O que fazer em Manaus: Roteiro de 8 dias
Eu não sei sobre você, mas eu sempre quis conhecer a cidade de Manaus e arredores. Conforme meus dias na cidade passavam, muitas pessoas entravam em contato perguntando sobre meu roteiro na cidade, interagindo nas minhas publicações nas redes sociais. Neste post, trarei dicas do que fazer em Manaus, compartilhando aqui o roteiro que realizei em janeiro de 2022. Este post inclui dicas de onde ficar e onde comer. Confira e inspire-se!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Onde se hospedar
A melhor localidade para se hospedar é nos arredores do Largo de São Sebastião, pois esta área é considerada segura e tem opções de bares e restaurantes. O ponto negativo é que a hospedagem nesta região costuma ter um custo mais elevado. Inicialmente fiquei hospedada no Casa Perpétua Hotel D’Charm.
Esta acomodação está em ótima localização (ao lado do Teatro Amazonas e do Largo de São Sebastião), o café da manhã é bom e os quartos, apesar de simples, são confortáveis. Reserve sua hospedagem no Casa Perpétua Hotel D’Charm!
Nos dois últimos dias, fiquei em um hotel no bairro de Ponta Negra. Este bairro não é tão badalado e é mais distante do Centro de Manaus. Fiquei hospedada no Tropical Executive Hotel que em síntese é maravilhoso!! Possui um café da manhã bem variado, quartos amplos e alguns deles com vista para o Rio Negro! Reserve sua hospedagem no Tropical Executive Hotel!
Veja outras opções de acomodações bem avaliadas em Manaus:
1º dia – Centro Cultural Palácio da Justiça, Teatro Amazonas, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Mercado Municipal Adolpho Nogueira
Comecei meu roteiro em Manaus com uma visita ao Centro Cultural Palácio da Justiça que ficava bem pertinho do meu hotel. O local foi construído ao fim do século XIX para sediar o Poder Judiciário do Estado Amazonas. As visitas são guiadas e gratuitas e permitem aos visitantes acessar a sala do tribunal em que ocorreram diversos julgamentos, bem como uma sala chamada Museu do Crime onde há exposição de elementos que foram utilizados em ações criminosas.
A visita dura aproximadamente 40 minutos e precisa ser previamente agendada.
Centro Cultural Palácio da Justiça
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro, Manaus
Funcionamento: terça a sábado de 9h às 17h e domingo de 9h às 14h
Agende sua visita ao Centro Cultural Palácio da Justiça!
Depois de visitar o Centro Cultural Palácio da Justiça, atravessei a rua para visitar o Teatro Amazonas, o principal cartão-postal de Manaus. O local foi inaugurado em 1896 para atender à elite amazonense da época. O local recebe espetáculos diversos que vão desde shows de comédias a concertos. É necessário agendar a visita previamente e nestes tours guiados os visitantes podem descobrir detalhes da história deste lugar tão importante para a história de Manaus. Saiba mais sobre o Teatro Amazonas!
Teatro Amazonas
Endereço: Largo de São Sebastião – Centro, Manaus
Funcionamento das visitas guiadas: terça a sábado de 9h às 17h
Ingressos: inteira 20 reais e meia-entrada 10 reais (professores, estudantes, idosos e pessoas com deficiência). Amazonenses não pagam. Você deve agendar suas visita e pagar no local.
Agende sua visita ao Teatro Amazonas!
Depois do almoço, pedi um Uber e fui ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia que é mais afastado do Centro da cidade. O local apresenta um pouco da história do início da urbanização de Manaus, a história de povos indígenas da Região Amazônica não só do Brasil e muito mais. As visitas ao local são guiadas e gratuitas. É necessário agendar previamente também.
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Endereço: Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa) – Manaus
Funcionamento: terça a sábado de 9h às 15h
Agende sua visita ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia!
Eu adoro conhecer mercados, então, depois disso, peguei um Uber até o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Lá você encontrará estandes de artesanato, produtos naturais, lanchonetes e muito mais!
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Endereço: R. dos Barés, 46 – Centro, Manaus
Funcionamento: segunda a sábado de 06h às 17h e domingo de 6h às 13h.
2º dia – Ida às cachoeiras de Presidente Figueiredo
A cidade de Presidente Figueiredo fica a cerca de 157km de Manaus, aproximadamente duas horas de carro. Fiz a reserva deste passeio com a Civitatis que encontra agências locais que oferecem os tours nos dias escolhidos pelo cliente, visto que a maioria não oferece passeios diários para a cidade. Atualmente, a Get Your Guide pode fazer esta busca em agências locais, visto que a Civitatis não está fazendo este passeio. A agência de viagem local foi a Amazon Private Tours. Além do transporte, o passeio inclui guia local e almoço. Custou 401 reais. Reserve seu passeio para as cachoeiras de Presidente Figueiredo!
Há muitas cachoeiras na cidade e em um bate-volta certamente não foi possível conhecer todas. O roteiro pode sofrer alterações devido a fatores como condições climáticas. Nosso guia nos levou à Cachoeira do Santuário que é de fácil acesso e muito bonita!
Lá foi possível dar aquele mergulho!
Após o almoço, seguimos para a Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga, onde fizemos uma trilha de cerca de duas horas. O primeiro local que visitamos foi a Caverna do Maroaga que encanta por seu visual surpreendente! A beleza do local é indescritível!
De lá caminhamos para a Gruta da Judéia que também possuía uma beleza absurda!!!
3º dia – Ida ao hotel na Floresta Amazônica
Uma das minhas metas dessa viagem era passar algum tempo na Floresta Amazônica. Durante o planejamento da minha viagem, encontrei uma opção de tour de 3 dias pela Floresta Amazônica com a empresa Civitatis e a agência local que realizou foi a Amazing Tours. Eles encontram empresas locais que podem oferecer os serviços. Algumas das atividades descritas podem diferir do tour realizado por causa de fatores como condições climáticas e alterações nas regras de turismo por causa da pandemia. Este tipo de mudança aconteceu na minha viagem e minha estadia foi no Ipanema’s Lodge às margens do Rio Paraná do Mamori bem distante de Manaus. O tour inclui hospedagem, guia, transporte e refeições e custava a partir de 1734 reais.
Muitos não gostariam desta alteração, pois minha experiência foi bem diferente do que estava descrito no site. Porém, eu gostei porque esta mudança me proporcionou experiências que provavelmente eu não teria em uma hospedagem na selva nos arredores de Manaus. O que eu recomendo?!? Bem, feita a reserva junto à Civitatis, entre em contato com a agência local, pedindo detalhes do tour. Se não for o que você deseja, fique a vontade para cancelar sem custo até 7 dias antes do passeio.
Reserve um tour de 3 dias pela Floresta Amazônica!
Voltando a falar do tour de 3 dias na Floresta Amazônica, fizemos um passeio de barco à noite para tentar ver alguns animais de hábitos noturnos e o guia conseguiu pegar um jacaré com as mãos!!
Neste dia também teve pesca de piranhas, mas optei por não participar.
Nesta primeira noite, dormimos no meio da selva em uma tenda com redes. Uma experiência ímpar com certeza!!
Leia também: Quando ir para a Amazônia
4º dia – Observação de animais na Floresta Amazônica
Ainda hospedada na Floresta Amazônica, neste dia fiz alguns passeios de barco onde pudemos avistar aves, bichos-preguiça, botos…
Preciso mencionar que neste dia choveu e tive a oportunidade de ver dois arcos-íris lado a lado… Não achei que veria algo assim um dia!!
5º dia – Caminhada na selva e retorno a Manaus
No meu último dia fizemos uma caminhada de cerca de duas horas na mata, onde o guia me mostrou algumas plantas, trazendo informações sobre o uso de medicinal de algumas delas. Ah! A sabedoria das populações ribeirinhas!!
Além disso, nesta caminhada pude ouvir os sons da floresta e ver alguns animais.
Após o almoço no hotel da floresta, iniciei meu retorno a Manaus, chegando à cidade no fim da tarde.
– Excursão à Floresta Amazônica
– Tour de 2 dias pela Floresta Amazônica
6º dia – Centro Cultural Palácio Rio Negro e Museu da Amazônia (MUSA)
O Centro Cultural Palácio Rio Negro foi construído em 1903 para ser residência de um rico comerciante da borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. Em 1917 se tornou sede do Poder Executivo e residência do governador até 1995. As visitas ao local são guiadas, gratuitas e devem ser agendadas previamente.
Centro Cultural Palácio Rio Negro
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro
Funcionamento: terça a sábado de 9h às 17h
Agende sua visita ao Centro Cultural Palácio Rio Negro!
Após a visita guiada, peguei um Uber até o Museu da Amazônia (MUSA). Lá há exposições, aquário, fungário, orquidário… É um museu a céu aberto onde os visitantes seguem as trilhas, aprendendo sobre a cultura das populações da Amazônia e sobre diferentes formas de vida animal e vegetal.
É imperativo subir a torre em uma visita ao MUSA. Vá até o fim observe a Floresta Amazônica de cima. É uma linda visão!
As visitas que não são guiadas não precisam ser agendadas previamente. Você deve usar um sapato fechado na visita ao MUSA. Caso não tenha, terá que alugar no local.
