Santiago e Mendoza parte VI – Mendoza dia 3

Demorou, eu sei…ta rendendo… Mas dessa vez eu quis caprichar pra dar muitaaaaa dica! Vamos recapitular o que temos até agora:

Santiago e Mendoza parte I – Santiago

Santiago e Mendoza parte II – Vina Del Mar e Valparaíso bate e volta

Santiago e Mendoza parte III – O Vale Nevado

Santiago e Mendoza parte IV – Mendoza dia 1

Santiago e Mendoza parte V  – Mendoza dia 2

Então…no terceiro dia em Mendoza fomos finalmente conhecer outras vinícolas, a fama do lugar. Minha amiga Emile tinha me dado dicas de vinícolas, mas basicamente me garantiu que seria bom. Eu fiquei bem tranquila porque sabia que teríamos várias agências na cidade que fazem o serviço. De fato, andando pelo centro ao redor das praças você encontra vários anúncios dos tours de vinícolas, para os mais variados bolsos, se é que você me entende…Demos uma olhada ao redor, mas o hotel em que estávamos oferecia um tipo de tour também. Compramos o tour do hotel: teríamos o transporte em van e o tour sairia no fim da manhã. Excelente pra nós.

Assim, para variar, acordamos cedo e fomos passear pelas praças de Mendoza. A gente já tinha visto por alto (literalmente!) no city toour do primeiro dia, mas agora queríamos fotografar. Uma curiosidade: Mendoza já sofreu com um terremoto muito violento em 1861. Assim, as praças da cidade também são “pontos seguros” para ir em caso de tremores de terra.

Além da Plaza Independencia de que já falei nos outros posts da cidade, existem mais  4 praças principais: a Plaza Chile, a Plaza Espanha, a Plaza San Martin e a Plaza Italia

Mapa do centro de Mendoza no Google Maps

Claro, Mendoza tem outras praças também, mas visitamos e fotografamos estas 😉

Aí estão alguns registros deste dia:

Chafariz da Plaza Chile
Plaza Espanha

Depois finalmente foi hora do passeio! Foi realmente muito boa nossa escolha de ir pelo hotel. Não me lembro exatamente o valor do passeio, mas estavam incluídas as degustações nas vinícolas, as entradas e o transporte. Foi algo em torno de R$100 a R$150,00 por pessoa ou menos… Fomos para a região de Maipu. Passamos por belas paisagens, o guia foi muito agradável e visitamos duas vinícolas – Vistandes e….., e tambem visitamos uma fábrica de azeite artesanal e passas, a Pasrai, além de no final uma loja de doces e licores caseiros. Devo dizer que nenhuma das degustações foram “miseráveis”! Beeeeem ao contrário, foram fartas. Os vinhos foram servidos em porções generosas, pelo menos dois tipos de cada vinícola.

Vistandes

A Vistandes tem um ar todo moderninho, você entra e sente aquela sensação de “lugar limpo”. Uma vista maravilhosa para o parreiral atrás dos vidros. A gente pode visitar só uma partezinha da plantação com a guia do lugar e depois a gente vê a fabricação. Em seguida vem a degustação e você tem um tempinho pra comprar algo que agradar…vinho, claro.

Parte da plantação – não se pode passar deste ponto
Entrada. Olha o pontinho vermelho bem no meio – sou eu!
Hall de entrada
Na adega – uma pequena aula antes da degustação

Vinícola orgânica – Vina El Cerno

Eu nem sabia que se usavam tantos produtos químicos para acelerar o processo de produção dos vinhos. Pois são muitos. Mas existem vinícolas de produção mais artesanal e caseira. A    é uma dessas. O vinho realmente tem sabor diferente. Eu não sou enóloga, mas gostando de vinhos a gente acaba aprendendo a diferenciar. E estes tinham um toque a mais sim senhor!

Entrada super fofa e com cara de fazenda antiga. O maquinário antigo fica exposto
Lojinha e ambiente de degustação
No começo da escada que desce para a adega. Tudo com um toque rústico e antigo

Pasrai

Na Pasrai degustamos paezinhos com pastas e azeites saborizados, além de uvas passas puras -brancas e escuras , além das cobertas de chocolate, tudo à vontade. Claro, tinha tudo pra vender lá também.

Entrada da fábrica

Prensas e máquinas para extração do azeite
Jardim da Pasrai

Lojinha de Doces e Licores

Prateleiras abarrotadas de doces e licores…uma das paredes 😉
Fabricação de absinto e garrafa de degustação (eu não tive coragem, 70% de teor alcoólico!)
Detalhe do rótulo do absinto. Quanto será que tem que beber para chegar ao ponto de ver a mulherzinha verde?!

Ah, a lojinha de doces e licores! Era na casa da senhorinha, as prateleiras despencando de doces. Doces de leite com coco, chocolate, whisky…Olha, sou mineira e adoro doce de leite. Mas esse com whisky é coisa forjada no céu. Se tem comida no céu, tem desse doce! Experiência quase de como são os locais, porque a vendinha é em frente à casa da senhorinha, que recebe a gente no maior carinho. Além do doce de leite e licores, havia geleias, compotas (de azeitona doce até!), pimentas, absinto (sim, produzido por ela!). Eu infelizmente não me recordo o nome e o endereço, mas se você adquirir o tour pelo Grand Hotel Venus, onde ficamos, é possível visitar.

No final desse dia a fome custou a chegar e nosso jantar foi lá por perto do hotel. E de novo com vinho, e de novo foi ótimo! Vou escrevendo aqui e vai dando uma saudadezinha muito boa dessa viagem 😉

Quais as suas viagens que deixaram saudades? Ah, conta vai…E segue a gente no Instagram e no Facebook!

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!