Skip to content

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Café como Commodity no Brasil

café commodity

O café é uma das bebidas mais consumidas globalmente. Países de todo o mundo importam grandes quantidades para satisfazer a enorme demanda. Existem vários países famosos por sua produção de café, e o Brasil é o principal produtor de café do mundo, superando países como Vietnã e Colômbia. O Brasil possui algumas das maiores áreas para o cultivo de café, principalmente em suas regiões do sudeste, o que contribui para seu papel significativo no mercado de café. Portanto, não é surpresa que o café seja uma das principais commodities do Brasil.

Commoditites são mercadorias básicas produzidas em larga escala que funcionam como matéria-prima. Soja, trigo e açúcar são alguns exemplos.

Aqui está o que você precisa saber sobre a contribuição da produção do café para a economia local e como você pode aproveitar isso em suas viagens.

O papel que o café desempenha na economia do Brasil

café commodity brasil

O Brasil é um dos maiores produtores de matérias-primas do mundo, incluindo minério de ferro, soja e petróleo bruto. Outro setor que contribui significativamente para a economia brasileira é o café. A safra de 2022-2023 viu as exportações de café atingirem 35,6 milhões de sacas, superando as exportações de café do Vietnã e ajudando o Brasil a manter sua posição como o principal produtor de café do mundo. Isso torna o café extremamente valioso para a indústria de commodities trading do país. Uma posição de destaque no mercado de café gera grandes retornos para a economia do Brasil, com a safra de 2022-2023 avaliada em mais de US$ 8,135 bilhões (R$ 41,083 bilhões). À medida que o consumo de café aumenta em todo o mundo, as exportações de café se tornarão ainda mais vitais para a economia brasileira.

A produção de café e a indústria do café no Brasil

produção de café no brasil

O Brasil está produzindo mais sacas de café quase todos os anos. Enquanto registrou 39,35 milhões no ano passado, especialistas revelam que a produção de café de 2023 poderia atingir 54,94 milhões de sacas. Isso representa um desempenho 7,9% superior ao da safra anterior.

 

Essa melhoria pode ser atribuída às numerosas fazendas produtoras de café do país, que estão localizadas principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. As fazendas nessas regiões produzem principalmente os grãos de café Arábica e Robusta. No entanto, também existem variedades brasileiras, sendo Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo as mais comuns.

Em termos de processamento de grãos de café, o Brasil tem a sorte de contar com o clima adequado para realizar o método seco ou natural. Graças ao clima tropical do país, as fazendas podem secar ao sol as cerejas de café inteiras com facilidade. Durante a estação chuvosa, os produtores mudam para métodos úmidos e semilavados que envolvem a imersão dos frutos do café em água para remover a casca externa. Após o processamento, o Brasil exporta seus grãos de café para grandes importadores, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.

Turismo do Café no Brasil

turismo do café no brasil

Além de impulsionar a economia por meio do comércio e das exportações, o café também é bom para o setor de turismo do Brasil. O turismo do café está, de fato, crescendo em popularidade, com muitos entusiastas do café desejando ver e vivenciar o processo de cultivo, colheita e processamento do café. Ao fazer isso, eles aprendem mais sobre como funcionam as fazendas de café, ouvem histórias dos cafeicultores e adquirem conhecimento sobre o café cultivado em diferentes regiões.

Se você é um entusiasta do café, com certeza vai querer ir a Minas Gerais. Aqui, o café está profundamente enraizado na cultura local e é delicioso, especialmente quando acompanhado de queijos locais. Dizem que Minas Gerais é muito acolhedora, e você receberá café em todas as casas que visitar.

Você pode seguir as muitas rotas do café em Minas Gerais, incluindo as de Southern Minas, Cerrado de Minas e Matas de Minas. Ao viajar por essas rotas, você pode visitar inúmeras fazendas para testemunhar a colheita e o processamento do café e até mesmo visitar lojas que vendem cafés especiais que você não encontrará em nenhum outro lugar. Se você ama café, visitar Minas Gerais é obrigatório.

O café é uma parte vital da economia do Brasil. Com sua contribuição significativa para o comércio de commodities e o setor de turismo, não há dúvida sobre a importância dessa commodity para os locais e visitantes.

*Post contribuído por Janet Green