Skip to content

Atraso ou cancelamento de voo: conheça seus direitos

voo cancelado

Já teve algum problema com seu voo durante uma viagem? Às vezes durante aquela viagem podem acontecer diversos perrengues. Nessas horas é importante conhecer seus direitos. Neste post, daremos algumas dicas sobre os seus direitos nos casos de voos atrasados ou cancelados. Confira!!

Encontre as melhores ofertas de passagens aéreas!

Voo atrasado

voo atrasado

Caso algo aconteça e seu voo seja cancelado, a companhia aérea tem alguns deveres em relação aos clientes prejudicados. Tais deveres se diferenciam de acordo com cada situação. Quando o atraso se prolonga por horas, a empresa deve fornecer assistência material aos viajantes. Sempre procure o balcão da companhia aérea para acessar seus direitos.

Essa assistência material funciona da seguinte forma:

  • Atraso a partir de 1 hora: a companhia aérea deve oferecer ao viajante meios de comunicação gratuitos, como ligações e acesso à internet;
  • Atraso a partir de 2 horas: a companhia aérea deve fornecer alimentação ao cliente. Logo, a empresa pode fornecer kits com lanches e bebidas, ou vouchers para consumo no aeroporto;
  • Atraso a partir de 4 horas: para atrasos maiores, o cliente afetado deve ter opções de hospedagem e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver em seu local de residência, ele não terá a hospedagem, mas apenas o transporte para casa e, depois, de volta para o aeroporto. Na minha primeira viagem de avião, isto aconteceu comigo e a companhia aérea (Gol) providenciou nosso transporte de volta ao imóvel em que eu e minha mãe estávamos hospedadas.

Voo cancelado

voo cancelado

Xiiii! Depois de esperar longas horas, você descobriu que o voo foi cancelado. Neste caso o passageiro pode ter acesso a outros direitos além da assistência material. Veja quais são os seus direitos em caso de voo cancelado:

  • Reacomodação em outro voo da companhia aérea para o mesmo destino. Caso seja necessário, o passageiro também pode voar com uma companhia diferente sem nenhum custo adicional.
  • Remarcação o voo para outra data e horário de preferência do passageiro sem custo adicional (neste caso a assistência material pode ser suspensa).
  • Reembolso integral da passagem e taxas de embarque (a companhia aérea pode suspender a assistência material neste caso).

Para saber se o voo foi cancelado, informe-se junto à companhia aérea pelo site da empresa, pelo telefone ou no balcão da empresa. Você pode também os painéis do aeroporto.

ATENÇÃO: A companhia aérea tem até 72 horas antes do voo para fazer alterações na viagem. Se a comunicação de cancelamento de voo for feita com até 72 horas de antecedência, a reacomodação, reembolso ou remarcação não serão devidos pela empresa.

Tenho direito a indenização em caso de cancelamento de voo?

indenização voo cancelado

Se o atraso na chegada ao destino for maior do que 4 horas, o passageiro pode ter direito a uma indenização. Se o atraso gerar alguma consequência mais grave como a perda de compromissos importantes, o valor da compensação pode ser maior.

Para voos domésticos, o passageiro tem até 5 anos para pedir uma compensação pelo seu voo cancelado. Já para voos internacionais, o prazo é de 2 anos.

Neste caso, recomendamos que busque assistência da Voe Tranquilo. Esta empresa tem experiência na resolução de casos que envolvem problemas com voo e bagagem. Se você passou por algo assim, verifique gratuitamente seus direitos com a Voe Tranquilo!

 

Banner Parceiro

Um seguro viagem também pode assegurar algumas assistências durante a sua viagem. Saiba mais sobre seguro viagem!

Não deixe de fazer a cotação de seguro viagem com a Real Seguro Viagem.

LEIA TAMBÉM:

O que é seguro viagem?

Meios de hospedagem: hotel, pousada, hostel e AirBnb

Guia prático para desperdiçar dinheiro em viagem

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.