Skip to content

Cuidados com os cabelos: No e Low Poo

Em viagens longas, incluímos na bagagem produtos de cuidados pessoais e nisto incluem-se produtos para cuidados dos cabelos. É importante selecionar os itens que realmente serão necessários, assim como, por exemplo, é aconselhável selecionar apenas as roupas que irá utilizar. Em uma viagem no estilo mochilão, carregar coisas desnecessárias é realmente uma grande furada.

Sou adepta de uma técnica de tratamento dos cabelos diferenciadas. Eu, Denise, sou adepta do Low Poo (pouco xampu), uma técnica de cuidados capilares em que não são usados xampus com sulfato e demais produtos com derivados de petróleo como parafina líquida e óleo mineral. Atualmente, há muitos adeptos da técnica No Poo (sem xampu) em que o uso do xampu é abolido, não há uso de derivados de petróleo e silicones insolúveis. Para higienização dos fios, os adeptos desta técnica fazem co-wash, ou seja, lavagem com condicionador. Para tal, é necessário escolher um condicionador sem silicones em sua fórmula. Aderir à técnica requer o hábito de ler os rótulos antes de comprar os produtos. Há alguns grupo no Facebook com diversas orientações sobre as técnicas como Rotina Saudável e No/Low Poo – Sem xampu/Pouco xampu. Nestes grupos, é possível tirar dúvidas e conhecer os produtos que são liberados para as técnicas.

Crespa
Em algum lugar em Idaho (EUA)

Depois que aderi à técnica, passei a realizar cronograma capilar, incluindo na minha rotina dias para hidratação, nutrição e reconstrução. Confesso que gosto de fazer as etapas do cronograma; para mim é uma espécie de terapia. Porém, preciso repensar isso para os momentos em que estou viajando. Como disse, é preciso selecionar os produtos que serão essenciais e entender que não rola fazer cronograma capilar em hostel. Quando viajei para o Chile, fiquei hospedada em lugares diferentes e dividia o banheiro com outras pessoas. Logo, não podia gastar muito tempo com cuidados capilares. Levei um xampu, um condicionador, um creme de pentear e um umidificador de cachos. Parar o cronograma capilar durante a viagem em nada deixou minhas madeixas maltratadas. Tenho uma teoria de que felicidade faz bem aos cabelos e deve ser incluída no cronograma capilar.

Quando viajei para a África do Sul (leia os posts sobre Cidade do Cabo, Joanesburgo e um dia de safari), fiz tudo diferente, pois fiquei hospedada em um apartamento alugado. Fui preparada a seguir o cronograma capilar, afinal de contas, não iria dividir o banheiro com outros viajantes. Levei glicerina, óleos, máscara de hidratação… Assim que abri a mala, percebi que esta não havia sido uma das melhores ideias que tive. Os óleos e as máscaras vazaram… Foi uma melecada só! Todo conjunto da obra dos trabalhadores que jogam as malas sem pudor e questões relacionadas à pressão no avião contribuíram para isso. Observei que nunca tive acidentes com produtos de cabelos em embalagens de plástico em que a tampa abre quando puxamos e fecha quando pressionamos como  alguns da marca Yamasterol.

Recomendo que, para viagens, sejam feitas escolhas práticas dos produtos que serão realmente utilizados. No meu caso, por exemplo, escolho ter em viagens um Yamasterol para co-wash e auxílio para manter os cachos no day after (dia depois da lavagem ou de algum cuidado), xampu Less Poo Yamá, um creme da linha Amo Cachos da marca Griffus e um umidificador, atualmente uso Ativador de cachos leite de Coco Yamasterol. Ps: não esqueça que não pode carregar nada com mais de 200ml na bagagem de mão.

Low poo
Em Maracajaú (Rio Grande do Norte)

O que é absolutamente necessário? Antes de qualquer coisa a adoção da técnica não significa uma ditadura de cuidados. Do que valeria um cabelo incrível de uma pessoa que não viveu momentos incríveis? Quando mergulhei nas águas sul africanas, meu cabelo ficou muito ressecado… Vivi o momento e algum tempo depois, quando voltei para casa, fiz uma reconstrução e corri atrás do prejuízo. Viva as experiências, afinal de contas, muitas das coisas boas da vida deixam o cabelo bagunçado.

LEIA TAMBÉM:

10 dicas para ser feliz sem viajar

Por que viajar faz bem?

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Gostou deste post?!? Compartilhe no Facebook e Twitter !

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu seguro viagem com o cupom de desconto CHICASLOKAS5 na Seguros promo 



Booking.com

 

aluguel de carro
Faça cotação para aluguel de carro para sua próxima viagem!

Real Seguro Viagem

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.