Museu da Amazônia – MUSA
Endereço: Av. Margarita, 6305 (antiga Uirapuru) Jorge Teixeira – Manaus
Funcionamento: de quinta a terça de 8h30 às 17h (o portão de entrada fecha às 16h)
Ingressos para visitas sem guia: inteira 30 reais e meia-entrada 15 reais (professores, estudantes, idosos e pessoas com deficiência).
- Para atividades guiadas, é necessário enviar um e-mail para [email protected]
7º dia – Praia da Lua e pôr do sol na Praia da Ponta Negra
Comecei o dia indo até a Marina do Davi e de lá peguei uma embarcação para a Praia da Lua. A passagem custava 7 reais e o trajeto até lá dura cerca de 10 minutos. Ah! Como foi bom passar algumas horas aproveitando as águas do Rio Negro!!
Marina do Davi
Endereço: Estr. da Ponta Negra – Ponta Negra, Manaus
Whatsapp: 55 92 99473-7977
* Embarcações a cada 30 minutos
De lá fui até a Praia da Ponta Negra, caminhei um pouco na orla, tirei foto no letreiro…
Para assistir ao pôr do sol, optei por fazer isso da piscina de borda infinita do Tropical Executive Hotel, pois neste dia eu estava me “mudando” para este hotel. Foi uma linda experiência!! Caso você não esteja hospedado lá, assista a este espetáculo das areias da Praia da Ponta Negra!
8º dia – Passeio “O melhor do Rio Negro”
No meu último dia na cidade fiz o passeio “O melhor do Rio Negro” com a agência Fontour. Este tour inclui transporte, guia e almoço e custou 215 reais. Inicialmente fomos levados a uma plataforma para interagir com botos selvagens. Eles são animais encantadores!!!!
Após, fomos ao local em que ocorre o encontro das águas dos rios Negro e Solimões (este na verdade é o Rio Amazonas que ele recebe diferentes nomes em diferentes localidades). Eu não sei você, mas eu sempre quis ver este fenômeno de perto!!
Dali o tour segue para uma plataforma em uma comunidade ribeirinha para conhecer um pouco mais dos pirarucus.
As experiências maravilhosas continuaram neste tour. Visitamos a Tribo Tuiuca onde vimos uma demonstração de algumas danças e ouvimos sobre o significado delas. Emocionante!
Na Tribo Tuiuca havia artesanatos à venda. Aqueles que desejaram, receberam uma pintura no rosto tradicional e/ou puderam fotografar com animais silvestres que convivem com a comunidade.
Após o almoço, fomos observar algumas vitórias-régias na natureza enquanto o guia nos contava alguns fatos sobre estas lindas plantas.
Fontour
Whatsapp: +55 92 8252-5000
Confira também: Tour pelo Rio Negro
Onde comer
No Largo de São Sebastião há muitas opções de restaurantes. Já mencionei algumas vezes aqui no blog que sou vegetariana, então vou citar estabelecimentos com opções para mim.
Almocei duas vezes no Piaf Restaurante e Café. Eles oferecem desde o café da manhã ao jantar. No almoço, há a opção self service que poderia custar 15 reais para pratos com até dois pedaços de carne (este foi o valor que paguei por não consumir carnes).
Piaf Restaurante e Café
Endereço: Rua 10 de Julho, 443 – Centro, Manaus
Funcionamento: de segunda a sábado de 10h às 23h
Na Tacacaria Amazônia havia duas opções veganas e provei o purê amazônico que estava delicioso!!! Os pratos custavam em média 38 reais.
Tacararia Amazônia
Endereço: Rua 10 de Julho, 503 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado de 10h30min. às 22h30min. e domingo de 14h30min às 22h30min.
Para uma noite especial, recomendo o Restaurante Caxiri tem bons pratos e uma vista privilegiada para o Teatro Amazonas.
Restaurante Caxiri
Endereço: Rua 10 de Julho, 495 – Centro
Funcionamento: terça a sábado de 11h30min às 15h e de 19h às 22h | domingo 11h30min às 15h
Se quiser aproveitar um ambiente com música ao vivo, recomendo o Tambaqui de Banda. Lá só havia uma opção vegetariana, mas a porção era generosa e estava bem saborosa.
Tambaqui de Banda
Endereço: R. José Clemente, 596 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado de 11h às 23h | domingo de 11h às 22h
Sim, há muito o que fazer em Manaus! Espero que estas dicas ajudem a organizar o seu roteiro! Selecione as atividades que são imperdíveis para você e tenha uma linda viagem!
LEIA TAMBÉM
Passeio de um dia em Manaus: botos, Encontro das Águas e tribo indígena
Praia da Lua e Praia da Ponta Negra em Manaus
O que não fazer em uma trilha ou camping
10 cuidados para evitar riscos em cachoeiras
8 destinos no Brasil para quem ama história
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem