Não te contaram sobre estas fotos no Instagram – EUA
Este não é um post sobre como tirar fotos lindas ou sobre superdicas de bombar no Instagram… não, não. Este é um post sobre a verdade por trás de alguns cliques “mágicos” que a gente vê por aí. Eu me inspirei nesta reportagem sobre “os portões do céu” num templo em Bali. Esse ponto é super famoso, pois o reflexo “na água” faz do lugar um ponto mágico para fotos. Acontece que não é assim… Como a reportagem diz, não existe água alguma por lá e a foto é feita utilizando-se um espelho ou a tela de um outro celular para provocar o reflexo. Bem desapontador.
Mas aqui não vou falar exatamente de pontos que não existem, mas de pontos que as pessoas fotografam em poses de paz, como se estivessem vivendo a vida ali. Não é bem assim! A maioria dos pontos famosinhos que a gente vê, na verdade, têm uma fila imensa pra bater a foto. Então, haja paciência para enfrentar a fila e se quiser “poetizar” tem que chatear a galera na fila, pois toma tempo tirar o clique perfeito.
Como você vai ver nos exemplos, eu não sou a mãe da paciência. Tiro a foto do jeito que dá, às vezes por fora da fila e já saio da reta. Afinal de contas, você ta ali pra viver sua história ou pra provar pro mundo? Alguns lugares valem a fila, outros são só pela fama mesmo… Vem ver!
Ponte do Brooklyn (New York City, NY)
Eu acho que do post todo, essa é a minha foto mais real. É, porque de verdade, não tinha ninguém na ponte a essa hora, eram mais de 22h00, estava superfrio e só a gente mesmo pra querer andar por lá a essa hora (olha aqui no post). Por isso que consegui sentar e fazer a foto. De dia, é super movimentada e conseguir um clique assim vai requerer imensa paciência. Então, esta é a verdade sobre minha foto na Ponte do Brooklyn – foi tirada à noite!
Maior árvore do mundo – General Sherman – Sequoia National Park (Califórnia)
A General Sherman é uma árvore imensa, eu falei dela aqui neste post. De acordo com a Wikipedia, ela é a maior árvore de tronco único ainda viva. Pois, se é totalmente verdade ou não eu não sei. A verdade é que muita gente quer uma foto com ela e essa aí precisou paciência. Meu marido instagramer moveu a câmera umas muitas vezes até conseguir um clique, ainda assim, com meu rosto na sombra.
A foto “perfeita” foi com paciência mesmo, esperando o mar de gente dar a vez!
Southernmost Point in the US, Key West, FL
Este ponto, pra falar a verdade, eu nem sabia que era assim tão famosinho até ver esta fila:
Este é o ponto mais ao sul dos EUA e fica na Flórida. Superlegal, mas com essa fila, a foto “limpa”, como as da figura da pesquisa, vira utopia né?
Você pode perceber que tentamos usar o golpe de mover a câmera pra não ter gente atrás, mas não teve jeito. A foto nem tá boa, mas mostro assim mesmo. Veja, nem é nada demais, é um ponto “instagramer” mas a galera aí da fila perdeu as outras belezas de Key West por nada. Andando um pouquinho mais pra frente, por exemplo, tinha um borboletário, e sem problemas eu fiz essa foto bem “instagramer” com as asinhas. Sem perder tempo, sem fazer show. Passamos, tirei a foto, seguimos…
Abraham Lincoln Memorial (Washington,DC)
Essa estátua eu precisava ver, quis a foto… Nem fazia questão de estar sem ninguém, mas aconteceu que o povo que estava tirando a foto antes de mim cedeu o lugar. Fui rapidinho, tirei a foto (foi em 2012, alguma boa alma bateu pra mim). O memorial é supercheio, mas pelo fato de ser uma homenagem, tem menos frenesi e o povo até respeita. Um pouco de paciência e a foto até sai
Wills Tower (Chicago, IL)
É superfamosa a varanda toda de vidro da Will Tower, antiga Sears Tower. Eu dei as dicas de como ir aqui neste post e falei da fila também. A fila é ridícula desde o começo da visita. Então, só ir lá já requer paciência & dinheiro. A fila é longa, mas organizada e pelo menos você tem um pouco mais de um minuto para fazer suas fotos. E pode entrar na fila de novo… vê lá no post 😉
Las Vegas Sign (Las Vegas, NV)
Falando em ridículo… Esse sinal de Las Vegas é na verdade indecente… Cara, você chega lá já cansada de andar, dá de cara com essa fila por-no-grá-fi-ca, espera igual a uma idiota, passa um grupo de escola, um grupo de futebol, um grupo de sei lá o que na sua frente. Depois tem um babaca que se acha dono da placa e acha que o fato de bater uma foto pra você do SEU celular dá pra ele o direito de te cobrar dinheiro. E se você não paga, tira uma foto tosca, cortando o sinal (vide exemplo). Não deixa tentar de novo, só te arranca de lá quase que no muque… Eu só entrei na fila porque respeito minha amiga e ela queria muito. Mas sacanagem que a Pam nem conseguiu do jeitinho que ela queria. Enfim, depois, quando voltei lá com a Tati, outra amiga, ela mesma desistiu, haha. Essa fila não é pra qualquer um, tem que estar num dia bom, só digo isso.
A reflexão que faço aqui sobre isso tudo é: de certa forma, a exibição em redes sociais estragou um pouco o charme de viajar. Agora a gente quer foto de tudo, quer mostrar, quer dizer “tô aqui agora” quer mostrar que pode, quer cliques… Tem gente que morre tirando selfie. Parece absurdo né? Mas veja esta reportagem de 2018 da BBC!
Este exemplo aí abaixo é famoso… Fala muito sobre não respeitar nada por uma foto!
Eu tô nessa de instagramar também, porque sou blogueira de viagem e acaba fazendo parte. Mas confesso que muitas vezes eu encho a paciência, enfio o celular no bolso e sou só uma pessoa ali. Tem memórias que a gente tem que guardar no coração e encher a vida, não é verdade? Por menos cliques fake por mais experiências reais!!!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com TourOn.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICASLOKAS