Skip to content

Mitos e verdades sobre blogueiros de viagem

Há algumas décadas, enquanto muitos de nós pensávamos o que faríamos de nossas vidas, certamente ter um blog de viagem não estava na lista. A vida segue seu curso, novas possibilidades surgem… De repente blogueira.

Em meio a um universo digital que ainda considero novo e surpreendente, percebo que há muito sobre o que é ser blogueiro no imaginário social. Dentre tudo que se especula, o que é real?

Neste post, assumo a posição de caçadora de mitos e revelo aos caros leitores o que é real ou não em nosso universo de travel bloggers.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Para ser blogueiro de viagem não precisa estudar

MITO – Quando um blogueiro escreve sobre algum destino ou atração, ele precisa pesquisar para trazer boas informações ao leitor. Além disso, para ter um blog de viagem, é ter necessário ter noções de programação, marketing, ter uma escrita acessível… Há inclusive encontros de formação como o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de viagem de 2018, descrito no post 2º Encontro de blogueiros da RBBV agita Curitiba pelo pessoal do blog Vida sem Paredes. Discutimos e aprendemos questões relacionadas, por exemplo, às novas redes sociais e à Previdência Social.

Ser blogueiro de viagem é uma profissão

VERDADE – Com as possibilidades que surgiram no mundo digital, o blog se tornou fonte de renda (em alguns casos a principal) para muitos blogueiros de viagem. Aqueles links disponíveis naquele blog que você acompanha, geram renda para o blogueiro cada vez que alguém fecha negócio através deles. O leitor adquire o produto pelo preço de mercado ou com desconto (muitas vezes) e ajuda a manter o blog.

Todo blogueiro de viagem é youtuber

MITO – Há muitos blogueiros que se dedicam a escrever no seu blog constantemente e não tem a menor vontade de gravar vídeos para o Youtube. Os motivos podem ser diversos: inaptidão, timidez, impaciência… Há sim blogueiros que são youtubers, mas isso não é uma regra.

Blogueiros de viagem ganham passeios e viagens

VERDADE – Todo mundo adora ganhar coisas e blogueiros de viagem não são diferentes. Quem nunca vibrou ao ganhar um brinde? Porém, essa parte do fazer de um blogueiro não é tão fácil quanto parece. Quando uma empresa oferece uma cortesia, espera que você divulgue a marca em suas redes sociais e blog. Quando o serviço oferecido é de baixa qualidade, a posição do blogueiro não é das mais confortáveis.

É preciso “largar tudo” para ser blogueiro de viagem

MITO – Os casos de blogueiros que “largam tudo” para viver viajando, não são tão comuns quanto se supõe em algumas vãs filosofias. Há pessoas que mantêm outros empregos (como eu). Há blogs, por exemplo, que são especializados em viajar com crianças como por exemplo o blog Por aí com os Pires e os pequenos precisam estar na escola, não é?!?

Todo blogueiro de viagem escreve e/ou conhece muitos países

MITO – Há alguns blogs especializados em lugares específicos, onde os leitores podem encontrar informações minuciosas sobre um determinado  lugar como os blogs Nós no Chile, Dicas de Nova York e Descobrindo a Suíça.

Produzir conteúdo para blog de viagem dá trabalho

VERDADE – Entre escrita, edição de fotos e organização, um blogueiro gasta no mínimo 3 horas para produzir um post. Isso sem contar todo o processo pré-post que inclui anotações, pesquisas na internet etc.

Ser blogueiro de viagem é bom pacas

VERDADE – Se uma pessoa ama viajar e escrever, essa é uma ótima maneira de criar novas possibilidades para a própria vida. Dedicação e muito trabalho? Sim, mas há muitas alegrias como vibrar a cada feedback de leitores. Sim, eu amo muito ser blogueira de viagem!

Não viaje sem seguro viagem!!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Se ocorrer algum problema como atraso ou cancelamento de voo ou extravio de bagagem, recomendamos os serviços Voe Tranquilo. Eles podem oferecer suporte para soluções de tais problemas dentro do prazo de 5 anos, inclusive por meios judiciais se necessário. Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada ou cancelamento de voo!

Banner Parceiro

LEIA TAMBÉM:

Não cometa estes 10 erros com a bagagem de mão

QUIZ – Que tipo de viajante você é?

Guia prático de desperdício de dinheiro em viagens

Vantagens e desvantagens do trabalho em home office

Agora que já sabe tudo isso sobre blogs de viagem, organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem



Booking.com

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.