30 filmes e séries com mulheres empoderadas
Vivemos tempos em que queremos nos sentir representadas. Muitas de nós não desejam mais ser retratadas pela mídia como aquelas que permanecem eternamente aguardando pela figura masculina que irá nos resgatar seja lá do que for. Neste texto, apresentaremos filmes e séries que mostram mulheres empoderadas. Esta lista contem obras que podem atender públicos diversos, logo algumas delas podem contribuir para que uma geração de meninas tenha referências para além das ideias machistas predominantes. Confira!
1 – Coisa mais linda
Esta série brasileira produzida pela Netflix que se passa nos anos 50 conta a história de Malu (Maria Casadevall), uma mulher que sai de Sao Paulo para encontrar o marido no Rio de Janeiro, Chegando à cidade, ela se vê abandonada por ele e com poucos recursos financeiros. Mesmo com todos os desafios, ela se une a Adélia (Pathy Dejesus) para criar um clube noturno de bossa nova.
2 – Estrelas além do tempo (2017)
Este filme baseado em fatos, conta a história das mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA durante o auge da corrida espacial, onde os Estados Unidos buscava superar a União Soviética. Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy (Octavia Spencer) e Mary (Janelle Monáe) lidam com tensões relacionadas a questões raciais e provam ser essenciais para as conquistas americanas.
3 – Bacurau (2019)
Alguns acontecimentos estranhos passam a acontecer em um pequeno povoado do sertão chamado Bacurau: a comunidade não consta mais em qualquer mapa e pessoas da localidade começam a ser assassinadas. Meu destaque vai para as personagens Domingas (Sônia Braga) e Teresa (Bárbara Colen), mulheres inteligentes que se mostram essenciais a ajudar a defender o vilarejo.
4 – Valente (2012)
Esta animação conta a história da princesa Merida que está destinada a se casar com um guerreiro que seja o vencedor de um torneio de arco e flecha. Apesar das tradições, ela está determinada a seguir sua vida de acordo com suas escolhas.
5 – Erin Brockovich (2000)
Divorciada e mãe de três filhos, Erin (Julia Roberts) trabalha num pequeno escritório de advocacia. Ao descobrir que a água de uma cidade está contaminada e deixando os habitantes doentes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o fato e dar suporte às famílias. Este filme é um drama biográfico baseado na história e Erin Brockovich.
6 – Livre (2014)
Livre – crédito da imagem
Cheryl (Reese Whiterspoon) depois de enfrentar o vício em heroína, a morte da mãe e um divórcio decide se aventurar em uma trilha pela costa do Oceano Pacífico de cerca de 1770 quilômetros sozinha. Este filme é baseado no livro “Livre – A jornada de uma mulher em busca de um recomeço” que é uma narrativa autobiográfica.
7 – Nise: o Coração da Loucura (2015)
Este filme brasileiro conta a história de Nise da Silveira (Glória Pires), uma médica psiquiatra que se opunha aos tratamentos psiquiátricos convencionalmente utilizados nos pacientes na década de 1950. Assim ela assume o setor de terapia ocupacional do hospital, estabelecendo uma nova forma de lidar com os pacientes. Este filme também é baseado em uma história real! O legado desta brilhante profissional está preservado no Rio de Janeiro no Museu de Imagens do Inconsciente.
8 – Hebe – A estrela do Brasil (2019)
Esta biografia conta a história de uma das mais famosas apresentadoras de TV do Brasil! Hebe (Andréa Beltrão) foi uma menina do interior que atingiu a fama. Em sua trajetória ela se posiciona contra alguns posicionamentos tradicionais e desafia a ditadura.
9 – Moana (2016)
Moana é uma jovem filha de um chefe de uma tribo na Oceania. Ela embarca em uma aventura pelo mar na companhia do semideus Maui para ajudar sua família e desvendar alguns elementos do passado. Este filme de animação é emocionante!
10 – Histórias cruzadas (2011)
A trama se passa nos anos 60 no Mississipi, Estados Unidos. Skeeter (Emma Stone) é uma jovem rica que deseja se tornar escritora. Ela decide entrevistar as mulheres negras da cidade para escrever sobre suas realidade, enfatizando assim diversos embates raciais.
