minhas viagens começaram, como a maioria dos cariocas, pela Região dos Lagos e um pouco mais tarde, duas viagens para o Nordeste, uma para Maceió e outra para o Rio Grande do Norte. Nessa viagem, influenciada por uma amiga que também sempre amou viajar, fizemos uma viagem para Fernando de Noronha, saindo de Natal. Foi uma loucura e fiquei pagando o carnê por um bom tempo, mas foi ali que o mosquitinho me mordeu. Nas férias seguintes, para a minha sorte e gratidão eterna, eu fui sorteada com uma passagem aérea para Roma. Nessa época tinha uns 30 anos e parti com uma mochila nas costas e sozinha para a minha primeira viagem internacional e nunca mais parei.

Já visitei muitos países em vários continentes, mas ultimamente ando numa fase muito asiática, completamente apaixonada pela Tailândia e, inclusive, estou planejando uma vida de nômade digital por um tempo por aquele lado do Planeta. Eu gosto muito dessas duas frases e embora elas sejam um tanto quanto clichês, eu deixo aqui para a reflexão de todos:

Você nunca volta o mesmo de uma viagem!

O Mundo é tão diferente e ao mesmo tempo tão igual.

Porque lá no fundo, todas as rotinas são muito parecidas. No Brasil ou na Tailândia, as pessoas trabalham, estudam, cuidam dos filhos e dentro de cada cultura suas religiosidades e sua relação com o próximo. Eu quero ser uma eterna observadora do Planeta Terra e, quem sabe um dia, partir para outros.

Olívia do blog Olívia Garimpando Por Aí.

Daniela Cascardo

Viajar pra mim é vida! É ser livre! Poder voar! Poder ver o mundo com os meus próprios olhos! Conhecer! Ser feliz!

Daniela do blog Viajando com Daniela Cascardo com sua mãe.

Essa foto é importante pra mim porque foi a única internacional da minha mãe e foi ela quem me incentivou a começar o blog, o qual só comecei depois que ela faleceu ❤

Daniela com seu marido na Itália.

E essa foi a minha primeira vez na Itália, pais de onde vem a minha família, dois meses depois de ter perdido minha mãe, mas não me entenda mal, não fico triste de falar dela, ela ainda é tudo na minha vida e minha alegria vem exatamente dela 😊❤.



Booking.com

Denise Barreto

Tenho 33 anos, sou casada, professora e amo viajar. Talvez seja difícil descrever em palavras os motivos que me fazem querer viajar. Acho que poderia dizer que o que me faz viajar é entender que a vida não precisa ser somente o que está em nosso círculo. Além disso, entendi que viajar pode ser a resposta para muitas questões. Se estamos felizes, viajamos para celebrar. Se estamos tristes, viajamos para curar as feridas.
Amo observar animais, conhecer novas culturas e caminhar em lugares novos. Viajar contribui para que eu realize estas ações que tanto amo.
Muitas viagens me marcaram profundamente. É até difícil escolher uma. Cito minha viagem para as cidades de Joanesburgo e Cidade do Cabo na África do Sul que foi um lugar muito sonhado por mim durante muito tempo.
Além dessa, considero que a Trilha Salkantay foi um momento marcante na minha vida, pois coloquei minha mente e corpo à prova durante 22km de caminhada em um cenário de altitude. O fato de ter conquistado, fez-me sentir mais forte e realizada.
Denise do blog Chicas Lokas na Estrada.

Julia

Viajar nunca fez parte do meu imaginário infantil. Só pra Disney como toda crianças dos anos 80/90 que viam aquele fatídico teaser antes dos filmes na fita VHS ( coitados dos nossos pais). Conforme fui crescendo, fui me encantando com alguns destinos, como Fernando de Noronha. Mas exatamente por ter crescido, e entender de custos, trabalho etc… viajar parecia ainda mais impossível. Sim eu moro na zona sul do Rio, nasci e cresci aqui, mas sempre estive longe de ser alguém com dinheiro para sair fazendo o que desse na telha. “Viajar… pff… nunca vou conseguir ir pra lugar nenhum!” Mais alguns anos passaram, regados a muito trabalho árduo, noites viradas, esforço, sobrecarga, e depois de 3 anos de formada (sem férias), me meti a fazer minha primeira viagem. Claro que muito diferente do que eu tinha imaginado para minha primeira vez. Achei que iria para França, fui para os Estados Unidos, achei que ia fazer Disney x NY, fui só para Nova York. Totalmente “noob” em relação a viagens, a ser adulta, sem nenhum pai ou mãe do lado, “perdida” na cidade que nunca dorme. Ainda assim, já neurótica em planejar minuto a minuto do itinerário para tentar aproveitar o máximo da viagem, afinal quem sabe quando eu vou poder voltar aqui? Nova York, me roubou o coração, e em meio as ofuscantes luzes da Times Square, num frio de -7ºC, que me fazia tremer, ter os músculos do rosto travados e pele descamada pelo único e inesquecível vento da Big Apple o travelbug  me mordeu. Antes de eu partir a NY um amigo disse, que quando eu chegasse lá eu enlouqueceria, e ia querer compartilhar com todo mundo o que eu estava vivendo, no alto da escadaria da TKTS eu entendi o que ele tinha dito. A partir dalí uma revolução aconteceu dentro de mim, um misto de ansiedade, medo, adrenalina, curiosidade, e muitas borboletas no estômago. Talvez esses sejam os sintomas do travelbug, mas acredito que para cada um tenha um efeito diferente a sua mordida. Viajar se tornou algo muito maior do que só “turistar”, viajar agora era sinônimo de desbravar, conhecer o mundo, desafiar meus medos, conquistar meus sonhos, novos olhares e voltar cheia de histórias para contar.
Juliana do blog Fora da Toca.

Essa foto é dos meu primeiro momento mágico. Estar viajando sozinha ( sem pais ), em NY, assistindo o Musical mais fantástico do mundo do desenho que marcou minha infância. A minha alegria não cabia em mim nessa noite.

Tábata Cristina

Tábata (a que vos fala) do blog Chicas Lokas na Estrada.

 Agradeço a todas que contribuíram para esse post e indico todos os blogs aqui citados. Conheça mais da vida e das experiências dessas mulheres comuns que sabem absorver tudo que uma viagem oferece, fazendo com que cada uma seja única e que cada experiência seja  extraordinária. Eu vou resumir tudo que aprendi em minhas viagens e o que aprendi com essas lindas e corajosas blogueiras. Por que viajar faz bem?

Porque nos tira da rotina;

Nos permite realizar sonhos;

Nos faz ver a vida sobre outras perspectivas;

Nos dá empoderamento;

Nos cura, liberta e alegra;

Nos faz livre, nos faz voar;

Nos transforma;

Nos estimula a viver! E viver é tão bom!

 

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

 

LEIA TAMBÉM:

QUIZ – Que tipo de viajante você é?

8 motivos para viajar

Gostou? Compartilhe no Twitter e/ou Facebook ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 



Booking.com

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.