Skip to content

10 coisas que não te contam sobre Pernambuco

pernambuco recife

As fotos de Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Recife e Olinda em Pernambuco fazem mesmo a gente querer ir para lá! Estive nestes lugares em outubro de 2019. Sim, o estado tem cenários incríveis, mas neste post vou citar algumas coisas que não te contam sobre estes destinos que estão entre os queridinhos de muitos viajantes.


Use o cupom CHICAS!

1 – Atrações lotadas

porto de galinhas é lotado
Nas Piscinas Naturais de Porto de Galinhas com um monte de gente

Você vê aquelas fotos das Piscinas Naturais de Porto de Galinhas. Você imagina uma ou outra jangada, bem como você aproveitando as águas azuladas em paz. O cenário é lindo mesmo, mas vão ter dezenas de pessoas por lá  e você não vai ter um momento de pura contemplação! Foi difícil tirar fotos sem milhares de pessoas!

porto de galinhas é cheio
No momento em que eu tentava tirar uma foto, uma pessoa passou na hora…

Os habitantes da região acabaram criando estratégias para fazer os passeios acontecencerem; movimentar a máquina do turismo. Há uma Associação de  Jangadeiros em Porto de Galinhas onde as pessoas compram o passeio de jangada de uma maneira organizada para ver as Piscinas Naturais. Ainda assim, você vai perceber que é muita gente pra passear por lá!

2 – Ainda dá pra encontrar espaços de pura paz e contemplação mesmo em destinos muito procurados

porto de galinhas paraíso
Vista do Maresias Suites na Praia do Cupe

Fiquei hospedada em Porto de Galinhas e embora seja um fervo de turistas, procurando ainda dá para achar lugares de pura paz e contemplação. Saindo de perto dos lugares mais famosinhos, encontrei lugares em que pude ficar ali curtindo em paz.

3 – De onde vem o nome da cidade de Recife

recife
Recife

A orla de Recife é linda! O nome da cidade se deve ao fato de existirem muitos arrecifes que são rochedos que ficam perto da costa e podem aparecer acima do nível do mar ou ficar submersos, dependendo de fatores como a maré, por exemplo. Da abundância destas rochas, vem o nome da capital de Pernambuco!

Falar dos arrecifes nos leva ao próximo tópico…

4 – Tubarões são um perigo real, mas facilmente evitado

Recife é muito conhecida pela abundância de tubarões. Sim, este é um perigo real, mas basta seguir as instruções que ficam em toda a orla de Boa Viagem, por exemplo, que problemas são facilmente evitados.

Há cartazes explicativos que alertam quanto ao perigo de nadar em alto mar, por exemplo. Os arrecifes formam uma espécie de proteção natural. Os tubarões não conseguem ultrapassar, logo as piscinas naturais formadas por essas rochas, são áreas naturalmente protegidas.

placa de aviso tubarão recife
Placas de aviso sobre os tubarões

É preciso checar as instruções: não nadar em águas profundas, não ultrapassar os arrecifes… Se preferir e se sentir seguro, pode ficar só ali curtindo a areia. Na ocasião, em junho de 2018, tinha sido registrado o último acidente com tubarões em Recife.

5 – Seu passeio vai depender da maré

Para quem vai passear pelas Piscinas Naturais de Porto de Galinhas, é imprescindível acompanhar a tábua das marés. Isto porque ver as piscinas só é possível durante a maré baixa. Por lá há várias placas na rua indicando que horas a maré estará mais baixa, assim você pode se organizar.

jangada porto de galinhas
Jangada em Porto de Galinhas

Essa dica é muito importante, pois a maré sobe muito rapidamente! Lembro que quando fui aproveitar as Piscinas Naturais, distrai-me por poucos minutos e quando olhei para trás, uma piscina não estava mais lá! Logo entendi, porque o jangadeiro estava me apressando!

Consulte a tábua das marés de Porto de Galinhas!

6 – O cultivo da cana-de-açúcar é essencial para a economia do estado

pernambuco cana de açúcar
Plantação de cana-de-açúcar

Além do turismo, a agricultura é essencial para o sustento de muitas famílias pernambucanas. Pelas estradas, é possível ver muitas fazendas de cana-de-açúcar e pessoas trabalhando na colheita. Descobri que uma pessoa que atua cortando cana (um boia-fria), recebia em média 120 reais por dia de trabalho.

7 – Localização privilegiada

Marco Zero – Recife

Recife é uma cidade de localização privilegiada. Facilmente você acessa cidades maravilhosas em Pernambuco ou estados vizinhos. Dá para fazer vários passeios legais partindo de lá!

8 – Lugares com acesso restrito

praia dos carneiros
Igrejinha dos Carneiros – Capela de São Benedito

Muitos lugares que dão acesso à Praia dos Carneiros são propriedades privadas, logo os passeios viabilizam a ida de turistas a esta área. Os passeios de barco possibilitam ir ao local sem cruzar a propriedade de ninguém.

9 – Nem tudo que fazem nos passeios é bom para os animais

piscinas naturais porto de galinhas
Peixes nas Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Durante alguns passeios como a ida às Piscinas Naturais em Porto de Galinhas, é comum que jangadeiros ofereçam ração para que os visitantes alimentem os peixes. Porém, esta prática pode gerar desequilíbrio ambiental.

Outro exemplo é o passeio para ver os cavalos-marinhos no Pontal do Maracaípe. Os jangadeiros reviram a área em que eles costumam ficar para mostrar aos turistas. Isto gera um estresse para os animais.

10 – Pernambuco vai te deixar com um gostinho de quero mais

recife pernambuco

Chegando lá, você vai descobrir uma lista de atrativos nos arredores, além daqueles programados no seu roteiro e ficará com gostinho de quero mais! Eu vi muitas coisas legais, mas fiquei sim querendo fazer muito mais!

pernambuco viagem
Visite Pernambuco!!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Faça cotação de aluguel de carro!

Encontre hotéis para sua viagem!

Encontre passeios para sua próxima viagem!

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!


Booking.com

LEIA TAMBÉM

Dicas para visitar a Praia dos Carneiros

City tour em Recife e Olinda

Como chegar a Porto de Galinhas

Comida vegetariana em Porto de Galinhas

Projeto Hippocampus em Porto de Galinhas

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.