Belo Horizonte Gastronômica: Mercado Novo
Não é à toa que Belo horizonte(BH) recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Repleta de bares e restaurantes, a cidade que não tem mar, mas tem bar, oferece o melhor da culinária mineira, nacional e internacional. Existem vários lugares que podemos indicar para quem quer conhecer a culinária mineira, eu já falei sobre o Mercado Central no blog, pois ele é realmente um lugar incrível que precisa entrar no roteiro de quem visita BH. No entanto, existe um lugar que tem sido injustiçado sendo pouco citado, que é o Mercado Novo.
Encontre hotéis em Belo Horizonte!
O Mercado Novo foi inaugurado em 1960, e tem esse nome pois foi criado depois do Mercado Central. Tenho vergonha de dizer que não conhecia bem o Mercado Novo. Já estive nele algumas vezes, apenas no térreo, para comer o famoso feijão tropeiro , que o local possui e também para visitar as barracas de frutas, verduras. Nunca tinha subido sequer um andar, na verdade para mim não existia nada além do térreo.
Em um sábado, eu saí do trabalho e resolvi ir almoçar no Mercado Novo. Tinha lido na internet sobre um bar de vinhos, que fica no segundo andar e resolvi dá uma olhada nele antes de almoçar, já pensando em descer pro térreo, para comer o famoso feijão tropeiro.
Foi uma grata surpresa chegar no segundo andar e me deparar com um centro gastronômico lindo e diversificado. A minha cara era de surpresa e espanto ao andar pelos corredores e olhar os restaurantes, bares, ateliers e as lojas. Encontrei lojas de presentes, brechós e design e até uma pequena galeria de arte.
Os corredores são bem decorados, e os restaurantes possuem uma característica comum: Cozinha aberta. Na maioria deles você consegue ver a sua comida sendo preparada. Todos são lindos, bem decorados e com um cardápio de dar água na boca. É possível encontrar comidas típicas de vários lugares do mundo, além da famosa comida mineira. O preço é daqueles que cabe no bolso.
Entrei em várias lojas, presenciei um cozinheiro preparar um tacho de doce, ali a olhos visto. Uma galeria de arte surgiu, me causando surpresa, ao longo de minha caminhada pelos corredores.
Tive muita dúvida na hora de resolver o que comer. Resolvi provar o pastel de carne ao vinho do restaurante Borandá.
Provei um drink diferentemente maravilhoso, com os ingredientes vindo diretamente do Norte do país. O bar Carimbó possui açaí e bebidas do Norte. Experimentei o Onda Trópica composto de cachaça de Jambu, taperebá, laranja e limão. O sabor é maravilhoso e a cachaça de Jambu deixa os lábios, o céu da boca e a língua um pouco dormente, mas passa rápido.
Para finalizar, a sobremesa foi um maravilhoso sorvete da sorveteria Alento. Escolhi os sabores de queijo, goiabada e doce de leite, bem mineirinho, né?!
O artesanato é bem diferente, não é algo que você encontra em outras lojas da cidade, um trabalho manual diferenciado. Simplesmente me apaixonei pelo Mercado Novo nessa minha visita. Esse post tem um intuito de desfazer essa injustiça que cometemos sem saber, ao não indicar o mercado Novo em nossos blog.
Na minha opinião, ele merece a mesma fama e visitação que o Mercado Central. O melhor disso tudo é que eles estão pertinho um do outro, a poucos metros mesmo. Você pode visitar os dois no mesmo dia. Dê uma chance a esse mercado que ganhou espaço no meu coração. Permita-se desfrutar do melhor que BH tem a oferecer.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 752 – Centro, Belo Horizonte – MG,
Funcionamento: de domingo a quarta: 09h as 18h; quinta a sábado: 9h às 0h.
Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:
Encontre passeios em Belo Horizonte!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
Mercado Central de Belo Horizonte
Roteiro de Viagem: 2 dias em BH
25 Cachoeiras top de Minas Gerais
O que fazer em BH nos dias de Chuva
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem
Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo