Skip to content

Projeto Hippocampus em Porto de Galinhas

projeto hippocampus

Quando o assunto é Porto de Galinhas, as praias são os atrativos mais procurados. Nas minhas andanças pela cidade em outubro de 2019, fiz pesquisas sobre o que fazer além das praias e encontrei o Projeto Hippocampus.

O que é o Projeto Hippocampus?

Projeto Hippocampus
Projeto Hippocampus

Este projeto desenvolve um trabalho focado na preservação das espécies de cavalos-marinhos. Eles desenvolvem pesquisas e realizam um trabalho de conscientização com os visitantes. Fiz várias perguntas (animais despertam a criança dentro de mim) e a equipe trouxe diversas informações sobre os hábitos destes magníficos animais.

O que você vai encontrar no Projeto Hippocampus?

No local há fósseis de animais marinhos encontrados no Brasil!

fósseis projeto hippocampus
Fósseis do Projeto Hippocampus

Há algumas espécies de animais marinhos como peixes e lagostas. Há muitas informações disponíveis sobre os hábitos de cada um. Durante todo o tempo havia profissionais do Projeto Hippocampus disponíveis para tirar dúvidas.

lagosta projeto hippocampus
Uma das lagostas do Projeto Hippocampus

Pegamos o momento de alimentar os animais!

peixe projeto hippocampus
Alimentando o baiacu

E os cavalos-marinhos?

No Projeto Hippocampus, havia alguns aquários com casais de cavalos-marinhos. Estes animais são monogâmicos e para quem não sabe, os machos é que ficam grávidos.  Apesar de ele ser responsável pela gestação, continua sendo macho, pois produz espermatozóides. A fêmea produz os ovos e o macho possui na parte ventral da cauda uma bolsa incubadora. Fantástico, não é?!?

cavalo-marinho projeto hippocampus
À frente uma fêmea. Atrás um macho grávido.

Em todos os aquários havia um macho grávido! A reprodução em cativeiro costuma proporcionar a sobrevivência de mais filhotinhos do que ocorre normalmente na natureza. Um macho pode incubar mais de 1500 cavalinhos por gravidez. Em ambientes naturais, a taxa de sobrevivência é de aproximadamente 1%, enquanto em cativeiro pode chegar a 86%. A gestação dura 12 dias.

fases do cavalo-marinho projeto hippocampus
Fases da vida de um cavalo-marinho

Outra curiosidade é que os cavalos-marinhos se alimentam de pequenos crustáceos, moluscos, vermes, e plâncton vivos. Eles comem o que passa por eles, logo não comem nada que não se mexa.

cavalo-marinho projeto hippocampus
Mais cavalos-marinhos!

Todos os cavalos-marinhos nascidos no Projeto Hippocampus são levados para o Pontal de Maracaípe para viver em liberdade. Estes animais são comuns neste local, onde o rio se encontra com o mar.

pontal de maracaípe projeto hippocampus
Pontal de Maracaípe

Como visitar o Projeto Hippocampus?

Quer visitar o Projeto Hippocampus e aprender sobre cavalos-marinhos?!? O projeto funciona de terça a sábado das 9h às 12h50min e das 14h30min às 16h50min. O ingresso custava 16 reais. Os valores foram reajustados para 20 reais no início de 2020. Visitar o projeto pode ser uma boa pedida em um dia de chuva em Porto de Galinhas!

Projeto Hippocampus
Rua da Esperança, s/n – Porto de Galinhas, Ipojuca – PE
Tel: 3135522191
E-mail: info@projetohippocampus.org

cavalo-marinho projeto hippocampus
Visite o Projeto Hippocampus!

O Projeto Hippocampus precisa de ajuda! Esta incrível iniciativa de preservação dos cavalos-marinhos devido à falta de recursos. Gostaria de ajudar? Você pode doar uma quantia com os dados abaixo:

INSTITUTO HIPPOCAMPUS – Laboratório de Aquicultura Marinha
Banco do Brasil
Agência:2138-5
C/C:50716-4
CNPJ:04.534.382/0001-94

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

LEIA TAMBÉM

Dicas para visitar a Praia dos Carneiros

City tour em Recife e Olinda

Como chegar a Porto de Galinhas

Comida vegetariana em Porto de Galinhas

10 coisas que não te contam sobre Pernambuco

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

passagens aéreas
Pesquise passagens aéreas para sua próxima viagem!

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.