Skip to content

10 dicas do que fazer em Búzios

Búzios, a cidade que fez a atriz Brigitte Bardot se apaixonar é conhecida mundialmente por suas belezas. Neste post vou falar de alguns atrativos deste destino na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro e dar algumas dicas para aproveitar o melhor deste destino em uma viagem em família.

Eu já estive na cidade antes e até escrevi um post dando dicas para aproveitar o melhor de Búzios. Tive a oportunidade de voltar à cidade em janeiro de 2020 com meu marido, Joel, minha mãe, Glória e meu pet, Bandit. Um outro momento de vida, um outro tipo de viagem… Neste post darei algumas dicas para você que deseja levar a família para esta linda cidade.

Como chegar

As passagens aéreas mais acessíveis para perto da cidade de Búzios são para os aeroportos Galeão e Santos Dumont, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro. Logo, se vier de avião ao estado vai precisar de outro meio de transporte para chegar à cidade.

Você pode ir para Búzios em um ônibus da Viação 1001. Há ônibus quase que de hora em hora e a viagem de ônibus da Rodoviária Novo Rio (cidade do Rio de Janeiro) a Búzios dura cerca de 2h30min. Costuma ser fácil adquirir passagens.

Como estava com minha mãe e pet, optamos por alugar um carro. Excluindo as paradas, a viagem de carro durou aproximadamente duas horas. A principal vantagem de ter um carro foi o fato de termos mais autonomia para conhecer praias relativamente distantes. Confira dicas para aluguel de carro e faça cotação com a Rentcars.com!

Há também a opção de solicitar um transfer de ida e volta do aeroporto Galeão ou do Santos Dumont. (use o cupom CHICASLOKAS e ganhe desconto). Esta pode ser uma boa opção caso não queira e/ou possa dirigir, além de ser uma escolha confortável. Reserve agora seu transfer Rio x Búzios com a Tourshop!

Onde ficar

Pesquisei por hospedagens pet friendly em Búzios e encontrei a Pousada Bella Vista Eco Experience. Uma vista maravilhosa, um ótimo café da manhã… Além disso, um ótimo lugar para deixar o seu cãozinho correr feliz em meio ao verde (Bandit fez isso).

búzios onde ficar
Vista da Pousada Bella Vista Eco Experience

Um ponto que vale considerar, é que a pousada não é muito acessível para pessoas com dificuldades de locomoção, por causa das escadas e das elevações do solo. Minha mãe tem algumas dificuldades para se locomover e tivemos que apoiá-la durante as caminhadas na pousada. Mesmo assim, ela gostou muito do espaço.

búzios pousada
Café da manhã da Pousada Bella Vista Eco Experience

A Pousada Bella Vista Eco Experience fica numa rua em um morro. Logo, é aconselhável ficar nesta opção caso tenha veículo próprio, a não ser que não se importe em descer e subir ladeiras.

Se preferir, pode buscar outros hotéis em Búzios!

O que fazer em Búzios?

Trouxe aqui algumas dicas baseadas no que fizemos, mas claro, não foi possível esgotar as possibilidades, visto que Búzios tem mais de 20 praias. Além disso, durante nossa estada lá, tivemos alguns dias de chuva, mas nada que estragasse nossa viagem. Mesmo em dias chuvosos, é muito bom admirar a vista!

1 – Praia da Ferradura

búzios praia da ferradura
Praia da Ferradura

Águas calmas em um lindo cenário: a Praia da Ferradura foi uma das minhas prediletas. Como gosto de nadar e minha mãe não se sente confortável com ondas fortes, esta praia foi ideal para passarmos algum tempo.

Algumas pessoas estavam praticando atividades stand up paddle e caiaque. Certamente a Praia da Ferradura é uma das praia de Búzios que você precisa visitar!

2 – Praia Brava

búzios praia brava
Praia Brava

Esta praia costuma agradar praticantes de surfe. A Praia Brava é conhecida por suas ondas. Quando estivemos lá, o mar estava bem agitado e já havia tomado boa parte da areia. Uma praia muito bonita!

3 – Praia do Forno

búzios praia do forno
Praia do Forno

Esta praia se destaca pelas areias avermelhadas. Desta vez o tempo estava bastante nublado, nada convidativo para um banho de mar. Porém, tive a oportunidade de ir à Praia do Forno em um dia ensolarado muito tempo atrás e digo que vale a pena.

búzios praia do forno
Eu e Joel na Praia do Forno

4 – Praia da Foca

búzios praia da foca
Praia da Foca

Esta é uma praia pouco conhecida pelos turistas, mas de uma beleza ímpar. O acesso à Praia da Foca é por uma pequena trilha com certo nível de dificuldade para pessoas com limitações, logo fui apenas com Joel. Não ficamos muito tempo lá, mas valeu a pena conhecer este paraíso escondido em Búzios.

búzios praia da foca
Praia da Foca

A Praia da Foca é um verdadeiro tesouro!

