Skip to content

Turismo Sustentável: Como você pode praticá-lo?

O turismo é o pilar da economia de muitas cidades e comunidades do nosso país. Nem sempre isso traz efeitos positivos. A circulação de turistas em determinados locais podem causar impactos negativos. O objetivo do turismo sustentável é ser uma forma de viajar respeitando as culturas, o meio ambiente e as pessoas locais. Ele engloba questões sociais, econômicas e ambientais, buscando preservar a melhor experiência dos turistas. Nosso objetivo nesse post e explicar o que é turismo sustentável e te dar dicas de como praticá-lo.

Encontre passeios para sua próxima viagem!

Encontre o hotel ideal!

O que é Turismo Sustentável?

Em uma época onde sustentabilidade é uma preocupação global, o turismo sustentável vem sendo uma preocupação das cidades turísticas. O turismo sustentável  tem o objetivo de atender as necessidades dos turistas e das comunidades de forma sustentável, permitindo assim atividades turísticas a longo prazo, causando benefícios sociais permanentes. Ele também contribui com a preservação e regeneração dos ambientes naturais e culturais.

Como praticar o Turismo Sustentável?

Você como viajante deve buscar a prática do turismo sustentável. Suas ações e escolhas são fundamentais para o desenvolvimento das boas práticas no turismo. Fique ligado em algumas atitudes que fazem toda a diferença na prática do turismo sustentável.

1 – Respeite as normas

Juatuba-MG

Normas foram feitas para serem obedecidas. Elas existem por um motivo e não cabe a nós questioná-las, afinal, como turistas ficamos pouco tempo na região e não sabemos ao certo a necessidade daquela comunidade. Então, obedeça às normas.

2 – Valorize a cultura local

Feira em Conceição do Mato Dentro-MG

Se abra para imergir na cultura local. Consuma produtos típicos, experimente a culinária local. Valorize o artesanato e converse com os moradores. Aprenda um pouco de como são os hábitos da população que ali reside.

3 – Participe de projetos de educação ambiental

Projeto Tamar Arembepe

Vários pontos turístico possuem projetos que visam a educação ambiental. Tire um tempo para visitar esses projetos. Por mais que você saiba muito sobre o assunto, sempre tem algo novo que podemos aprender. Visite parques naturais, museus, projetos para preservação da vida marinha etc.

4 – Não desperdice água

Os turistas geralmente consomem mais água que os locais, o que resulta em uma constante falta de água em algumas comunidades, principalmente quando a cidade está muito cheia. Você pode contribuir para resolver esse problema, tomando banhos mais rápidos, pedindo para que sua roupa de cama não seja trocada diariamente, não deixando torneiras abertas etc.

5 – Não deixe lixo

Aquário de Ubatuba

Cuidar para que o lixo que você produz tenha uma destinação correta, deve ser sua preocupação. Então jogue o lixo no local correto. Se fizer algum passeio em meio à natureza, traga seu lixo de volta.

6 – Não alimente os animais

Sagui na trilha da Pedra Bonita

Quando alimentamos os animais, nós estamos contribuindo para mudar seu comportamento natural. Esses animais podem se tornar dependentes de humanos para sobreviver. Isso também pode levar a ataques e acidentes.

7 – Use transporte público

Ao usar transporte público e alternativos como as bicicletas, você ajuda a diminuir a poluição e reduzir o trânsito causado pelo excesso de veículos, melhorando a mobilidade urbana.

O turismo sustentável é uma maneira de viajar que respeita as pessoas, o meio ambiente e a cultura local. Ações simples que tomamos, ajudam a preservar recursos para que o turismo continue a longo prazo.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Viaje com seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

Projeto Tamar Arembepe: Uma iniciativa de preservação

Inspirações de viagem para apreciar a ntureza

Ecoturismo: Tudo o que você precisa saber

Tour ecológico do Pão de Açúcar

 



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

Banner Parceiro

 

 

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.