Cachoeira no Verão: Confira os 10 Cuidados que você deve tomar para evitar Riscos
O verão é a época em que as pessoas mais buscam as cachoeiras e rios. As águas geladas das cachoeiras são um grande atrativo para refrescar o calorão escaldante que costuma fazer no verão brasileiro. Porém, essa também é uma época de muita chuva e as famosas tempestades de verão. Como proceder caso você esteja em uma cachoeira e começar a chover? Quais os cuidados que devemos tomar antes de ir em uma cachoeira? Confira algumas dicas e informações que podem ser muito úteis e tornar o seu passeio mais seguro. Bora pra “cachu”?!?
Encontre o seguro viagem ideal para você!
Pesquise acomodações para sua próxima viagem!
Diferença entre cabeça d’água e tromba d’água
Muitas pessoas confundem esses dois fenômenos. Primeiramente vamos esclarecer a diferença de ambos:
Cabeça d’água: Acontece quando o tempo está claro, céu aberto onde o banhista está, mas cai muita chuva em pouco tempo na cabeceira ou nascente do rio. O que causa um aumento repentino no volume de água do rio ou cachoeira, podendo causar afogamentos e arrastar os banhistas. Esse fenômeno é mais comum no verão e é o grande medo da maioria das pessoas que visitam uma cachoeira.
Tromba d’água: Acontece quando uma nuvem de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área aberta e com muita água, geralmente acontece em oceanos e rios volumosos. Não é comum em cachoeiras e rios estreitos.
Então, quando estamos em um cachoeira o risco que temos é de ser surpreendidos por um cabeça d’água e não tromba d’água.
Cuidados que devemos tomar
1 – Verificar previsão do tempo
É muito importante verificar a previsão do tempo antes de ir para uma cachoeira. Caso a previsão confirme a possibilidade de chuva, é melhor adiar o passeio. Sua segurança deve ser colocada em primeiro lugar.
2 – Evite ir desacompanhado para trilhas e cachoeiras
Geralmente o acesso a algumas cachoeiras exige que passemos por alguma trilha. Umas de fácil acesso, outras com dificuldade maior. Trilhas sempre oferecem riscos de queda, picadas de animais e outros problemas que podem surgir. Por isso, é muito importante estar acompanhado. Ter alguém para pedir socorro caso alguém se machuque. Isso pode ser o diferencial entre a vida e a morte de uma pessoa. Em caso de cabeça d’água é importante que tenham pessoas para avisar as autoridades competentes e pedir socorro caso alguém seja arrastado ou fique ilhado.
Se for sozinho, o que não aconselhamos, sempre avise a alguém onde está indo e qual a previsão de volta.
3 – Procure ficar em locais mais altos
Quando for para um rio ou cachoeira, procure ficar em locais mais altos, fique próximo ao local de saída.
4 – Fique atento às mudanças climáticas
Fique atento a trovões, nuvens escuras em uma posição isolada do céu. Verifique se a água vem da direção das nuvens e se houve mudança na direção do vento. Quando há algo errado, os animais costumam ficar mais agitados, a cor da água muda, podem começar a surgir no rio pedras, folhas secas, galhos e pedaços de madeiras. Tudo isso pode indicar que uma forte chuva esteja caindo rio acima e pode causar uma cabeça d’água. Caso perceba algo diferente, saia da água imediatamente.
5 – Obedeça as placas de alertas
Os parques geralmente colocam muitas informações para os visitantes. Fique atento às placas de alertas. Procure evitar locais que não são indicados.
6 – Não ingerir bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas não são indicadas para quem vai a esse tipo de passeio. Elas diminuem os reflexos e aumentam a imprudência.
7 – Fique atento aos riscos de deslizamento
Cuidado com locais que possuem barrancos, principalmente se tiver ocorrido chuvas constantes antes da sua visita. Por mais que o dia esteja ensolarado, a terra pode estar encharcada e o risco de deslizamento pode ser real. Procure informações sobre o local, procure saber se é normal ter deslizamento de terra e queda de árvores na região.
8 – Use sapatos adequados
Em regiões de rios e cachoeiras temos que usar um sapato adequado, como tênis e botas de trekking. Esses locais possuem muitas pedras e podem estar molhados, aumentando o risco de lesões, torsões e escorregões. As pedras das cachoeiras também costumam ser muito escorregadias e é normal termos que passar por algumas até chegar a área de banho, um calçado adequado pode evitar que você escorregue.
9 – Prefira um local que você conheça ou contrate um guia
O ideal é que você visite locais que conheça, mas nós viajantes queremos sempre conhecer lugares novos, por isso, Indicamos que você procure visitar os rios e cachoeiras com pessoas que conheçam esses lugares ou contrate um guia. É um custo a mais, no entanto, vai deixar sua viagem mais segura.
10 – Caso você seja surpreendido por uma cabeça d’água
Se você não conseguir sair da água a tempo, o ideal é que você procure um lugar alto para subir e um lugar para se segura, como uma árvore ou pedra pesada, que não corra o risco de ser arrastada. Não se arrisque em encarar a correnteza, fique onde está, até o volume de água abaixar, geralmente ela abaixa com a mesma rapidez que sobe.
Nunca tente salvar uma pessoa, se você não tem treinamento para isso. Evite entrar na água, tente lançar uma corda ou um objeto flutuante em que a pessoa consiga se segurar e aguarde o socorro especializado.
Em casos de emergência, ligue:
– Corpo de Bombeiros: 193
Encontre o seguro viagem ideal para você!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Encontre o seu hotel para sua próxima viagem!
Leia Também:
25 Cachoeiras Top de Minas Gerais
Encontre passeios em Belo Horizonte!
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem
Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo