Skip to content

Trekking na Serra do Cipó: Conhecendo a Cachoeira da Farofa.

Para os adeptos ao trekking ou caminhadas em trilhas, o Parque Nacional da Serra do Cipó é uma ótima opção. Ele é imenso; sua área abrange 4 cidades de Minas Gerais:  Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. A entrada principal fica no Distrito da Serra do Cipó em Santana do Riacho, a uma distância de 100Km da Capital Belo Horizonte. O Parque nos oferece várias opções de trilhas com fácil acesso e muito bem sinalizadas, a caminhada pode ser longa admito, mas vale cada segundo. A paisagem é exuberante e o contato com a natureza é renovador.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

 Vista do Parque Nacional da Serra do Cipó
Vista do Parque Nacional da Serra do Cipó

Fiz a trilha para a Cachoeira da Farofa em três momentos diferentes. Fui em janeiro de 2017: o tempo estava bem quente e  seco, a trilha se mostrou bem cansativa, mas rolou um belo e gelado banho de cachoeira. Retornei em março de 2018: o dia estava nublado, teve sol e chuva, a trilha se tornou uma aventura e não consegui chegar a cachoeira por questões de segurança e a terceira vez foi em maio de 2018, nesse dia teve sol e cachoeira. Adivinha qual foi a  experiência que eu mais gostei? A segunda: com chuva e muita aventura, mesmo não sendo o cenário ideal para Trekking. Vou contar um pouco dessas experiências para vocês. Bora lá!

Trilha para Cachoeira da Farofa
Trilha para Cachoeira da Farofa

Para chegar a Cachoeira da Farofa temos uma trilha de 8km a percorrer,  no total 16km ida e volta. A trilha é plana sem muitas dificuldades, ela possui um pouco de areia o que torna o caminho mais cansativo. Ela também pode ser percorrida de bicicleta, se não levar a sua, poderá alugar uma na entrada do parque, a última vez que fui estava por volta de R$ 35,00 o aluguel. Pra quem faz a trilha de bicicleta, sofre mais com a areia, em alguns pontos tem que descer e ir empurrando.

Trilha para cachoeira da Farofa na Serra do Cipó
Olha a areia que eu falei aí! Na chuva vira lama.

Em março de 2018, fui fazer a trilha  com a família e amigos,  chegamos por volta de 9h da manhã, o parque abre 8h. O tempo estava bonito, mas a previsão do tempo indicava pancadas de chuva a tarde, durante aquela semana tinha chovido muito, mas no sábado amanheceu um dia bonito. A caminhada começou bem tranquila, temperatura agradável, mas a trilha estava bem molhada por causa das chuvas durante a semana, o que gerou várias poças de água e muita lama durante todo o trajeto.

Trilha na Serra do Cipó com chuva
Trilha na Serra do Cipó com chuva

O tempo foi mudando, ficando nublado e de longe vimos a chuva vindo pelas montanhas, a visão é linda mas sabíamos que ela iria nos pegar. E em poucos minutos estávamos encharcados. Nos divertimos bastante, mas chuva com cachoeira não combina, então rolou certa apreensão.

Trilha cachoeira da farofa com chuva
O tempo ficou feio, mas mesmo assim a paisagem é bonita né?!

A chuva ia e voltava… São cerca de 3 horas de caminhada. Tivemos que atravessar um lago que transbordou, passamos em lugares com lama até o meio da canela.

Trilha cachoeira da fora após chuva.
Tivemos que atravessar esse mar de lama, para seguir a trilha.

Nessa situação precisamos  ir com muita cautela para evitar acidentes e queda. Nada disso nos impediu de aproveitar a beleza de todo o trajeto. Tem muitos lagos e rios pelo caminho a vista é deslumbrante.

Foto da Lagoa Comprida na Serra do Cipó
Lagoa Comprida, as margens da trilha para Cachoeira da Farofa.

Paramos para descansar e lanchar no Riacho das Pedras e ficamos encantados com a beleza do lugar.

Descansando no Córrego das Pedras na Serra do Cipó
Eu e minha amiga Neide, descansando para voltar a caminhar.

 

Córrego das Pedras na trilha da Cachoeira da Farofa
Olha como o Córrego das Pedras é lindo.

Ao chegar próximo da cachoeira pegamos outra chuva forte, para chegar até ela temos que atravessa um rio. Neste dia a ponte em que temos que atravessar estava submersa, uma turma que estava a nossa frente atravessou e a água estava na cintura deles, decidimos não atravessar o rio por motivos de segurança. A correnteza estava forte e se o nível do rio subisse mais ficaríamos presos do outro lado.

Ponte para a Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó
Essa é ponte em um dia sem chuva. No dia que choveu a água do rio estava na minha cintura. Sem chances de atravessar!

Paramos para descansar e depois fizemos o caminho de volta. Paramos naquele Córrego das Pedras que fomos no inicio e curtimos nosso dia ali. Foi ruim não chegar a cachoeira? Sim, pois a expectativa era grande, mas não deixamos isso abalar nossa experiência ali. Rimos muito, colocamos a conversa em dia e nos divertimos. Foi muito bom, no final todos nós estávamos cansados, porém satisfeitos e felizes, fazendo planos para voltar.

E voltamos em um dia lindo com bastante sol. Nesse dia rolou o tão esperado  banho de cachoeira e foi maravilhoso! Mas admito, a água dessa cachoeira é a mais gelada que eu já entrei na vida. Não deu pra ficar muito tempo dentro da água!

Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó
Dessa vez ia ter cachoeira, a expectativa estava grande.

 

Cachoeira da Farofa no Parque Nacional da Serra do Cipó
Valeu a pena cada segundo!

 

Piquenique na Cachoeira da Farofa
A felicidade da turma que finalmente conseguiu chegar na cachoeira. Comemoramos com um belo piquenique!

Dicas:

Leve água: na trilha não tem lugar para recarregar, então você tem que levar o suficiente para ida e volta, aconselho 3 a 4 litro por pessoa;

Leve o seu lanche: Não possui lanchonete no parque, nem vendedores ambulantes, então é necessário que você leve o seu lanche. Leve coisas leves e que dão energia: sanduíche, barra de cereal, frutas, chocolates;

Vestimentas:  Roupas leves, tênis confortável de preferência próprio para Trekking, roupa de banho;

Utensílios em geral: Em uma trilha, aconselho a levar uma lanterna pequena, kit de primeiros socorros, capa de chuva principalmente para a mochila ou saco estanque (uns saquinhos que tem vedação e não entra água), pois se pegar chuva poderá molhar todos os seus pertences como celular, câmera documentos etc.   Têm várias outras coisas que posso indicar mas isso fica para outro post;

Fique atento ao clima: Em caso de dúvida não se arrisque. Não atravesse rios cheios e com correnteza. Ao mínimo sinal de chuva na cachoeira, saia de imediato, nesses lugares são comuns trombas d’água. Na segunda vez que fui no parque, um segurança do local me falou que um grupo de pessoas tinham ficado presas na cachoeira até as 21h no dia anterior. O nível do rio subiu e eles não conseguiram atravessar para voltar a portaria do parque. Tiveram que percorrer os 8km de volta na escuridão e em meio aos perigos da mata. Reafirmo  que a segurança deve vir sempre em primeiro lugar, faça um passeio tranquilo e seja feliz!!

Cachoeira da Farofa
A recompensa: Cachoeira da Farofa!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Leia Também:

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Fim de semana na Serra do Cipó

Minas Gerais e suas Riquezas

6 Cachoeiras próximas de BH

25 Cachoeiras Top de Minas Gerais

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 



Booking.com

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.