Skip to content

O que fazer em Minas Gerais: 15 Destinos mais procurados

Minas Gerais é um estado repleto de belezas naturais, com uma cultura e história marcantes em nossa nação. Conhecida pela culinária, cachoeiras e hospitalidade dos mineiros, Minas é um estado que merece destaque no turismo nacional. Existem muitos destinos famosos em Minas Gerais. Vamos facilitar a vida de quem deseja visitá-lo e apresentar 15 destinos que são muito procurados pelos turistas.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

1 – Capitólio

Capitólio em Minas Gerais
Uma das lindas cachoeiras do Cânion em Capitólio Minas Gerais.

Podemos dizer que nos últimos anos, esse é um dos destinos mais queridinhos de Minas Gerais. A uma distância de 282 km da capital Belo Horizonte (BH), Capitólio, conhecida como Mar de Minas, possui o Lago de Furnas como protagonista. Repleto de cachoeiras e cânions a cidade é muito linda e atrai visitantes do Brasil inteiro. Temos dicas de 7 coisas que você precisa saber antes de visitar Capitólio.

Encontre pousadas em Capitólio!

2 – Ouro Preto

Ouro Preto em Minas Gerais
Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência em Ouro Preto-MG.

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais famosas do Brasil. A cidade fica a aproximadamente 100km de BH. É uma das cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais, e recebe um grande número de turistas estrangeiros. Ouro Preto, nos oferece uma riqueza cultural, natural e histórica  muito grande, ela é reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. Confira o que fazer em Ouro Preto!

Encontre pousadas em Ouro Preto!

3 – Tiradentes

Fonte da imagem

Localizada a 190km de BH, Tiradentes é considerada uma cidade histórica muito romântica. O destino é muito escolhido pelos casais que querem passar um bom momento a dois. Tiradentes está entre montanhas e possui um clima muito gostoso. A paisagem é linda e a riqueza cultural e artística é muito grande. Passeio de charrete e maria-fumaça são alguns dos atrativos que a cidade oferece.

Encontre pousadas em Tiradentes!

4 – Belo Horizonte

Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte
A Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte, é uma das mais famosas construções do arquiteto Oscar Niemeyer.

Belo Horizonte, capital mineira, é um dos locais mais visitados pelos turistas. Belo Horizonte é uma cidade com diversos pontos turísticos culturais e gastronômicos. O Mercado central, Igrejinha da Pampulha e Circuito cultural da Praça da Liberdade, são alguns dos pontos turísticos imperdíveis para quem visita a capital. Veja um roteiro de dois dias em Belo Horizonte!

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

5 – Congonhas

Santuário do Bom Jesus do Matozinhos em Congonhas-MG
Santuário do Bom Jesus do Matozinhos em Congonhas-MG

Congonhas é conhecida internacionalmente por conter as estátuas dos 12 profetas,  esculpidas pelo famoso artista Aleijadinho. As obras ficam no Santuário do Bom Jesus do Matozinhos e são reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Congonhas fica a 80km da capital BH e possui diversos outros atrativos como o Parque das Cachoeiras e o Museu de Congonhas. Saiba mais sobre a cidade de Congonhas!

Encontre pousadas em Congonhas!

6 – Inhotim-Brumadinho

Museu Inhotim em Brumadinho-MG
Museu Inhotim em Brumadinho-MG

Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo, e fica na cidade de Brumadinho, região metropolitana da capital BH. Posso dizer com absoluta certeza que esse é um dos lugares mais lindos que já visitei. O museu possui diversas obras de arte a céu aberto, algumas galerias e muita beleza natural. Ele é parada obrigatória para quem visita BH e região. Saiba como é a visita ao Museu Inhotim!

Encontre pousadas em Brumadinho!!

7 – Mariana

Igreja São Francisco de Assis e Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Mariana.
Igreja São Francisco de Assis e Santuário de Nossa Senhora do Carmo em Mariana-MG.

Mariana é uma cidade histórica que fica bem perto de Ouro Preto. A cidade possui um  patrimônio histórico, religioso e cultural muito grande. Um dos grandes atrativos da cidade é a Mina da passagem. Ela é a maior mina de ouro aberta a visitação pública do mundo. A Mina possui um maravilhoso lago de águas cristalinas,  formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis. Pra quem curte mergulho em caverna, lá  também é uma boa opção. Saiba mais sobre a cidade de Mariana!

Encontre pousadas em Mariana!

8 – Carrancas

Carrancas em Minas gerais
Cachoeira da Zilda em Carrancas-MG

Destino favorito de quem gosta de ecoturismo. A cidade é considerada a terra das cachoeiras. Localizada no Sul de Minas  a cerca de  300 km de Belo Horizonte, Carrancas é repleta de belezas naturais. A  cidade é linda, bem estruturada e muito hospitaleira. Possui cachoeiras lindíssimas, que já foram cenários de 9 novelas globais. Veja o que fazer em Carrancas!

Encontre pousadas em Carrancas!

9 – Lavras Novas

Represa do Custódio em Lavras Novas-MG
Represa do Custódio em Lavras Novas-MG

Lavras Novas é distrito de Ouro Preto. O distrito fica a 117km de BH e é um destino considerado super-romântico. Repleto de pousadas e hotéis que investem nessa fama, Lavras Novas fica entre as montanhas e possui muita beleza natural, ideal para quem busca um lugar tranquilo, com bons restaurantes e vista deslumbrante. O distrito é muito visitado por quem está em Ouro Preto e região. Com muitas cachoeiras e mirantes, Lavras Novas é um ótimo lugar para conhecer. Veja quais são as principais atrações em Lavras Novas!

Encontre pousadas em Lavras Novas!

10 – São Tomé das letras

Mirante em São Tomé da Letras-MG
Mirante em São Tomé da Letras-MG

São Tomé das Letras é uma cidade do Sul de Minas, considerada por muitos, um local místico. Boa parte dos turistas que visitam a cidade, vão atrás de experiências paranormais. Além desse lado místico famoso, São Tomé possui uma beleza natural incrível. A cidade está no topo de uma montanha de pedra e possui uma vista de tirar o folego. Ela é repleta de cachoeiras, grutas, picos e muitos outros atrativos. Saiba mais sobre a cidade de São Tomé das Letras!

Encontre pousadas em São Tomé das Letras!

11- Santuário do Caraça

Santuário do Caraça em Catas Altas-MG
Santuário do Caraça em Catas Altas-MG

O Santuário do Caraça fica em Catas Altas a 120km de BH.  Ele é considerado uma das 7 maravilhas da Estrada Real. O Caraça possui belezas naturais,  culturais e artística, além de  muitas opções de trilhas, cachoeiras e uma paisagem  de tirar o fôlego. O Caraça abriga a primeira Igreja Neogótica do Brasil, um museu, vários jardins e uma pousada para quem quiser passar um tempo por lá, o que é uma ótima opção, pois é necessário vários dias para conhecer todo o Santuário. Saiba mais sobre o Santuário do Caraça!

Hospede-se no Santuário do Caraça!

12 – Serra do Cipó

Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó-MG
Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó-MG

A Serra do Cipó é um distrito do município de Santana do Riacho e está a 92km de Belo Horizonte. É um dos destinos mais visitados pelos moradores de BH e região metropolitana, por causa da facilidade do acesso. O Distrito é cheio de belezas naturais, tendo muitas opções de cachoeiras e trilhas. Saiba o que fazer em um fim de semana na Serra do Cipó!

Encontre pousadas na Serra do Cipó!

13 – Pico da Bandeira – Alto do Caparaó

Pico da Bandeira no Alto do Caparaó-MG
Nascer do Sol, visto do Pico da Bandeira!

O Pico da Bandeira fica na cidade do Alto do Caparaó em Minas Gerais, na divida com o  estado do Espirito Santo. Uma parte do pico, se encontra no lado capixaba. Esse é um destino muito querido pelos aventureiros, pois o Pico da Bandeira é o terceiro maior pico do país. Muitos visitantes o buscam,  com o objetivo de embarcar na aventura que é chegar até o pico. A maioria busca curtir o pôr ou o nascer do sol de cima do pico o que eu posso afirmar, ser algo maravilhoso de ver. Saiba como é subir o Pico da Bandeira!

Encontre pousadas no Alto do Caparaó!

14 – Circuito das grutas

Minas Gerais possui um Circuito das Grutas que abrangem  14 municípios. Eles oferecem atividades em grutas e arredores, que incluem trilhas, escaladas, museus e caminhadas. Minas Gerais, tem lindas grutas e as mais conhecidas ficam bem perto da capital Belo Horizonte. O circuito recebe visita de vários grupos de turista do Brasil e do Mundo. Os principais destinos do Circuito são:

Gruta da Lapinha: Parque Estadual do Sumidouro 

Gruta da Lapinha em Lagoa Santa-MG
Gruta da Lapinha em Lagoa Santa-MG

Localizada na cidade de Lagoa Santa, a 50km de Belo Horizonte e 30km do Aeroporto Internacional em Confins.  A gruta é considerada o principal atrativo do parque e foi eleita uma das sete maravilhas da Estrada Real. Além da gruta, que é linda, o Parque do Sumidouro possui uma beleza natural muito grande, com passeios guiados que valem a pena fazer.

Gruta Rei do Mato

Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas-MG

A Gruta Rei do Mato está localizada no município de Sete Lagoas que fica a 68km de Belo Horizonte.  Essa é uma das maiores grutas do circuito, possui salões enormes, com  grande profundidade.

Gruta do Maquiné

Gruta do Maquiné em Cordisburg- MG
Gruta do Maquiné em Cordisburg- MG

A gruta está localizada na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais, a 120km da capital Belo Horizonte. A gruta está em meio a uma natureza exuberante. Ela possui 650m de extensão mas, a visita só ocorre em 400m dela. Possui salões amplos com muitas esculturas naturais. A estrutura é ótima para receber os turistas.

15 – Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro-MG
Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato dentro é considerada a capital Mineira do Ecoturismo. A cidade fica a 165km da capital BH. É famosa por possuir uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil: Cachoeira do tabuleiro.

Além do ecoturismo a cidade também possui entretenimento para quem gosta de cultura e história. Seu Centro histórico é muito rico, com belíssimas igrejas. A cidade é grande produtora de cachaça e queijos, que já foram premiados internacionalmente, sendo assim uma boa opção para o turismo gastronômico. Veja o que fazer em Conceição do Mato Dentro!

Encontre pousadas em Conceição do Mato Dentro!

Minas Gerais oferece opções para diversos tipos de público.  Essas são apenas algumas cidades turísticas que selecionamos no estado, mas existem muitas outras, que também recebem muita atenção dos turistas e são lindas. Inspire-se com um roteiro de viagem de 7 dias por Minas Gerais no Brasil! Visite Minas gerais!

Oh, Minas Gerais
Oh, Minas Gerais
Quem te conhece não esquece jamais
Oh, Minas Gerais…(Tonico & Tinoco)

 

LEIA TAMBÉM

Os 4 mais belos Santuários de MG

Viagem na História do Brasil por Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

4 Lugares impressionantes em Minas Gerais



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.