Roteiros inesquecíveis: passeios de um dia em França
Graças às viagens low cost, tornou-se possível aproveitarmos uma folga no trabalho ou um fim de semana para viajarmos e, assim, enriquecermos a nossa existência com um belo passeio pela história e cultura de um novo país.
Se tem o tempo contado e só pode dispor de um dia para um passeio em França ou está a pensar fazer férias na pátria de Napoleão e não sabe como ocupar os dias, tome nota destes passeios que pode encontrar neste guia de referência.
Passeios de um dia em França: roteiros inesquecíveis
A grande floresta: passeios La Léchère
Começamos em grande estilo na zona dos Alpes franceses, mais concretamente em Doucy, vila onde nos espera um passeio inesquecível pela sua grande floresta.
Depois de nos dirigirmos até à estação ferroviária de Doucy, damos início ao passeio com um primeiro quilómetro relativamente plano que nos leva até perto das pistas de skate.
Após este começo calmo, chegou a hora de descermos em direção a Crétet através de uma frondosa floresta de coníferas e, findo este trajeto, seguir por uma estrada florestal de 2,5 km de comprimento que nos levará até aos 992 metros de altitude.
Neste ponto, vamos encarnar o espírito dos grandes alpinistas ou dos grandes ciclistas do Tour de France e prosseguir até a antiga estrada que ligava a estação Doucy a Celliers ao mítico Col de la Madeleine, local onde a maior prova velocipédica do mundo já teve muitos finais de etapa.
Após a conquista deste cume, é altura de descer em direção ao ponto de partida.
Passeio pelas iluminações de Paris
Não é à toa que se chama Paris à “Cidade Luz”. Para onde quer que vamos e para onde quer que olhemos, as iluminações noturnas da capital francesa iluminam o nosso caminho.
É desta ideia que nasce este passeio noturno que nos leva da Torre Eiffel até La Défense através de algumas das ruas, avenidas e monumentos mais emblemáticos de Paris, tais como a Boulevard des Invalides, a Torre Montparnasse, Museu do Louvre, Place Vendôme, Ópera de Paris, Igreja da Madeleine, Arco do Triunfo ou o Bois de Boulogne com o prestigiado edifício da Fundação Louis Vuitton.
Passeios em Anet, Saussay, Sorel Moussel e a floresta de Dreux
Continuamos estes passeios em França por uma região onde abundam castelos: o vale do Loire.
Neste passeio, saímos do charmoso castelo de Anet em direção ao castelo de Sorel-Moussel, monumento que se situa na orla da densa floresta de Dreux e onde nos aguarda um belo par de surpresas: o castelo de Robertière e o pavilhão octogonal.
Assim, depois de entrarmos nesta floresta, vamos dar de caras com as ruínas do castelo Robertière.
Construído em 1162 pela vontade do conde L. T. Chrétien, este castelo acabou arrasado em 1421 quando William de la Pole, de Suffolk, o conquistou e, com ele, a cidade de Dreux. Hoje em dia, resta-nos o perímetro de um castelo quadrangular, outrora defendido por fossos nos três lados, e um pavilhão octogonal.
Torre Capitello: passeios em Albitreccia, Córsega
Damos um pulo até à formosa e indomável Córsega para um passeio que promete seguir no encalço de Napoleão Bonaparte, o mais famoso dos corsos.
Sempre junto à água, somos levados a passear na areia da praia de Viva até à curiosa Torre Capitello, estrutura de 11 metros de altura que acolheu no seu seio o conquistador francês.
Do alto desta histórica torre, vamos poder apreciar a foz do Prunelli e do Gravona, e da praia Campo Dell’Oro. O cenário torna-se ainda mais espetacular se conseguirmos fazer coincidir o momento da subida à torre com o pôr-do-sol.
Passeios em Le Fel
Na histórica região da Occitânia, encontramos na pitoresca vila de Fel uma proposta de passeio que pode tornar-se inesquecível pela beleza que encerra.
Conhecida pelos seus vinhedos e pastos onde as cabras oferecem o leite a partir do qual se produz o típico queijo cabécou, Fel abre-nos a porta a um passeio de 6km onde, além das vinhas e das cabras, somos agraciados com a fabulosa visão das escarpas íngremes do Lote e as paisagens onde os castanheiros e os carvalhos nos indicam o caminho até refrescantes riachos de água límpida.
Como não poderia deixar de ser, este passeio só pode terminar à mesa com um belo cabécou acompanhado pelo vinho branco da região.
- Este texto é um publieditorial
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter!
LEIA TAMBÉM