Skip to content

15 lugares para visitar no estado do Rio de Janeiro

Arraial do Cabo

Vivo na cidade do Rio de Janeiro e com frequência escrevo sobre seus atrativos. Para além das belezas da capital, o estado do Rio de Janeiro é repleto de lugares incríveis. Pelas suas 92 cidades, é possível ver e viver coisas únicas!

Neste post, separamos uma lista de 15 lugares incríveis para visitar no estado do Rio de Janeiro para ajudar a organizar sua próxima viagem. Trazemos os destaques de cada lugar para que você possa adequar seu roteiro aos seus desejos.

Faça cotação de aluguel de carro para viajar pelo Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Leia também: 3 lugares para fazer bate e volta no estado do Rio de Janeiro

1 – Paraty

Centro Histórico de Paraty
Centro Histórico de Paraty

Esta cidade é uma das minhas queridinhas. Paraty fica na região conhecida como Costa Verde. Os destaques da região são o Centro Histórico que ainda preserva características do Brasil Colônia e as diversas praias. Uma das localidades da cidade que atrai um grande número de visitantes é Trindade.

Trindade - PAraty
Praia do Meio em Trindade, Paraty

Para organizar sua viagem, confira o post com dicas para ver o melhor de Paraty.

Encontre pousadas em Paraty!

2 – Ilha Grande

Ilha Grande
Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande

Situada na região conhecida como Costa Verde, Ilha Grande fica na cidade de Angra dos Reis. Este verdadeiro paraíso só pode ser acessado através de embarcações. Este lugar se destaca pelas praias. Lopes Mendes, por exemplo, considerada uma das praias mais bonitas do mundo, fica localizada lá. Veja algumas dicas para visitar Ilha Grande.

Encontre pousadas em Ilha Grande!

3 – Teresópolis

Trilha Cartão Postal em Teresópolis
Vista da Trilha Cartão Postal em Teresópolis

Um dos destaques da cidade de Teresópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Lá há muitas trilhas e mirantes… Um destino para se manter em contato com a natureza. Além disso, na cidade há bons restaurantes e comprar produtos diversos como artesanatos de produtores locais a preços bem acessíveis.

Encontre pousadas em Teresópolis!

4 – Búzios

Por sua beleza, Búzios encantou a atriz Brigitte Bardot… A cidade se destaca pelas praias. Algumas delas de águas tranquilas, outras convidativas para surfistas. Além disso, a cidade preserva um clima tranquilo, ideal para relaxar. Veja algumas dicas para visitar Búzios!

Encontre hotéis e pousadas em Búzios!

5 – Arraial do Cabo

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo
Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

Esta cidade também fica na Região dos Lagos e se destaca pelas praias, cujo mar possui uma coloração única. Em certas épocas como fins de semana prolongados, o lugar fica mais agitado. Vale mencionar que há hotéis em Arraial do Cabo muito bons. Veja dicas para conhecer as praias de Arraial do Cabo!

Encontre pousadas em Arraial do Cabo!

6 – Visconde de Mauá

Poço do Marimbondo
Poço do Marimbondo em Visconde de Mauá

Este distrito do município de Resende é um lugar de clima bucólico, ideal para descansar. Destaque para os poços e cachoeiras, bem como as trilhas em meio à vegetação preservada. Veja dicas para visitar Visconde de Mauá!

Encontre pousadas em Visconde de Mauá!

7 – Rio das Ostras

Praia das Areias Negras em Rio das Ostras
Praia das Areias Negras em Rio das Ostras

Esta cidade se destaca pelas praias e lagoas. Há algumas áreas de preservação ambiental por lá. Quando estive lá, avistei animais marinhos como arraias e tartarugas marinhas com certa facilidade. Confira dicas para visitar Rio das Ostras!

Encontre pousadas em Rio das Ostras!

8 – Lumiar

Centro de Lumiar
Centro de Lumiar

Este é um distrito da cidade de Nova Friburgo. Destaca-se pela tranquilidade, pela beleza dos poços e pelo incrível ponto de encontro do rios Bonito e Macaé.

