Santiago e Mendoza – Parte II – Vina Del Mar e Valparaíso bate e volta

Continuando nossa série de aventuras no Chile e na Argentina (já foi a parte I), passo à parte em que viajamos para Vina Del Mar e para Valparaíso.

Vina Del Mar fica perto de Santiago. Uma horinha de viagem e você ta lá. É muito fácil ir de ônibus  mesmo. A gente foi de TurBus, saindo de Pajaritos, a estação de metrô. No seu hotel ou hostel também vão saber te informar direitinho. É bem baratinho ir assim, em comparação com os tours oferecidos pelas agências. Aconselho você a perder o medo e ir. Os ônibus passam com bastante frequência e custa aproximadamente uns R$30,00 ida e volta por pessoa.

vina del mar (2)
Relógio das Flores em Vinha Del Mar

Começamos nosso dia cedo, indo pra Vina Del Mar. É uma cidade litorânea, com praia balneável. Mas no frio (fomos no comecinho da primavera, ainda frio) é meio chuvosa e nublada. Tem o Cassino, o Relógio das Flores, a própria praia pra ver e o Castelo. Pronto…não tem muito mais que isso se você for em uma manhã, como fizemos. Eu já tinha ficado hospedada nesta cidade em 2009 quando fui a trabalho. Era do jeitinho que eu lembrava! Você segue em linha reta da rodoviária mesmo (pegue um mapinha e informações por lá) em direção ao mar e chegará ao Relógio das Flores. Depois, seguindo pela costa, chegará ao Castelo Wulff, um dos três castelos da cidade. Existem 3 e você pode ver um pouco aqui neste blog do viajantesolo.com.br.  O castelo é aberto para visitação, é da prefeitura.

vina del mar (3)
Castelo Wulff em Vinha Del Mar

Depois, seguimos pela mesma estrada em direção ao Cassino. O congresso em que estive em 2009 aconteceu neste Cassino-Hotel. Não fiquei hospedada lá, mas foi suficiente pra saber como era. Entrei com o Tadeu pra ele ver, mas cassinos não são nossa praia. Aí, almoçamos por lá mesmo e seguimos de ônibus convencional para Valparaíso.

vina del mar (4)
Cassino-Hotel em Vinha Del Mar
vina del mar (1)
Restaurante mexicano em que almoçamos antes de ir para Valparaíso. Lá mesmo nos disseram onde pegar ônibus para seguir viagem!

Então, seguindo as orientações do pessoal do restaurante mexicano em que almoçamos (pertinho do Cassino) pegamos o ônibus no ponto logo atrás mesmo do cassino. Seguimos e em cerca de 15 minutos (ou menos) chegamos a Valparaíso. É só pedir pra descer na praça da alfândega, todos os motoristas estão super acostumados com a turistada que vai pra lá!

Praça da Alfândega. Aí que descemos!

Aí perto tem alguns cafés. Aproveitamos pra ir ao banheiro e tomar um cafezinho (de lei!) enquanto aguardávamos nosso “wally” da tour4tips (já falei deles aqui e a Denise  aqui). Fizmos o tour “Valparaiso highlights) e valeu bem a pena! Gostaria de ter feito o tour alternativo (uma das opções deles) mas saía de manhã e o da tarde era esse…fazer o quê!!! Valeu a pena sim. Visitamos toda a parte grafitada, o porto, andamos de bonde, tivemos explicações sobre os motivos de Valparaíso ter deixado de ser uma cidade importante para o comércio pra se tornar ponto de encontro de vida artística…Gente, esse pessoal é mesmo bom! E o bom é que deu tempo de fotografar e a explicação no final, da rota que tomamos, nos ajudou a voltar a alguns pontos e tomar outras fotos. Eu recomendo muito! E, novamente, digo: não deixe de pagar pelo menos um pouco pelo tour. Eles dão a opção de não pagar, eu sei…Mas se você gostou, por que motivo não pagar? E como vale o passeio!! Aqui algumas fotos de tudo o que vimos naquele dia tão bacana em Valpo, como eles chamam!

Parede grafitada
Uma das muitas esquinas floridas de Valpo
Porto em Valparaíso
valparaíso (3)
Casas coloridas de Valpo…amo!

Finalzinho do tour com a tour4tips

Depois do tour, como disse, voltamos a alguns pontos pra fotografar. Pedimos orientações ao nosso “Wally” sobre como regressar a Santiago, onde era a rodoviária. De lá  voltamos a Santiago. Queria ter tido tempo de visitar a casa do Neruda em Valparaíso, mas não dava mais tempo – já estaria fechada àquelas horas. Se você for com o cronograma mais solto, recomendo ficar com calma nestas duas cidades. Se hospede por lá e gaste mais um tempinho bem tranquilo pra sentar e curtir o que esse lugar tão diferente tem pra mostrar!

Espero que tenham curtido! Continue seguindo a gente aqui, no Instagram e no Facebook! Somos Chicas Lokas, muito prazer!

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!