Skip to content

Museu de Ciências de Harvard, Boston (MW 2018)

Overdose…não sei…mas vem Boston de novo…foi mal se voltei faz uma semana…hahah!!

Agora pensa numa pessoa feliz igual a pinto no lixo? Acabou de enxergar a pessoa aqui dentro de um museu de ciências. E não qualquer um, é o Museu de Ciências de Harvard! Para tudo!! Eita! Quem vê minha descrição do profile (rola até o fim que você vê!) vai saber que sou física e maluca. Onde um cientista doido fica feliz? No lab e no museu de ciências.

Entrada do Museu de Ciências – muito frio, só rolou esta foto mesmo!

 

Comecemos da entrada desse paraíso!

À esquerda da bilheteria, você já bebe ciências…Um pêndulo de Foucault (se diz “fucô”) bem lindo colocado ali. É um experimento elaborado pelo físico francês Jean Bernard Léon Foucault para demonstrar a rotação da Terra. Para mais informações, você pode acessar aqui. O link é da Wikipedia, mas a explicação está legal lá!

Pêndulo de Foucault no Museu de Ciências de Harvard

Passando o pêndulo, bem no centro da entrada, tem uma tela imensa no teto…você olha pra cima e de repente tão quebrando um ovo enorme…depois você olha de novo e tem uma lagartixa andando…aí olha de novo tá passando uma libélula. Sério, que que é isso minha gente! Gamei na entrada já…o mezanino também tem projeção. Fiquei lá, olhando pra cima…e pra ver isso nem precisa pagar. Ta com frio no inverno lá, entra e fica olhando pra cima. Só que daqui a pouco o segurança vem te tirar, hehehe!!

Tela no teto do Museu de Ciências…acho que era um piolho gigante!

Logo que você entra já pedem para você carimbar a mão pra poder entrar e sair fácil do museu. É que a cafeteria e a lojinha são por fora, você não precisa pagar pra entrar nelas. O que é bacana, porque loja de souvenir de ciências é um looooshoooo, haha!

A primeira parte que visitei foi a de história natural. Tem umas aves empalhadas e várias explicações sobre as aves da região da Nova Iglaterra, onde fica Boston. Então quem gosta de pássaros tem um prato cheio ali. Há também alguns outros bichos empalhados.

Olha o leãoooooo

Depois fui ver a parte dos dinossauros. É muito legal, tem fósseis e partes montadas e eles mostram (você pode até pegar!) a diferença de um fóssil para uma peça que imita o esqueleto. As telas são interativas e cheias de explicações sobre os animais.

Tiranossauro no meio da exposição…muito bacana!

Agora a ordem das coisas pode se confundir do que vi primeiro ou depois, mas vejamos…Acho que dali subi para ver o playground . Gente, para tudo…se eu tivesse filho, seria lá que eu deixaria o bichim o dia inteiro. Que lugar maneiríssimo! Eu gastei tempo lá! Você “brinca” aprendendo. Muito legal mesmo! Lotaaaaaaadooooo de criança…haja paciência.

Science in the Park – Ciência no Parque

Ali por perto do play tem também a parte de óptica, com espelhos e explicações sobre a luz. Muito bem montado e divertido, cheio de explicações claras. No entorno deste andar da também para ver um motor de avião real, tem réplicas de módulos espaciais, da para entrar módulo (só que não, a criançada não deixa…a ideia é tirar uma foto lá!). Tem umas ilusões de óptica interativas também que o Baladeiro adorou…até ficou tonto!!

Baladeiro e a ilusão de ótica…a roda rodava atras, mas o video tavamuito barulhento…

Visitei a parte de acústica e também gostei. Só não gostei do fato de algumas demonstrações estarem sem funcionar…como vai muita gente que não se importa, usam as coisas sem cuidados. É…isso de não cuidar do que é para todos parece fenômeno mundial…pena…Essa parte é bem bacana. Tem uma demonstração em que você pode por o fone e perceber até que frequência você consegue ouvir…o ouvido humano vai no máximo até 20 kHz. Cheguei bem perto de 17 kHz!

Testando minha audição!

 

A parte que não gostei muito foi a de nanociências…poxa, um museu tão bacana…parece que o negócio está lá por estar. Tem uma réplica de um nanotubo de carbono para você ir montando e algumas poucas informações com nada interativo. Como cientista e microscopista, não gostei dessa parte. Sem fotos para esta parte…

O legal desse museu também são as apresentações científicas para leigos! A mim pareceu que são os estudantes de ciências em geral falando de tópicos interessantes. Bem acessível, numa linguagem simples , mas não simplória. Eles falam de tópicos aleatórios em ciências, mas muito legais. Na que vi o carinha falou sobre as formigas que ajudam as outras formigas feridas, tirando do campo de batalha e limpando o ferimento das que perdem as pernas. A gente acha que elas comem as outras mortas…engano…elas limpam a ferida e a formiga lesionada vive ainda uns dois dias. Falou um pouco dos jogos eletrônicos e do cérebro humano e de mais algumas coisas que eu sabia. Mas muito legal a aulinha de ciências!! Não cheguei a fotografar, mas fiquei ouvindo tudo!

Acontecem mini aulas de ciências nesses saguões aí em baixo!

A apresentação na seção de eletricidade também é “eletrizante” (dããããã!!)…Falando sério, muito legal…eu lamentei profundamente não ter visto tudo, só consegui escutar de longe e quando cheguei estava acabando. Terei que voltar lá para ver todas as descargas de raios. Tão barulhento, tão emocionante…pena que perdi boa parte. Sem dúvida recomendo. Também não consegui fotografar…

Agora chegou a parte de ser super sincera…Gente, eu paguei 6 trumps a mais do ingresso de 25 trumps (de novo escondendo o preço pra não assustar galera…) para ir ver a seção do planetário. Tem toda a exposição sobre os planetas antes, é pra ir lá ver sim. Mas, gente…eu tava morta com farofa de não ter dormido no vôo de ida. Cheguei lá, aquela meia luz, poltrona mega confortável, aquela narradora de vozinha doce contanto da origem do universo…Adivinha? Paguei 6 trumps para dormir 35 min. Gente, nem eu acredito…Mas foi…olha , do pouco que vi, é muito legal e vale a pena. Mas uma descrição melhor eu to devendo…

Teve também a parte dos padrões da natureza, fractais e o labirinto…eu não sei se perdi as fotos do celular ou se foi o excesso de crianças que estava por lá. Mas posso dizer que é uma seção encantadora e que vale a pena visitar… Também tem outras atrações para crianças, depoimentos de cientistas e outras coisas mais!

Legal é que na parte de depoimentos dos cientistas não há distinção de nacionalidade, sexo, raça…Tem outros além desses da foto!

Ah, como não dizer? O restaurante de lá é maravilhoso! Tem muita opção – desde lanches até comida muito saudável, com um precinho bem em conta. Adorei almoçar lá vendo a neve cair em Boston. O filminho ta la no Instagram!!! Vai la ver!!

Vista de dentro do restaurante do museu…dia lindo com neve!

É isso…minha viagem a Boston foi um trem de cultura que vocês não têm noção…ih, pera…têm sim! Vem aqui e aqui que vocês vão ver mais!!

Para saber mais dos museus de Harvard, vai aqui!

Beijos científicos lokos para tod@s!!

Como já dissemos, este post é parte de uma postagem coletiva junto à RBBV. Quer saber mais sobre outros museus do mundo? Acesse os links abaixo! Vai por mim, tem muita coisa boa!

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!