Encontro dos Rios em Lumiar
Encontro dos Rios, Lumiar

Confira dicas para visitar Lumiar.

Encontre pousadas em Lumiar!

9 – Cabo Frio

Cabo frio
Cabo Frio

Esta cidade da lista também faz parte da Região dos Lagos e se destaca pelas lindas praias! Fica bem próxima da cidade de Arraial do Cabo, logo dá pra visitar os dois lugares em apenas uma viagem.

Saiba como é viajar com animais de estimação para Cabo Frio!

Encontre pousadas em Cabo Frio!

10 – Nova Friburgo

Teleférico de Nova Friburgo
Teleférico de Nova Friburgo

Este lugar é muito conhecido pelo teleférico que leva os visitantes para uma parte alta, onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade. Além disso, Nova Friburgo tem muitas opções de atividades em contato com a natureza. Veja algumas dicas para visitar Nova Friburgo!

Encontre pousadas em Nova Friburgo!

11 – Petrópolis

Palácio Quitandinha em Petrópolis
Palácio Quitandinha em Petrópolis

A cidade da Região Serrana se destaca pelos pontos turísticos históricos e clima ameno. Muitos casais procuram a cidade pelo seu clima romântico. Se você procurar um local para se hospedar no estado do Rio de Janeiro para aproveitar a dois, recomendamos que confira uma lista de pousadas românticas no Rio de Janeiro (blog Let’s Fly Away).

Para aqueles que apreciam cerveja, há o tour cervejeiro do Complexo de Entretenimento da Bohemia em que é possível conhecer o processo de produção da bebida e degustar.

Encontre hotéis e pousadas em Petrópolis!

12 – Niterói

Niterói - MAC
Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói

Apenas a uma ponte de distância da cidade do Rio de Janeiro, Niterói é conhecida carinhosamente como “Cidade Sorriso”. Destaca-se pela vista da cidade do Rio de Janeiro e pelo Museu de Arte Contemporânea idealizado por Oscar Niemeyer. Confira o que fazer em Niterói!

Encontre hotéis em Niterói!

13 – Vassouras

Fazenda em Vassouras
Vassouras

Esta cidade localizada no Centro-sul do estado do Rio de Janeiro se destaca pelas fazendas históricas, onde é possível conhecer mais da história da região. Além disso, as áreas verdes da cidade são um diferencial.

Fazenda em Vassouras
Em uma fazenda de Vassouras, um papagaio é fotografado.

Na cidade há muitas fazendas abertas à visitação. Recomendamos a leitura do post do blog Entre Mochilas e Malinhas sobre a Fazenda Vista Alegre em Vassouras.

Encontre pousadas em Vassouras!

14 – Conservatória

 

Conservatória

Distrito da cidade de Valença, Conservatória se destaca por ser a Cidade das Serestas.  Ainda é possível, hoje em dia visitar a cidade e ver os violeiros caminhando pelas ruas enquanto entoam canções. Dá pra aproveitar uma ida a Vassouras e ir a Conservatória para ver esta tradição de perto!

Caso queira conhecer este destino, vale a pena conferir as dicas do blog Viciada em Viajar com dicas sobre o que fazer em Conservatória.

Encontre pousadas em Conservatória!

15 – Resende

Em relação a esta cidade, o destaque é para quem ama esportes radicais: em Resende é o único lugar no estado do Rio de Janeiro em que é possível fazer o salto duplo de paraquedas (destinado aqueles que querem viver a experiência mas não têm formação e precisam fazer isso com um instrutor.

paraquedismo Resende
Salto de paraquedas em Resende

Saiba como saltar de paraquedas em Resende!

Encontre pousadas em Resende!

Encontre passeios no Rio de Janeiro!!

Sobre a capital do estado, recomendamos: 5 motivos para visitar o Rio de Janeiro!

Não viaje sem seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

8 cidades com praias maravilhosas no Rio de Janeiro

Dicas para aproveitar o fim de semana no Rio de Janeiro

5 praias no litoral de Rio de Janeiro e São Paulo

Gostou da lista?!? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.