Skip to content

De volta ao passado: Tour Império Musical (Rio de Janeiro)


E mais uma vez, eis-me aqui, falando do Rio de Janeiro. Já disse anteriormente que a cidade tem muito a oferecer para além das praias. Já escrevemos sobre o Porto Maravilha, sobre o Parque Lage, sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, sobre o bairro de Madureira… Hoje focarei em uma atração do Centro da cidade: Tour Império Musical.

Este tour é promovido pela empresa Joy Rio Turismo de Experiência, de Elvira Menezes  e PINHO BRASIL Projetos Culturais e Gestão do Conhecimento, do músico Fábio Neves, em parceria com a Confeitaria Colombo, e é fruto do projeto Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, numa iniciativa do Sebrae/RJ, que selecionou projetos que contassem a história do Brasil Império a partir da vivência do turismo cultural.

Turismo de experiência… A proposta é que os visitantes vivam um pouco da realidade do Brasil Império. O passeio inicia na Confeitaria Colombo na Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro. Toda a atividade é dividida em 3 momentos, como você vai ver a seguir.

1 – Café da manhã

As atividades começam às 9h e logo os visitantes são direcionados ao Salão São Cristóvão no segundo piso. Todos são recepcionados por pessoas vestindo trajes típicos do período imperial o que ajuda muito a entrar no clima. Todo crédito da produção do figurino é de La Botica da Jane.

E o café da manhã? Se eu pudesse resumir em uma palavra, seria: INCRÍVEL! Pães, doces, frutas, tapioca… As fotos falam por si!

Saindo uma tapioca!

2 – Recital

Grupo Cafuzos do Lundú

Tive a honra de participar do tour no dia 15 de setembro de 2018, próximo ao aniversário de 124 anos da Confeitaria Colombo (o local foi inaugurado em 17 de setembro de 1894). Geralmente, a apresentação musical ocorre no Espaço Memória, mas como esta era uma edição que celebraria o aniversário da confeitaria, o recital ocorreu ali mesmo no Salão São Cristóvão.

No Salão São Cristóvão

Por aproximadamente 40 minutos o grupo Cafuzos do Lundú cantou e encantou. Lundu, xula… Ritmos que embalaram saraus e reuniões no passado emocionaram e divertiram todos que estávamos lá.

Eu e Olívia do blog Olívia Garimpando por Aí bancando as tietes

Após a apresentação, alguns versos ainda ecoavam em minha cabeça, como o trecho da música O Camaleão de Xisto Bahia.

Segura, meu bem, amarra,
Amarra o camaleão.

3 – Visita guiada pelas ruas do Centro

Entrada da Confeitaria Colombo, local de início da visitação guiada

Nós, cariocas, passamos pelas ruas do Centro da cidade sempre com pressa. Durante a visitação guiada, fomos conduzidos por ruas e monumentos de importância histórica como a Rua do Ouvidor, o Convento do Carmo e o Paço Imperial.

Uma das construções na Rua do Ouvidor. No Brasil Império, a rua abrigava o magistrado da Coroa (o ouvidor). Calminha! Ninguém sabe qual era a casa ao certo.

Fatos narrados, lendas urbanas e possíveis origens de ditados populares: tudo descrito de maneira encantadora por Nelma Gadi (Joy Rio).

Não vou contar tudo que ouvi, mas vou dar uma palinha. Dizem por aí que a expressão “Maria vai com as outras” surgiu na época em que Dona Maria I viveu no Convento do Carmo. Segundo as informações, em meio às suas crises após ser acometida por doenças psiquiátricas, algumas vezes D. Maria I saía às ruas despida. Logo as mucamas se apressavam em cercá-la para cobrir de alguma forma sua nudez. Então, aqueles que observavam, diziam “É Maria que vai coma as outras”. Curioso não?!?Há também outras expressões como “A bruxa está solta” e “Lá vai água”, mas para saber você vai ter que fazer o tour!

 

Beco do Barbeiro: há uma história curiosa sobre o uso de guarda-chuva no local…
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, próximo ao Convento do Carmo
O Arco do Teles foi construído para ligar a Praça XV (onde chegavam as embarcações) à Rua do Ouvidor
Chafariz do Mestre Valentim, local em que os navegantes costumavam beber água após suas viagens

 

O Paço Imperial era sede administrativa do Império. A entrada de todas as construções era de frente para o mar.

O término do passeio é no Palácio Tiradentes aproximadamente às 13h. Certamente, após este tour, meu olhar em relação à cidade foi modificado; vejo-me mais sensível a observar os detalhes que tornam nossa cidade rica.

Este blog é associado à Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV). A célula RBBV RJ está promovendo com os seus membros ações que valorizem o Rio de Janeiro, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. Também criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho.

Leia também o post do blog Olívia Garimpando por Aí sobre esta ação: Tour Império Musical – um passeio que irá te levar numa viagem no tempo.

Surgiu interesse em fazer o Tour Império Musical?!? Para obter informações sobre reservas e valores, clique aqui!

Se você mencionar que leu sobre o Tour em nosso blog, você receberá 10% de desconto! Não perca a oportunidade!

Este passeio foi uma cortesia oferecida pelas empresas envolvidas. Cabe mencionar que todo o conteúdo expressa nossas reais opiniões sobre a experiência.

Gostou? Compartilhe no Facebook e Twitter !

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.