Uma Viagem na História do Brasil por Minas Gerais
A história de Minas Gerais se mistura com a história do Brasil. Fatos que marcaram a história da nação aconteceram nas terras mineiras. Através deste texto quero mostrar a importância desse estado para a nação brasileira e como marcamos a história do país. Não sou historiadora, mas gosto de conhecer um pouco da história de Minas Gerais. Já conheci algumas cidades históricas em Minas e quero compartilhar com vocês um pouquinho do que sei desse meu estado lindo.
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Encontre passeios em Minas Gerais!
Centro Econômico
Exploração do Ouro
A região de Minas Gerais foi explorada por volta do século XVI pelos bandeirantes. Em 1720 a Minas de Ouro passou a ser conhecida como Minas Gerais. A região se tornou um importante centro econômico da colônia. Por causa da extração do ouro, rapidamente a região se tornou populosa.
Sabará sediou uma das mais importantes Casa Real de Intendência do Ouro do estado de Minas Gerais. Atualmente podemos conhecer um pouco da história da exploração do ouro no estado, no Museu do Ouro que fica na cidade. Estivemos lá em 2019 e tivemos o prazer de conhecer esse museu.
Cidades mineiras como Ouro Preto, Sabará e Mariana participaram ativamente desse período do ouro da nação. Nessas cidades podemos ver a herança desse período nas várias igrejas, que possuem em sua decoração muito ouro.
Cafeicultura
Após a época do ouro o estado voltou a se destacar na economia, com a cafeicultura, juntamente com São Paulo. A produção do café logo se tornou a principal atividade da província e contribuiu para a industrialização da produção.
Mineração
Anos depois, por volta de 1930 a produção siderúrgica ganhou espaço. A exploração dos nossos recursos minerais voltaram a ganhar o foco da economia do estado e contribuiu para o desenvolvimento econômico da nação.
A mineração também tem suas desvantagens. Em Minas já tivemos duas grandes tragédias com rompimentos de barragens. Além de causar um grande dano ao meio ambiente o rompimento dessas barragens causaram a perda de muitas vidas.
Brumadinho também sofreu com o rompimento de uma barragem da Vale. Infelizmente muitas vidas foram perdidas. Minas Gerais possui muitas barragens geradas pela mineração e hoje a população vive em constante medo de rompimento das mesmas. Brumadinho possui o Maior Museu a céu aberto do mundo, Inhotim, que graças a Deus não foi atingido por essa tragédia.
Inconfidência Mineira
Com a queda da produção do ouro, a colônia passou a cobrar altos impostos na região. O que culminou em um dos movimentos mais importante do estado – A Inconfidência mineira. A intenção era cortar relação entre a colônia e a metrópole. O movimento foi uma conspiração que reuniu proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, a maioria com posses. A conspiração foi descoberta e muitas pessoas foram presas. Tiradentes, que na época era militar, se tornou a figura mais conhecida da inconfidência. Ele foi condenado à morte, esquartejado e teve as partes do seu corpo espalhadas pela ruas como um aviso para amedrontar e desestimular outras possíveis rebeliões.
O museu da Inconfidência fica na cidade de Ouro Preto e nos proporciona uma verdadeira imersão na história da Inconfidência mineira. Além de documentos históricos, o museu reúne objetos, manuscritos e obras atribuídas a mestres famosos como Aleijadinho.
Escravidão
Infelizmente o Brasil não ficou de fora da escravidão. Nosso país foi um grande comerciante de escravos, e usou a mão de obra dos mesmos para construir a nação.
O estado de Minas Gerais também foi marcado pela escravidão. Na época exploração do Ouro, os escravos que chegavam ao estado geralmente vinham da Costa da Mina, uma região no golfo da Guiné onde eles já tinham um certo conhecimento sobre mineração. Trabalhar com mineração era um dos trabalhos mais pesados e cruéis que esses escravos eram submetidos. Eles trabalhavam sem nenhuma segurança o que tornavam os acidentes como soterramento, desmoronamento, e afogamento, comuns. Trabalhavam dentro de minas estreitas, com pouco oxigênio, sem nenhuma condição de higiene e em uma rotina exaustiva de trabalho. A expectativa de vida de quem começava a trabalhar nas minas era de cerca de 5 a 7 anos.
Já visitei duas minas de ouro em Minas Gerais. Uma na cidade de Mariana e outra em Ouro Preto. As duas foram visitas guiadas e fiquei muito chocada com as histórias que nos foram contadas sobre o sofrimento dos trabalhadores na época. Vou contar a que mais me chocou: “Os túneis cavados nas minas eram estreitos, e para os escravos entrarem eles tinham que ser pequenos. Então alguns eram escolhidos para serem castrados, iguais a animais, com faca, sem anestesia. Eles acreditavam que essa prática impedia o crescimento deles.”
Um fato interessante dessa época é que as igrejas “dos brancos” não aceitavam escravos, apesar de a mão de obra de quase todas serem escrava. Como muitos eram obrigados a seguirem o catolicismo, os escravos decidiram construir suas próprias igrejas. Muitos roubavam ouro das minas para poderem enfeitar os templos. Temos lindas igrejas, construídas para os escravos em várias cidades de Minas Gerais.
Turismo
O Brasil é um país lindo e considerado um paraíso tropical. A partir da criação do Ministério da Indústria, do Comercio e do Turismo, que o setor começou a ganhar mais investimentos. Algumas cidades consideradas turísticas recebem mais investimento e notoriedade, como o Rio de Janeiro. Sabemos que o Brasil é lindo e possui um grande potencial turístico que precisa ser mais explorado e divulgado. Atualmente muitas cidades possuem boa parte da sua economia pautada no turismo.
Em Minas Gerais não é diferente. Apesar do turismo ter movimentado mais de 20 bilhões em 2019, o setor ainda carece de investimento e divulgação. Existem em Minas Gerais muitas cidades com grande potencial turístico e que não são muito conhecidas. Destinos como Carrancas, Lavras Novas e Conceição do Mato Dentro, possuem uma boa estrutura pra receber o turista, mas recebem pouca divulgação.
Este post faz parte de uma blogagem coletiva de agosto de 2020, cujo tema foi “Viagem pela História”. Confira outros posts do tema:
- Viajante Móvel: O que fazer em Rouen, capital histórica da Normandia.
- Across The Universe: Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília
- Vamos viajar pra onde agora: Viagem pela história do Brasil
- Destinos por onde andei… : Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte
- Viajante Econômica: Museu do Café conta a história do grão no Brasil
- Experiência Barbara – O que fazer na cidade histórica de São João del Rei
- Vamos Por Aí – Walking Tour Berlim: Conheça a história da cidade
- Entre Mochilas e Malinhas – Palácio Quitandinha em Petrópolis: um pedaço da História do Brasil
- Uma Viagem Diferente – 15 Cidades Históricas do Brasil para conhecer
- 6 Viajantes – Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu
- Blog Dani Turismo – As Ruínas Maias: Chichén Itza, Tulum, Cobá e Uxmal
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
LEIA TAMBÉM:
Cordisburgo: Conheça a Terra de Guimarães Rosa
Gruta do Maquiné : Um tesouro no circuito da Grutas
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem
Booking.com