11 – As Bem-Armadas (2013)
Esse filme vai mesmo na contramão! No lugar da proposta tradicional dos filmes de ação que mostram homens “quebrando tudo”, temos a história de Sarah (Sandra Bullock), agente do FBI, e Shannon, uma policial de Boston. As duas unem forças para capturar um perigoso traficante. É um filme policial que rende algumas risadas!
12 – Frida (2002)
Este filme conta a história da aclamada artista mexicana Frida (Salma Hayek). Esta biografia mostra a vida da pintora da sua adolescência à morte. Seus posicionamentos políticos e o relacionamento aberto vivido com Diego (Alfred Molina) são aspectos marcantes desta obra.
13 – Os Simpsons
No ar desde 1989, esta série mostra uma típica família norte-americana. Os Simpsons são um clássico da TV! Homer é o pai beberrão e nada esperto. Marge é uma mãe e esposa dedicada. Bart, o filho, é um menino levado que não se dedica à escola. Maggie é a filha mais nova, um bebê no mínimo excêntrico. O destaque deste post vai para Lisa Simpson, uma criança de 8 anos com inteligência acima da média. Mesmo sofrendo com a impopularidade, esta menina sempre se mantem fiel aos seus ideais e por diversas vezes já influenciou positivamente sua família e comunidade.
Encontre produtos para fãs dos Simpsons!
14 – O Conto da Aia
Nesta série, a ex-editora de livros June Osborne (Elizabeth Moss) é separada de sua família, após os Estados Unidos se tornarem a República de Gileade. Nesta nação, ela e muitas outras mulheres são estupradas durante o período fértil em um ritual para procriação. Mesmo com toda opressão, durante toda sua trajetória June se mantem firme, sempre em busca da sua liberdade de outras pessoas que foram obrigadas a se submeter ao regime. Suas convicções e sua esperança em dias melhores são marcantes. A série é baseada nos livros da escritora Margareth Atwood.
Adquira os livros “O conto da aia” e “Os testamentos”
15 – Self Made (2020)
Esta minissérie é inspirada na vida de Madame C. J. Walker, uma empreendedora americana, filantropa e ativista social. Esta produção da Netflix retrata Madam C. J. Walker (Octavia Spencer) como uma mulher que sofreu com adversidades como discriminação racial e violência doméstica, mas superou diversos obstáculos se tornando uma empresária de sucesso.
16 – Anne with an E
Nesta série produzida pela Netflix, Anne Shirley (Amybeth McNulty) é uma órfã que aos 13 anos é adotada por dois irmãos que vivem em uma fazenda. Esta menina inteligentíssima e com uma grande imaginação acaba transformando a vida de sua família e da cidade em que vive. Por diversas vezes suas ideias bem diferenciadas acabam influenciando positivamente aqueles que estão ao seu redor, mas também com frequência geram grandes polêmicas.
17 – Good Girls
Nesta série da Netflix, três amigas que enfrentam dificuldades financeiras, elaboram um plano para roubar um supermercado. Depois deste primeiro crime, seus problemas se tornam uma bola de neve e elas acabam envolvidas em uma rede de crimes. Diante das perigosas e complicadas situações em que acabam envolvidas, a inteligência e a constante retomada de controle tornam estas personagens as criminosas que amamos. Esta série merece estar nesta lista.
18 – Scooby Doo
Scooby Doo e sua turma viajam em uma van, a Máquina do Mistério, desvendando crimes por toda parte. Daphne e Velma estão nesta lista por serem fundamentais para desvendar as pistas. Este desenho animado certamente inspirou uma geração de meninas!
19 – O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)
Neste filme francês, Amélie (Audrey Tautou) é uma jovem do interior que se muda para Paris e consegue um emprego numa cafeteria. Um dia em seu apartamento, ela encontra uma caixinha com alguns pertences e decide procurar o dono. Depois disso, sua vida ganha novas perspectivas. Este filme está nesta lista, pois Amélie se propõe a valorizar os pequenos prazeres da vida, proporcionando o mesmo àqueles que estão ao seu redor.
20 – Scandal
Nesta série, Olivia Pope (Kerry Washington) abre sua própria empresa após deixar de trabalhar na Casa Branca. Sua especialidade é proteger personalidades famosas de grandes escândalos que prejudiquem a reputação. Olivia é uma mulher respeitada por suas habilidades, por vezes, até temida.
21 – Menina de Ouro (2005)
Maggie Fitzgerard (Hilary Swank) é uma jovem que sonha em ser lutadora de boxe. Por sua determinação, acaba convencendo o experiente preparador Frankie Dunn (Clint Eastwood) a treiná-la. Focada em seus sonhos, ela enfrenta desafios como a rejeição da família e o preconceito por ser mulher em um esporte predominantemente masculino.
22 – Joy: o Nome do Sucesso (2016)
Este filme conta a história de Joy (Jennifer Lawrence), uma mulher brilhante, divorciada com dois filhos. Ela inventa um esfregão e usa sua determinação para fazer com que sua invenção seja reconhecida e comercializada. Logo ela se torna uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos! Vale ressaltar que este filme é baseado na história real de Joy mangano.
23 – Mulan (1998)
A China enfrenta uma guerra. Mongóis invadem o território chinês e o imperador decreta que cada família deverá enviar um homem para a batalha. Percebendo que seu pai idoso poderia não sobreviver ao combate, Mulan se disfarça de homem e vai à batalha em seu lugar. Nessta animação a heroína se destaca pela coragem e superação!
24 – Que horas ela volta? (2015)
Val (Regina Casé) é uma mulher pernambucana e se muda para São Paulo para prover o sustento de sua filha Jéssica (Camila Márdila). Anos depois, a jovem vai para a capital paulista para prestar vestibular e fica hospedada na casa dos patrões da mãe, local em que Val vive e exerce as atividades de empregada doméstica. Jéssica com seus posicionamentos políticos acaba incomodando alguns membros da família. Este filme nacional está nesta lista, pois essa jovem traz constantes reflexões sobre a possibilidade de transformações sociais.
25 – Josie e as gatinhas
Este desenho animado está nesta lista, para começar, por ser sobre uma banda de garotas. O grupo viaja para diversos lugares do mundo para se apresentar e no caminho sempre passam por alguma situação complicada. E. No fim, elas sempre conseguem resolver a situação e seguir em frente.
26 – Os apuros de Penélope
Neste desenho animado, Penélope Charmosa é a herdeira de uma fortuna. Durante suas viagens, Tião Gavião sempre a perseguia com a intenção de ficar com seu dinheiro. Em seu resgate, a Quadrilha da Morte (composta por 7 rapazes considerados pessoas pequenas) aparecia quando ela estava em apuros. Mesmo com a constante presença deles, ela acabava resolvendo a situação de sua maneira.
27 – As telefonistas
Cable Girls ou As telefonistas é uma série produzida pela Netflix. A história se passa em Madrid no ano de 1928. Quatro mulheres bem diferentes têm suas histórias entrelaçadas ao começarem a trabalhar em uma empresa de telefonia. A luta pelos direitos dos trabalhadores e das mulheres são assuntos constantemente abordados. O desejo de liberdade é citado desde os primeiros minutos do primeiro capítulo.
28 – O Diabo veste Prada (2006)
Andy (Anne Hathaway) é uma jovem recém-formada que consegue um emprego em uma revista de moda conceituada como assistente de Miranda Priestly (Meryl Strep). Andy tem diversas qualidades, mas neste post meu destaque vai para Miranda. Uma mulher que mesmo sendo uma vilã para o público, se mostra essencial para os negócios, mesmo quando criticada no que diz respeito à sua vida pessoal e idade.
29 – Malévola (2014)
Neste filme, Malévola (Angelina Jolie) é uma feiticeira de coração puro, mas sofre uma terrível traição e se torna vingativa. Para se vingar, ela amaldiçoa a princesa Aurora (Elle Fanning) quando ainda era bebê. Diferente dos contos de fadas tradicionais, este filme mostra outras possibilidades de amor verdadeiro, destacando que não necessariamente este se expressa através do amor romântico entre um homem e uma mulher.
30 – Diana (2013)
Este filme é baseado na história de Lady Dy que inspirou uma gerações de mulheres. A trama tem início quando Diana (Naomi Watts) está prestes a se divorciar. Ela desafia as tradições em diversos aspectos: divórcio, críticas ao regime de vida no palácio… Empoderada por se permitir viver a própria vida da forma que escolheu e por se mostrar atuante em causas importantes como a desativação de minas terrestres.
Já assistiu a todos da lista? Faltou algum? Deixe sua contribuição nos comentários!
Encontre livros sobre feminismo!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Encontre o hotel ideal para sua viagem!
LEIA TAMBÉM:
5 histórias de mulheres que você deveria conhecer
8 exemplos de machismo no cinema e na televisão
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem