Skip to content

Circuito Cultural Liberdade

Minas não tem mar, mas tem muito a oferecer. Sua capital Belo Horizonte (BH) está repleta de opções para os turistas; uma delas é o Circuito Cultural  Liberdade. O Circuito oferece  17 possibilidades para os visitantes, entre elas estão museus, bibliotecas, centros culturais e o Palácio da Liberdade. O melhor de tudo isso é que todas as  atrações  são gratuitas. Não podemos deixar de fora a linda praça que dá nome ao circuito: a Praça da Liberdade, que nos encanta com sua beleza. É praticamente impossível conhecer todas as atrações do circuito em um único dia, a não ser que você só passe por ele. Vou apresentar algumas opções do circuito que se encontram ao redor da Praça  e dicas de como aproveitar melhor seu passeio por lá.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Praça da Liberdade

Primeiro  gostaria de apresentar a praça que deu nome a esse circuito: A Praça da Liberdade. Ela está localizada em uma região nobre de BH, mas bem próxima do Centro. Ela é frequentada por pessoas que gostam de praticar esportes, que gostam de tranquilidade e passear com a família. Ela é palco de muitos eventos musicais e culturais. Na época natalina a praça é enfeitada e recebe milhares de visitantes. Confesso que já fui várias vezes conferir a decoração natalina. A praça é linda e por si só já é um ótimo passeio.

Praça da Liberdade em Minas Gerais
Praça da Liberdade e seu coreto ao fundo.

 

Praça da Liberdade em Belo Horizonte
As palmeiras imperiais da Praça da Liberdade.

Na praça também temos a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Ela funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; sábado das 8h às 12h.

Biblioteca Pública de Minas Gerais

Espaço do Conhecimento UFMG

A primeira vez que entrei no Espaço da UFMG foi em julho de 2019. Já visitei a praça várias vezes, mas ainda não tinha entrado nele. Fiquei muito feliz de ter entrado. Cada andar possui uma exposição diferente e o último andar abriga o Terraço Astronômico, onde em alguns dias e horários específicos nos permiti observar o céu de BH. O terraço possui um teto retrátil e um telescópio. A visita ao terraço e ao museu é gratuita, só a visita ao planetário que é paga.

Espaço do Conhecimento UFMG- Terraço Astronômico
Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento.

 

Espaço do Conhecimento UFMG em Belo Horizonte
Uma das salas de exposição do Espaço do Conhecimento.

Uma dica legal é você começar sua visita no último andar e ir  descendo pelas escadas até os demais andares. Fiquei surpresa quando vi todas as paredes  ao redor das escadas decoradas com informações de cantores, de maioria mineiros, que fizeram sucesso no Brasil. O museu realmente exala conhecimento em todos os seus espaços.

Espaço do Conhecimento UFMG
Uma homenagem aos cantores do Clube da Esquina nas paredes.

Funcionamento de Terça a  Domingo das 10h as 17h; aos sábados funciona até as 21h.

Planetário: Observação noturna, sábado ás 19h ; Observação do sol de 11h.

Entrada para visitar o Planetário: Taxa de R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia) .Veja as regras de visitação no site.

Real Seguro Viagem
Pesquise passagens aéreas para sua próxima viagem… Que tal ir a Minas Gerais?!?

 

MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal

Esse museu possui um grande acervo sobre mineração e metalurgia, que são as duas principais atividades econômicas do Estado. O prédio é lindo e possui vários andares com muita coisa pra ver. São muitos minerais expostos, com informações sobre a região que foram encontrados, extração e utilidades. Tem algumas opções interativas que valem a pena ver.

MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal

 

 Museu da Gerdau em Belo Horizonte
A entrada do museu é linda, olha essa escadaria!

Funcionamento de terça a domingo das 12h as 18h; quinta-feira das 12h às 22h;toda última terça-feira do mês das 12h às 17h.

Memorial Minas Gerais Vale

Esse é o meu museu preferido. Ele é muito grandioso e faz uma verdadeira homenagem ao Estado de Minas Gerais, eu fiquei encantada por ele. São várias salas, cada uma contando um pouco da cultura e história de Minas. Se você estiver com pouco tempo e tiver que escolher apenas um museu para visitar, escolha esse. Sem sombra de dúvidas esse é um espaço que vai te fazer conhecer e entender um pouquinho do nosso Estado.

 

Museu Memorial da Vale em Belo Horizonte
Amo essa sala! Eles reproduziram várias cidades históricas de Minas.

Funcionamento de terça-feira a sábado das 10h às 17h30, com permanência até as 18h; quinta-feira das 10h às 21h30 ; domingo das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil está em um prédio muito bonito. Além do museu que recebe várias exposições, o espaço também recebe muitas atrações culturais. Estive lá em julho de 2019 e tive o prazer de ver a exposição Dreamworks Animation. Foi bem legal entrar no universo das animações que fazem tanto sucesso no mundo todo. Denise já falou um pouco sobre essa exposição que também esteve no Rio de Janeiro, confira aqui.

Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte

 

Centro Cultural Banco do Brasil
O dragão Banguela do filme como Treinar seu dragão, sobrevoando o pátio – Foto típica de quem vai a exposição Dreamworks Animation.

 

Funcionamento de quarta a segunda-feira das 9h às 21h; fechado às terças-feiras.

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi aberto para visitação a pouco tempo. Visitá-lo é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais de Minas. O Palácio é lindo e possui visitação a parte externa que não precisa de agendamento e a parte interna que necessita de retirada de ingresso no site. A visita ao Palácio vale tanto a pena, que mereceu um post só pra ele. Confira o post que eu fiz sobre a minha visita em julho de 2019 clicando aqui.

 

Palácio da Liberdade em Belo Horizonte
Entrada principal do Palácio da Liberdade.

 

Palácio da Liberdade em Minas Gerais
A parte de trás do Palácio nos fornece a vista dessa singela fonte!

 

Palácio da Liberdade
O lago não é muito grande, mas traz um charme especial para o jardim.

Visitas aos domingos, das 9h às 17h (visitas de 30 minutos em 30 minutos).  Agendamentos e informações para o público em geral no site.

Casa Fiat de Cultura

O museu possui exposições permanentes e itinerantes. Em julho de 2019 a exposição que visitei tinha o tema voltado para o teatro e os quadrinhos – Os Gigantes da Montanha: Do teatro aos quadrinhos.

Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte

 

Casa Fiat de Cultura em Minas Gerais
Uma exposição sobre o grupo de teatro Galpão, muito famoso em Minas Gerais, também estava em destaque.

 

Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte
Meu momento lúdico!

 

Funcionamento de terça a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Regras de visitação no site.

O circuito todo é muito interessante! A diversidade favorece o  conhecimento cientifico e cultural, além de nos proporcionar momentos de lazer. Indico a visita a todos os espaços que o circuito oferece, mas se não puder visitar todos e  tiver que escolher algum, escolha de acordo com a sua área de interesse. Os meus preferidos são o Memorial Minas Gerais Vale, Palácio da Liberdade  e Espaço do Conhecimento UFMG. Não deixe de ir até a Praça da Liberdade e aproveitar a beleza e tranquilidade que ela nos proporciona.

Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre as melhores ofertas de seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

Roteiro de dois dias em Belo Horizonte

Circuito Turístico Lagoa da Pampulha

Passeios gratuitos em Belo Horizonte

O que fazer em Belo Horizonte no domingo

O que fazer em Belo Horizonte em dias de chuva

 



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

 

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

 

easysim4u chip viagem
Pesquise seu chip internacional com a EasySIM4U!

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.