Skip to content

Palácio da Liberdade: uma viagem a história de Minas

O Palácio da Liberdade não foi criado para reis e rainhas e sim para os governadores do Estado de Minas Gerais. Apesar de já ter recebido uma rainha como hóspede, ele foi palco de grandes atos políticos. Hoje ele não hospeda o governador atual do Estado e foi aberto à visitação, podemos conhecer as belezas que ele nos proporciona e conhecer através dele um pouco da nossa história.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

O Palácio da Liberdade está localizado na Praça da Liberdade em um bairro nobre de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Cultural Liberdade. A visitação é gratuita, mas para você  fazer a visita guiada dentro dele, você precisa adquirir um ingresso, existe uma limitação de visitas dentro do Palácio. É só entrar nesse site e escolher o dia e o horário que estiver disponível e retirar seu ingresso gratuito. Adianto que os ingressos são bem concorridos tive que esperar duas semanas para conseguir retirar o meu, por isso não deixe para última hora, você pode não conseguir. As visitas acontecem somente aos domingos de 9h às 15h.

Palácio da liberdade em Minas Gerais
Vista da varanda do Palácio da Liberdade.

A parte externa pode ser visitada por qualquer um e não precisa de agendamento prévio. Mesmo que você não consiga visitar dentro do Palácio, só a parte externa dele já é bem bonita e  vale muito a pena. Ela é composta por uma piscina, quadra de futebol, um lago, uma estufa e vários jardins.

 

Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.
Essa é a vista que temos da parte de trás do Palácio.

Fiquei encantada com a estufa que fica de frente para um lago. Dentro dela foi montado um lindo orquidário, quem gosta de orquídeas vai amar, algumas estavam floridas, fiquei apaixonada.

Estufa dentro do Palácio da liberdade.
Olha que estufa linda, deu um charme para o jardim.

 

Orquidário do Palácio da Liberdade

Um orquidário de dá inveja!  

O Lago está rodeado de jardins. Nele também tinha alguns patinhos se banhando. Um belo lugar para sentar e admirar a paisagem e também tirar lindas fotos.

Em frente ao lago temos um  coreto. Gente, eu jurava que ele era feito de madeira, mas segundo a guia é feito de concreto armado e a pintura deu a falsa ideia de ser madeira. Como ela mesma disse: nem tudo que parece é, quando falamos do Palácio da Liberdade.

No meio do jardim eu encontrei essa linda estátua que tudo indica  ser de Tiradentes. Não lembrei de confirmar com os guias do local, mas a corda no pescoço é bem sugestiva. Amei essa obra!

 

A visita à parte interna do Palácio começa na entrada que antes era usada para a entrada das charretes. Pois é, o Palácio é antigo, a construção  foi inaugurada em 1897 juntamente com a Capital Belo Horizonte. Esse brasão da foto abaixo é a peça mais antiga do palácio, sua criação é de antes mesmo do palácio ser feito. Ele fica na entrada principal, dando boas vindas ao visitantes.

Brasão de Minas Gerais de 1891.
Esse Brasão é a peça mais antiga do Palácio.

A visita é guiada, e a guia que esteva com o meu grupo arrasou na aula de história, ela fornece várias informações sobre  a parte politica, artística e arquitetônica. Não podemos entrar em todos os cômodos do palácio; só podemos fotografar em algumas partes. Por toda parte podemos ver quadros e peças lindas que compõem a sua decoração. A primeira vista que temos da entrada principal do palácio, é de um salão amplo com uma linda escadaria.

Escadaria do Palácio da Liberdade em BH
Amei essas escadas, elas realmente nos passa a sensação de estar entrando em um Palácio.

Tive que aproveitar e tirar uma foto nela.

Da sacada do Palácio temos uma linda visão da Praça da Liberdade, onde temos um circuito cultural bem famoso, mas esse é assunto para um futuro post. No entanto, vou deixar essa linda foto que nos apresenta a praça e suas palmeiras imperiais.

No final da visita passamos pela Sala dos Retratos que possui as fotos  de todos os governadores de Minas Gerais. A sala também conta com duas vitrines que mostram as Medalhas da Inconfidência: uma condecoração que o governador entrega para pessoas que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. É feito um grande evento anualmente  para entrega das medalhas na cidade de  Ouro Preto. Se quiser conhecer um pouco mais de Ouro Preto é só clicar aqui.

Medalhadas da Inconfidência de Minas Gerais
Vitrine que mostra as Medalhas da Inconfidência.

Antes ou após a visita, nós podemos assistir em uma sala de cinema que fica no térreo do palácio a um vídeo que nos apresenta o mesmo. Foi uma visita  que durou cerca de 2 horas, contando com a parte externa e interna e que vale muito a pena. Além de ser um lugar lindo, ainda é um passeio histórico e cultural. Aprendi mais sobre a história da minha cidade  e do meu Estado.

Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre as melhores ofertas de seguro viagem!

 

LEIA TAMBÉM

Circuito Cultural Liberdade

Roteiro de dois dias em Belo Horizonte

Circuito Turístico Lagoa da Pampulha

Passeios gratuitos em Belo Horizonte

O que fazer em Belo Horizonte no domingo

O que fazer em Belo Horizonte em dias de chuva

 



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

 

easysim4u chip viagem
Pesquise seu chip internacional com a EasySIM4U!

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.