Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro
Para além dos pontos turísticos famosos, na cidade do Rio de Janeiro há muitos museus que fazem parte da preservação da memória do nosso país. O Museu de Imagens do Inconsciente no bairro do Engenho de Dentro pode ser definido como um tesouro para vários campos de conhecimento- como a psicologia e a medicina – e cuja história dividirei com vocês neste post.
Encontre hotéis no Rio de Janeiro!
Vá, mas o faça com a mente aberta…
Tive a oportunidade de visitar o Museu de Imagens do Inconsciente em maio de 2019. Está localizado no antigo Hospital Psiquiátrico D. Pedro II, atualmente chamado de Instituto Municipal Nise da Silveira. Logo, dependendo de qual acesso você utilizar para entrar, vai ver alguns pacientes psiquiátricos que são atendidos por lá. Conforme mencionado na descrição do meu perfil, sou professora da Educação Especial, logo estou acostumada a lidar com pessoas que tenham um funcionamento diferenciado do considerado normal. Sei que muitos não têm pessoas dessa forma em seu ciclo de convivência, mas ter empatia é algo simples, não é?!?
A história de Nise da Silveira
O museu, a luta antimanicomial, o uso de terapias alternativas… Para falar destes tópicos é necessário falar um pouco da história de Nise da Silveira. Ela era médica especialista em psiquiatria. Durante a ditadura Vargas, foi afastada das suas atividades. Após ser anistiada em 1944, ela voltou ao serviço público. Chegando ao hospital, a médica se deparou com o uso de métodos considerados modernos na época como a lobotomia e o eletrochoque.
Por não acreditar na eficácia desses tipos de tratamentos, Nise da Silveira investiu em outras formas de terapia relacionadas às artes. Em 1946, ela fundou a Seção Terapêutica Ocupacional.
É possível que aí tenha contribuído também minha experiência de prisão, porque todo preso procura uma atividade, senão sucumbe mentalmente (Nise da Silveira).
A partir do trabalho de Nise, muitos pacientes psiquiátricos foram estimulados a produzir artes. Resultado: atualmente o museu dispõe de um acervo de mais de 350 mil obras.
O Museu de Imagens do Inconsciente
No Museu de Imagens do Inconsciente, os visitantes encontram obras de pacientes acompanhados pela própria Nise da Silveira, além de terem a oportunidade de conhecer um pouco de suas histórias.
Um dos artistas que conviveram com Nise da Silveira foi Fernando Diniz. Natural da Bahia e nascido em 1918, teve sua primeira internação em 1944 sob alegação de ter nadado nu em Copacabana. Passou a frequentar a Seção de Terapêutica Ocupacional em 1949. Algumas de suas obras estavam disponíveis no dia da minha visita.
Há também obras de artistas contemporâneos como Elisama Carneiro Arnold, nascida em 1963. Ela passou sua vida no bairro de Madureira. Frequentava o barracão da Escola de Samba Império Serrano e gostava de fazer escavações neste terreno. Sem saber, realizava um trabalho arqueológico! Ingressou no Instituto Municipal Nise da Silveira em 1994. Nas palavras de sua descrição no museu “…retornou ao labor arqueológico, mas, desta vez, desvendando imagens dentro do próprio interior”.
O Museu de Imagens do Inconsciente funciona de terça a sábado de 10h às 16h. A entrada é gratuita. Para visitas guiadas, é necessário entrar em contato.
Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro
Telefone: (21)3111-7467
Este texto faz parte de uma blogagem coletiva onde diversos blogueiros escreveram sobre diferentes museus pelo mundo – Museum Week. Para acessar outros posts sobre outros museus, confira a lista abaixo:
Cantinho de Ná – Museus em Nashville
Destinos por onde andei – Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver?
Viagem Lado B – Museu do Futebol
Uma Viagem Diferente – 5 Museus para conhecer em Santiago do Chile
Foco no Mundo – Museus em Nova York: 5 opções imperdíveis que fogem um pouco do comum
Mapeando Mundo – Museum Week 2019: Top 5 museus para ver Monet
Tripping Unicorn – Museu das Civilizações Asiáticas em Singapura
Viagens Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina
Pelo Mundo com Manu – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum teamLab Borderless
Mulher Casada Viaja – Um dia no Museu Catavento de São Paulo
Fui ser Viajante – Museus de Madrid: como visitar os mais famosos de graça!
Vamos Por Aí – Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca para crianças
Dani Turismo – Museu Emílio Goeldi em Belém
Trilhas e Cantos – Os Museus de Zagreb, na Croácia
Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos na cidade do Rio de Janeiro:
- Free tour pelo Centro Histórico e Lapa
- Free tour pelo bairro de Santa Teresa
- Free tour da herança africana + samba da Pedra do Sal
- Free tour por Copacabana e Ipanema
Veja mais opções de passeios no Rio de Janeiro!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
5 dicas do que fazer no Rio em dias de chuva
Como é assistir a um jogo no Engenhão
Guia completo de hotéis no Rio de Janeiro
O que fazer no Rio de Janeiro perto do metrô
O que fazer no Rio de Janeiro com cachorro
10 dicas de lugares para conhecer no mesmo dia no Rio de Janeiro
15 curiosidades sobre os cariocas
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
Achou este texto importante?!? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem