Skip to content

Mercado Central de Belo Horizonte: Delícias da Culinária Mineira

Minas Gerais é conhecida mundialmente pela sua culinária. Além da diversidade, a comida mineira tem um sabor único e especial. Não é por acaso que encontramos restaurantes de comida mineira em todo o Brasil, e até mesmo em alguns lugares no mundo. Se o seu destino é Belo Horizonte te apresentamos o melhor lugar para aproveitar as delícias mineiras: O Mercado Central.

O Mercado Central de Belo Horizonte é o melhor lugar para você desfrutar de todos os quitutes mineiros. É possível encontrar opções de doces, bebidas, frutas e diversas comidas mineiras. Esse post faz parte da blogagem coletiva das Realezas de Minas com o tema Gastronomia.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Mercado central de Belo Horizonte
O Mercado Central de Belo Horizonte é onde diversas pessoas se encontram para aproveitar as delicias que o local possui. (Foto feita antes da pandemia)

Doces e queijos

Crédito da imagem

Os queijos e doces mineiros são os meus preferidos na culinária mineira. Quem nunca ouviu falar de um “queijim” com doce de leite?!? Os queijos são famosos, e já foram premiados até mesmo fora do país, como os  queijos da região do Serro. No mercado central você encontra uma grande diversidade de queijos e também de doces. Quem já presenciou a produção dos doces mineiros, em grandes tachos de cobre, sabem como nossos doces são preciosos, além de deliciosos. São feitos com muita dedicação e a maioria de forma bastante artesanal. Não deixe de experimentá-los.

Crédito da imagem

Café mineiro

Café mineiro
Exemplo do café mineiro. Acredite, eu que fiz!

Nós mineiros, acreditamos que precisamos de um bom café da manhã para começar bem o dia. Existem alguns itens que não podem faltar no nosso café da manhã, como o pão de queijo, um bolo caseiro e o famoso cafezinho. 

No Mercado Central você encontrará vários estabelecimentos onde vai poder tomar um bom café da manhã mineiro. O nosso protagonista pão de queijo, está presente no mercado e você pode até aproveitar para levar pra casa a versão congelada, onde pode fazer pra sua família. Se você gosta de cozinhar, aproveite e compre os ingredientes para fazer você mesmo o seu pão de queijo. Aposto que você consegue sair com a receita e todos os detalhes, depois de conversar com o vendedor.

Pão de queijo mineiro
O pão de queijo não pode faltar no café da manhã mineiro.

Pratos típicos mineiros

O Mercado Central de Belo Horizonte, possui muitos restaurantes e bares. É normal as pessoas se encontrarem por lá para almoçar, beber uma cervejinha ou caipirinha e comer os famosos “tira-gostos” mineiro. O bar da Lora por exemplo, é um dos bares mais famosos do mercado e oferece o famoso fígado com jiló. Um aperitivo que faz muito sucesso por lá.

Estive no mercado a pouco tempo para almoçar em um restaurante self-service e um turista me abordou, falando que nunca tinha visto algo tão belo na vida. Segundo ele, era tanta variedade de comida e tudo tão bonito, que ele estava maravilhado. Eu depois parei pra pensar e concluí que realmente nós mineiros precisamos valorizar mais nossa culinária, estamos tão acostumados que até esquecemos que somos privilegiados por possuir tanta coisa boa nas nossas mesas.

Feijoada mineira
A famosa feijoada mineira!

Bebidas

As nossas cachaças também fazem sucesso por aí. A qualidade e variedade é reconhecida em todo o mundo. Eu particularmente sou fã de uma cachaça de banana e uva verde. Mas se você quer conhecer toda essa variedade, o Mercado Central de Bh é uma ótima opção. São diversas lojas especializadas e com muitas opções para os compradores. Você também poderá degustar aquelas que achar mais interessante, porque mineiros são assim, tem que provar para ter certeza que vai levar. Eu adoro essas lojas de bebidas, que também oferecem licores e outras bebidinhas maravilhosas.

Cachaças mineiras no Mercado Central de Belo Horizonte
Crédito da Imagem

Funcionamento do Mercado Central de BH na pandemia

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado de 8h as 18h; domingo de 8h as 13h;

O mercado segue as normas de restrição da prefeitura de BH. Atualmente o mercado está funcionando, mas os bares estão fechados. Está proibido a venda de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos, por decreto municipal. Essas medidas podem ser revogadas ou estendidas de acordo com os índices de infecção na cidade. Por isso, é importante você pesquisar o que está aberto antes de visitar o mercado. Você pode se orientar no site ou no posto de informação turísticas pelo telefone Tel: 31 3277.4691, e-mail: informacoes@mercadocentral.com.br .

O ideal é que você separe um dia para conhecer o mercado. Assim você poderá começar com o café da manhã, depois almoço e não deixe de comer o famoso abacaxi em pedaços que encontrará por todo o mercado. Aproveite também para conhecer o artesanato mineiro que  é um dos protagonistas no mercado.

Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Não viaje sem seguro viagem!

Para conhecer as demais postagens desse tema, leia também:

1 – Expedições em Família – Belo Horizonte – conheça 10 restaurantes imperdíveis –
2 – Destinos Por Onde Andei… –Onde comer o delicioso poutine em Toronto
3 – Pegadas na Estrada – O que comer no Marrocos e dicas de restaurantes
4 – 6 Viajantes – Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento

Leia Também:

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

O que fazer em BH em dias de chuva



Booking.com

 

Encontre utensílios para sua cozinha!

 

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com. ou Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!


Banner Parceiro

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.