Skip to content

O que fazer na Urca

o que fazer na urca

Rio de Janeiro, bairro da Urca. Este bairro da cidade é marcante pelo seu charme e beleza. Dizem por aí que o cantor Roberto Carlos vive no bairro, embora ninguém saiba dizer exatamente onde. Neste post, daremos algumas dicas sobre o bairro. Confira o que fazer na Urca!

Encontre hotéis na Urca!

Como chegar

No que diz respeito ao transporte público, vale citar que o bairro da Urca não é contemplado pelo metrô. A estação de metrô mais próxima fica no bairro de Botafogo. Lá você pode tomar um ônibus da linha SP513 (Botafogo – Urca). É um trajeto curto que dura aproximadamente 20 minutos.

O que fazer na Urca

1 – Visita ao Pão de Açúcar

carioca pão de açúcar
Passeio pelos Morros da Urca e do Pão de Açúcar

O acesso aos bondinhos do Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais famosos do Brasil, é feito pelo bairro da Urca. Os bondinhos conduzem os visitantes para os Morros da Urca e do Pão de Açúcar que fazem parte de uma das áreas de preservação ambiental da cidade.

Costumo dizer que este é o tipo de atrativo que vale a pena ir pelo menos uma vez na vida. O local é lindo, mas vale dizer que a sua popularidade faz com que o passeio pelos Morros da Urca e do Pão de Açúcar seja bastante lotado.

Em maio de 2023, o valor inteiro do ingresso para o Pão de Açúcar era R$ 160,00. A meia-entrada custava R$ 80,00 e é assegurada nos seguintes casos: crianças de 6 a 12 anos, jovens de 13 a 21 anos, portadores da ID Jovem, estudantes, professores do município do Rio de Janeiro, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Caso deseje uma visita focada em informações sobre a preservação da Mata Atlântica, você pode optar pelo tour ecológico do Pão de Açúcar.

Adquira ingressos para o Bondinho do Pão de Açúcar!

2 – Praia Vermelha

praia vermelha urca

Bem próximo à entrada dos Bondinhos do Pão de Açúcar, está a Praia Vermelha. Esta praia encanta pela vista privilegiada do Morro do Pão de Açúcar. Geralmente, o mar apresenta águas calmas, logo sendo muito frequentada por famílias com crianças.

3 – Praia da Urca

praia da urca

A Praia da Urca também é muito frequentada por famílias com crianças. Sua faixa de areia não é muito extensa. Você pode caminhar pelo bairro e conhecer estas praias e optar em qual delas quer ficar.

4 – Comer no restaurante Terra Brasilis

terra brasilis urca
Uma das mesas do Restaurante Terra Brasilis

O restaurante Terra Brasilis fica no cantinho da Praia Vermelha e tem opções de self service e menu à la carte. Neste restaurante, você pode comer enquanto observa a maravilhosa vista para o Pão de Açúcar!

Endereço: Praça Gen. Tibúrcio, S/N – Urca
Funcionamento: La Carte – 12h às 00h / Self Service – 11h30min às 15h30min

5 – Caminhada na Pista Cláudio Coutinho

Pista Cláudio Coutinho
Pista Cláudio Coutinho

Localizada ao lado da Praia Vermelha, a Pista Cláudio Coutinho faz parte do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. O local é ideal para caminhadas. Lá  é possível ter contato com espécies de plantas e animais nativos da Mata Atlântica. Vale mencionar que no local é possível começar a trilha que dá acesso ao Morro da Urca. Não é permitido acessar o local de bicicleta e levar animais domésticos.

Funcionamento: diariamente de 6h00 às 18h00
Endereço: Via Praia Vermelha, s/n – Urca.

6 – Visita à Fortaleza de São João

canhão Fortaleza de São João
Um dos canhões da Fortaleza de São João

Para aqueles que gostam de explorar atrativos históricos a visita a este atrativo no bairro da Urca é uma boa pedida. A Fortaleza de São João foi uma das primeiras áreas defensivas da cidade. Este local foi marcante para a Fundação da cidade do Rio de Janeiro. São realizadas visitas guiadas no local que devem ser agendadas com antecedência.

Agendamento da visita ao Sítio Histórico de Fortaleza de São João
Endereço: Av. João Luiz Alves, S/n – Urca, Rio de Janeiro
Dias e horários: terça a domingo às 9h e às 13h30min.
Telefone: (021) 2586-2291
Whatsapp: (021) 97295-5891
E-mail: sitiohistorico.fsj@gmail.com
* As solicitações devem ser feitas com no mínimo 24 horas de antecedência

7 – Passear na Mureta da Urca

mureta da Urca

Uma ótima maneira de fechar o dia no bairro da Urca é tomar uma bebida na Mureta da Urca. O local é um ponto de encontro, onde muitos encontram os amigos para bater papo e admirar a vista. A bebida é adquirida nos estabelecimentos do bairro ou trazida de casa. Você também pode caminhar pela calçada arborizada e relaxar, contemplando as belezas do local.

Endereço: Av. Portugal, S/N – Urca

Outro passeio interessante, onde você poderá ver as belezas do bairro da Urca de cima, é o passeio de helicóptero RJ.

Gostou das dicas?!? O bairro da Urca é um dos tesouros da cidade do Rio de Janeiro. Espero que este post te estimule aproveitá-lo!

urca rio de janeiro
Partiu Urca!

 

Confira opções de passeios no Rio de Janeiro!

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

Viaje com seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

Visita à Fortaleza de São João na Urca

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

Banner Parceiro

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.