Comidas Tradicionais de Minas Gerais
Minas Gerais é muito conhecido pelas suas belezas naturais, cidades históricas e hospitalidade, mas o grande destaque do estado é a famosa comida mineira. Quem nunca apreciou alguma iguaria mineira que atire a primeira pedra. Além de muito conhecida no país, a comida mineira também tem destaque em muitos restaurantes fora do Brasil. Conheça um pouco sobre as comidas tradicionais de Minas Gerais!
A comida mineira utiliza muitos ingredientes locais e frescos, alguns podem ser encontrados até nos quintais. Mandioca, carne de porco, leite, feijão, pequi, couve e feijão são alguns dos ingredientes mais comuns encontrados na culinária mineira.
1 – Feijão tropeiro
O feijão tropeiro é um dos pratos mais conhecidos da culinária mineira. O prato surgiu no período colonial e recebeu esse nome pois era a comida que os tropeiros comiam nas longas viagens que faziam. Esse prato tem como ingredientes principais o feijão, farinha de mandioca, ovo, torresmos, couve e carne de porco.
2 – Frango ao molho pardo
O frango ao molho pardo tem origem na África, mas ficou popular nas grandes fazendas mineiras. As cozinheiras, em sua maioria africanas, faziam essa receita pois era considerada uma comida forte e que sustentava bem, ideal para alimentar os viajantes que chegavam nas fazendas mineiras. Esse prato tem como ingredientes principais o frango e seu sangue.
3 – Frango com ora-pro-nobis
O frango é um alimento comum em todo o Brasil. O ora-pro-nóbis é um vegetal achado em grande quantidade em Minas Gerais. São ricos em vitaminas e proteína, então juntando os dois ingredientes temos uma receita saborosa, nutritiva e em conta.
4 – Frango com quiabo
O frango com quiabo é um prato queridinho dos mineiros e geralmente é acompanhado do tradicional angu, que em alguns lugares é conhecido como polenta. O quiabo é encontrado com facilidade em Minas e combina muito bem com o frango cozido.
5 – Leitão a Pururuca
A Pururuca é um petisco da comida caipira de Minas Gerais. É aquela pele de porco desidratada frita e crocante que faz croque croque, quando mastigamos. Ele é um ótimo aperitivo para quem gosta de tomar uma cervejinha. O nome Pururuca, também é usado para a forma como é preparado o porco. Ele é assado inteiro na churrasqueira ou lenha.
6 – Tutu a mineira
O Tutu à Mineira é um dos pratos mais apreciados pelos mineiros. Uns dizem que este prato teve sua origem na culinária dos escravos e que ele é o precursor da feijoada. Independente desse fato ser verdadeiro ou não, o Tutu é um dos pratos mais tradicionais dos mineiros. O prato consiste em feijão batido, engrossado com farinha e acrescido de bacon, linguiça, ovos e cheiro verde.
7 – Vaca atolada
A vaca atolada é uma comida típica de Minas Gerais, mas também faz sucesso em outros estados. Esse prato tem origem nos tempos coloniais, onde os alimentos eram limitados e os mais pobres tinham acesso a partes menos nobres do boi como a costela, que cozida junto com a mandioca deu origem ao prato.
8 – Pão de queijo
O pão de queijo surgiu quando as cozinheiras das grandes fazendas não tinham muito acesso à farinha de trigo. A fim de solucionar o problema, começaram a usar a farinha de mandioca (polvilho). Acrescentavam ovos, queijo e leite, enrolavam e assavam, criando pães que caíram no gosto popular e até hoje é uma das comidas típicas mineira mais popular no Brasil.
9 – Doce de Tacho
Minas Gerais é famosa por seus doces de frutas e leite. O tradicional método de preparo no tacho de cobre e fogão a lenha ainda é usado no interior. Os doces mais comuns são de abobora, mamão, laranja, goiaba, pé de moleque e doce de leite. O doce de leite do estado é considerado o melhor do país e é reconhecido como patrimônio imaterial de Minas Gerais.
10 – Queijo Minas Artesanal
Minas Gerais é o maior centro produtor de queijo do país. A produção de queijo no estado é milenar e vêm desde a descoberta do ouro no estado. Produzido principalmente em quatro regiões – Serro, Serra da Canastra, Serra do Salitre e Campo das Vertentes, a produção no estado é de mais de 200 mil toneladas ao ano, o que coloca o Brasil como o sexto maior produtor de queijo do mundo. Não deixe de experimentar o queijo com goiabada e/ou doce de leite. Essa é a misturinha mineira agridoce mais famosa do estado.
11 – Bambá de Couve ou Caldo de Couve
Essa é a comida típica mineira que surgiu na histórica cidade de Ouro Preto. Confesso que essa é a comida que mais me remete a minha infância. Minha mãe fazia muito, principalmente nos dias frios. A receita tradicional é um caldo grosso preparado com fubá, costelinha e couve, mas como essa é uma receita que surgiu da necessidade e escassez de alimento, ela sofre adaptações o tempo todo. Minha mãe por exemplo não fazia com costelinha e sim com queijo. Você pode colocar linguiça, lombo, torresmo etc. Essa é uma receita muito saborosa, que sustenta e esquenta nos dias frios.
Encontre o seguro viagem ideal para você!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
O turismo gastronômico têm ganhado força em Minas Gerais. A comida mineira é especial, não é por acaso que é consumida no Brasil inteiro. Não deixe de conhecer Minas Gerais e sua gastronomia. Nosso tempero é especial e conquista os que o experimentam. Aprecie a maravilhosa comida mineira!
Confira aqui o link para reserva do passeio guiado gratuito em Belo Horizonte:
LEIA TAMBÉM
10 Cidades Históricas em Minas Gerais
O que fazer em Minas Gerais: 15 Destinos mais Procurados
Uma viagem na história do Brasil por Minas Gerais