5 – Praia de Geribá

Esta é uma das praias mais pops de Búzios. A Praia de Geribá é ideal para aqueles que procuram badalação.

búzios praia de geribá
Praia de Geribá

Há muitos guardassóis, cadeiras e vendedores para os banhistas que desejarem. Se você gosta de passar o dia em uma praia com opções de lugares para comprar comida e bebida, a Praia de Geribá é uma boa pedida.

6 – Orla Brigitte Bardot

Uma caminhada na Orla Brigitte Bardot é extremamente relaxante. É lá que está a estátua de mesmo nome que atrai muitos turistas.

búzios brigitte bardot
Num dia frio no ano de 2013 na Orla Brigitte Bardot

Há alguns restaurantes neste lugar, onde você pode apreciar a vista enquanto aproveita a sua refeição.

búzios orla brigitte bardot
Orla Brigitte Bardot

7 – Rua das Pedras

búzios rua das pedras
Rua das Pedras

Este local atrai muitos turistas principalmente à noite. A Rua das Pedras é viva, cheia de lojas e restaurantes. Este é um dos lugares de Búzios ideal para aqueles que procuram por badalação!

8 – Mirante de João Fernandes

búzios mirante de joão fernandes
Mirante de João Fernandes

Com uma vista esplêndida em 360º, o Mirante de João Fernandes é um dos atrativos mais populares de Búzios. Neste mirante há estacionamento e até uns vendedores de lembrancinhas.  Vale a pena ir ao local!

búzios mirante de joão fernandes
Eu e minha mãe no Mirante de João Fernandes

9 – Mirante do Forno

búzios mirante do forno
Mirante do Forno

Sim, Búzios é muito bem servida de mirantes. Mesmo em um dia nublado, o Mirante do Forno impressiona pelas vista privilegiada do mar, da vegetação… Leve alguma pessoa querida para admirar este lugar!

búzios mirante do forno
Eu e Bandit no Mirante do Forno

10 – Boa comida

Como de costume, trarei aqui alguns restaurantes com opções vegetarianas. Búzios tem muitas possibilidades para vegetarianos, inclusive com alguns restaurantes destinados a este público. Não deu pra conhecer todos, mas vamos a algumas boas recomendações.

Pra falar de comida boa, preciso citar o restaurante Vegano Carioca. Como o nome já diz, este estabelecimento familiar serve apenas refeições veganas.

A comida é deliciosa! Até minha mãe que é uma carnívora (sim, às vezes tenho que fazer um menu a parte quanto ela me visita), gostou bastante da comida! Eles trabalham com um menu por dia e o valor da refeição era de 25 reais.

vegano carioca búzios
A refeição do dia em que estivemos no Vegano Carioca

Vegano Carioca
Endereço: Estr. da Usina Velha, 23 – Village de Búzios, Búzios
Funcionamento: diariamente de 9h às 20h

Voltando a falar da Rua das Pedras, uma boa opção de restaurante é Lorenzo Pizzeria & Cantina. Com massas artesanais, este restaurante é bastante badalado.

búzios restaurante lorenzo
Uma deliciosa massa no Lorenzo Pizzeria & Cantina

Na ocasião, havia pratos principais a partir de 48 reais. O menu contava com uma boa variedade de pizzas e sobremesas.

lorenzo búzios
Joel caprichando na pimenta no Lorenzo Pizzeria & Cantina

Lorenzo Pizzeria & Cantina
Endereço: R. Manoel Turíbio de Farias, 40 – Centro, Búzios
Funcionamento: diariamente de 12h às 00h30min.

O Restaurante Don Quijote fica no hotel de mesmo nome. Com algumas opções vegetarianas este restaurante é uma boa opção para almoçar.

Quando estivemos lá, optei por um prato de quiche com salada que custou 28 reais. A média dos preços das refeições deste restaurante era de 40 reais.

Restaurante Don Quijote
Endereço: Estr. da Usina Velha, 300 – Centro, Búzios

Dicas importantes:

  • Nas praias de Búzios não é permitido levar cães. Quando fui à Praia de Geribá não havia avisos e levei Bandit. Pouco tempo depois, veio um funcionário da prefeitura me avisando sobre o fato. Já na Praia da Ferradura havia avisos. Enfim, mesmo que não haja avisos, seu amigo não poderá curtir a praia.
  • A cidade tem um sistema de estacionamento em que cada hora custava R$ 3,50. É possível adquirir um pacote com diversas horas para ter disponibilidade de parar em diversos lugares da cidade.
  • Durante grandes feriados e fins de semana, se estiver de carro, evite utilizar para sair à noite. No centro de Búzios, é muito difícil encontrar vagas para estacionar à noite nestas épocas.

Espero que estas dicas ajudem a organizar sua viagem. Búzios é uma cidade incrível com muito para ver e viver!

búzios
Descubra Búzios!

Encontre passeios em Búzios!

LEIA TAMBÉM:

Roteiro de um dia em Arraial do Cabo

15 lugares para visitar no estado do Rio de Janeiro

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter!



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Tourshop. Use o cupom CHICASLOKAS

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

passagens aéreas
Aproveite e pesquise passagens aéreas para sua próxima viagem!

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.