Arraial do Cabo: Roteiro de Um dia

Eu não estava muito animada para falar sobre destinos de viagens, devido ao momento de quarentena que estamos vivendo. Parei pra pensar  e cheguei a conclusão que precisamos focar em coisas boas. Falar daquilo que amamos e que nos deixa feliz. Este post é pra você que está pensando o que fazer após a quarentena. Ele é em especial, para quem não vê a hora de ir pra praia e tomar um belo banho de mar. Vou apresentar pra vocês o Caribe Brasileiro: Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo- RJ
Arraial do Cabo vista da trilha para a Praia do Forno.

Estive visitando a região do Lagos no Rio de Janeiro  em fevereiro de 2020. Foi uma viagem curta de apenas 4 dias e eu tinha como prioridade conhecer Arraial do Cabo.  Tinha pouco tempo então separei um dia da minha viagem para ir a cidade e conhecer o máximo possível. Já havíamos falado sobre  As maravilhosas praias de Arraial do Cabo. Agora vou contar como foi a minha visita por lá.

Como chegar:

Saí de Cabo Frio  para Arraial do Cabo que são cidades vizinhas. Eu fui de Uber por volta de 6h30min em uma segunda-feira de Carnaval e demorei 20min para chegar em Arraial.  Fora de feriados e alta temporada o acesso é tranquilo e você consegue chegar lá com facilidades. Como estávamos em época de feriado eu fui bem cedo, porque mais tarde o trânsito fica impossível; pode demorar horas para chegar. A cidade recebe muitos turistas e o trânsito dentro e aos arredores da cidade trava. Para ir e voltar gastei o total de R$ 72,00 de transporte. Estávamos em 3 pessoas, saindo R$ 24,00 para cada um o que não acho caro, considerando a comodidade. Você também pode fazer o trajeto via transporte público.

A cidade

A cidade é  bem tranquila e muito bonita. Cheguei bem cedo e já encontrei alguns funcionários das diversas empresas de turismos da região oferecendo passeios de barco. A diferença de preço de uma agência para outra pode ser grande. Consegui fechar o passeio por R$ 60,00 por pessoa.

O passeio de barco na minha opinião é a forma mais eficaz de conhecer  vários pontos turísticos da cidade em apenas um dia.  Nós fomos encaminhados à Marina dos Pescadores de Arraial, que é de onde os barcos saem para os passeios. Lá temos que pagar uma taxa de R$ 10,00 para podermos embarcar. Essa taxa não está inclusa no valor do passeio que custou R$ 60,00.

Marina dos pescadores de Arraial do Cabo -RJ

Praia do Forno

Antes de embarcar para o nosso passeio, nós fomos à Praia do Forno. Para ir a essa praia temos duas possiblidades: pegar um barco-táxi a um preço na época de R$ 10,00 ou ir a pé por meio de uma trilha. A trilha é  curta, mas tem um grau de dificuldade médio, pois é muito íngreme. Para quem tem dificuldade de locomoção, é melhor ir de barco.

Trilha para Praia do Farol em Arraial do cabo
Trilha para Praia do Forno.

A vantagem de ir pela trilha é que você tem uma visão maravilhosa da praia. Existem vários mirantes ao longo da trilha. Eu  resolvi subir a trilha, demorei uns 25 minutos para chegar a praia, com direito a paradas para fotos.

Dica: Não é permitido subir com garrafas de vidro pela trilha. Existem pessoas que fiscalizam seus pertences na entrada da trilha.

Mirante da trilha da Praia do Farol em Arraial do Cabo
Linda visão da Praia do Forno!

Posso dizer que essa é a praia mais linda que eu já conheci. Sinceramente, me apaixonei por ela. A vibe é maravilhosa, a água é transparente, calma e reflete uma beleza deslumbrante assim que o sol bate na água. Se eu pudesse escolher o primeiro lugar para ir após a quarentena, essa praia seria o meu destino.

Praia do Farol em Arraial do Cabo-RJ
Sem palavras pra essa praia!

Praia do Farol em Arraial do Cabo

Após tomar um maravilhoso banho de mar, subimos a trilha e voltamos para a Marina dos pescadores para enfim fazer o nosso passeio de barco. Nossa primeira parada foi na Praia do Farol.

Passeio de barco em Arraial do Cabo -RJ

Ilha do Farol

A Ilha do Farol é administrada pela Marinha do Brasil e possui muitas regras para poder visitá-la. Só é  possível chegar até ela de barco e você não pode levar nada que produza lixo para a praia. Você só pode descer com máquina fotográfica e/ou celular, óculos e chapéu. O restante dos seus pertences  deve ficar no barco. É proibido levar comida para praia e passar das delimitações que os militares nos mostram quando desembarcamos.

Ilha do Farol em Arraial do Cabo -RJ

A praia fica em uma reserva ecológica. Ela é linda, possui algumas dunas de areia branquinhas e água transparente. No dia em que estive lá o mar estava muito agitado e estava puxando muito, mas dizem que na maior parte dos dias as águas são tranquilas e ótimas para nadar.

Praia da Ilha do Farol em Arraial

Dica: A capinha vendida para não molhar o celular é indispensável. Ao chegar próximo à ilha, nós vamos para um bote que nos leva até a praia. Ao descer do bote, você terá grandes chances de molhar o aparelho. Não conte com a sorte.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Essas praias são as mais famosas de Arraial do Cabo. As suas escadarias são famosas e vivem ganhando destaque nos perfis de vários blogueiros nas redes sociais. Posso dizer que apesar de não ter sido minhas praias favoritas, são muito bonitas.  Você pode chegar até elas de barco ou de carro. Me falaram que de carro pode ser bem complicado pois é difícil estacionar, então geralmente seu carro fica longe, e você tem que pagar um transporte para te levar até o alto das escadarias. Aí começa a aventura, de descer a famosa escadaria que te dá uma visão belíssima da praia. O problema é a volta. Lembre-se você vai ter que subir essas escadas na hora de ir embora, por isso se tiver dificuldades de locomoção vá de barco.

Praia do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

O Passeio de Barco

Durante  o passeio de barco paramos várias vezes, para contemplação da paisagem maravilhosa e também para ouvir histórias sobre algumas regiões visitadas. Conhecemos a Fenda de Nossa Senhora que fica entre dois paredões de pedras onde dizem que um pescador encontrou a estátua da santa há mais de 200 anos. Também paramos para conhecer a  Pedra do Gorila que é uma rocha que lembra o rosto de um gorila. Ele também é conhecido como Guardião do Mar pois fica em um ponto estratégico que nos dá exatamente essa impressão.

Estava previsto irmos na Gruta Azul que eu confesso, estava com uma expectativa alta para conhecê-la, mas infelizmente a maré estava meio louca e o mar muito agitado. Para minha decepção não conseguimos ir até lá. O barco também para próximo à Praia do Forno para que possamos conhecê-la, mas no dia não estava permitido desembarcar lá.

Banho de mar em Arraial do Cabo - MG

Para compensar,  teve parada em alto mar para um bom banho. De brinde ganhamos o privilégio de  alimentar algumas aves que vinham na nossa mão para receber alimento. O passeio foi feito no Barco do Poeta onde fomos muito bem tratados. A tripulação é atenciosa e muito divertida, ainda tivemos frutas e água liberados.

Passeio de barco em Arraial do cabo -RJ
Ave Albatroz vindo pegar alimento na mão do meu namorado.

Esse roteiro pode se feito em apenas um dia, dando pra você aproveitar bem, sem correria. Ainda pretendo voltar a Arraial do Cabo com mais tempo para poder aproveitar todas as belezas da cidade.

Adquira um passeio em Arraial do Cabo!

Viva uma experiência única de mergulho em Arraial do Cabo!

Encontre mais hotéis em Arraial do Cabo!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

LEIA TAMBÉM:

Praias maravilhosas de Arraial do Cabo

5 praias de tirar o fôlego no litoral de Rio e São Paulo

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.