Skip to content

O que Pode dar Errado em uma Viagem de Carro

Viajar de carro pode ser uma ótima opção após esse período de quarentena. Levando em consideração que as pessoas buscam menos aglomeração, o turismo local vai ganhar força e as pessoas irão preferir fazer viagens mais curtas, o que é ideal para um bate e volta e uma viagem de carro. Não queremos te assustar, mas falaremos do que pode acontecer de errado em uma viagem de carro. A intenção é que você se previna, para evitar ter sua viagem frustrada. Que tal uma Road Trip?!?

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre passeios para sua próxima viagem!

Road trip Ouro Preto-Lavras Nova
Road trip Ouro Preto-Lavras Novas.

1 – Ficar sem  gasolina

Ao planejar sua viagem é fundamental que você saiba a distância do seu destino, para calcular  a quantidade de combustível necessário. Já existem alguns sites que permitem que você faça esse cálculo. Se você precisar abastecer durante a viagem, é primordial que você tenha informações sobre os postos de gasolina no percurso. Não esqueça de olhar o horário de funcionamento também. Na minha última viagem de carro ao Rio de Janeiro, eu viajei de madrugada e tive muita dificuldade de achar um posto de combustível após as 22 horas. A maioria fecha devido ao grande número de assaltos. Imagina o risco que correria se ficasse de madrugada, na beira da estrada sem combustível? Evite esse tipo de problema e faça seu planejamento bem feito.

2 – Furar pneu

Pneu furado em viagem
Esse é o tipo de situação que todos podemos  passar. Eu tenho muito medo de ficar na estrada com um pneu furado. Existem algumas instruções que eu considero muito importante para qualquer motorista.
  • Saiba o número do seu seguro e/ou o mantenha anotado no veículo. Já tive que acionar o seguro para trocar pneu e fui muito bem atendida.
  • Confira seu pneu reserva e faça a calibragem  do mesmo constantemente. Não adianta você andar com estepe vazio, né?!
  • Tenha ferramentas para a troca de pneu. A maioria dos seguros exigem que você tenha chave de roda e macaco para que eles possam mandar alguém fazer a  troca do seu pneu. Se você não tem essas ferramentas providencie. Sem elas você não conseguirá fazer a troca.
  • Aprenda a trocar pneu. Trocar pneu não é coisa de homem, é um aprendizado importante para todo e qualquer motorista.
  • Se você for dirigir em uma estrada que é administrada por uma empresa particular, aquelas que geralmente cobram pedágio, procure saber o número do telefone de socorro da mesma. Eles também costumam dar um apoio importante as motoristas com problemas. Se precisar de ajuda, você poderá ligar para eles.

3 – Ficar preso no trânsito

Transito
Eu acho que nenhum motorista gosta de  ficar preso no trânsito. É horrível quando programamos nossa viagem para fazê-la em um determinado tempo  e um engarrafamento acaba frustrando nossos planos. Perdemos mais tempo do que o esperado no trajeto para o destino escolhido. Infelizmente não podemos controlar alguns imprevistos, mas vou deixar algumas dicas que poderão te ajudar a minimizar esse problema:
  • Evite pegar estrada em feriados. Muitas pessoas gostam de aproveitar estas datas para viajar. Caso você pretenda viajar nessas datas, faça uma programação colocando um tempo a mais no seu trajeto para possíveis engarrafamentos.
  • Pesquise qual o melhor horário para pegar estrada. Procure saber quais os horários de maior circulação de veículos. Sempre que possível, saia no período de menor movimento.
  • Destinos muito famosos, costumam receber um grande número de visitantes o que pode gerar engarrafamentos nas suas estradas e arredores. Arraial do Cabo é um destino muito visitado no Rio de Janeiro nos feriados e período de férias. É comum nessa época a estrada que liga Cabo Frio a Arraial ficar totalmente parada, devido ao grande fluxo de veículo. Já ouvi relatos de pessoas que demoraram 2 horas  em um trajeto que você consegue fazer em 20 minutos em um dia comum. Se puder, evite destinos muito badalados em feriados.

4 – Sofrer um acidente

Acidente de carro
Muitos acidentes são causados por imprudência e imperícia dos motoristas.  Procure saber como é a estrada que irá percorrer. Se não tiver segurança, não pegue estrada. É importante que o motorista tenha total controle do veículo e respeite as regras de trânsito. Cuidado para não se distrair com a paisagem, música e conversas, durante a viagem. Dirija com cautela e não tenha pressa. Se tiver horário marcado para chegar, saia cedo de casa. O mais importante é que você e seus passageiros cheguem e voltem em segurança. Não arrisque sua vida e a de outras pessoas.

5 – Ficar perdido

Aplicativos de GPS
Se você tiver uma péssima noção de direção como eu, essa dica é pra você. Para evitar ficar perdido, podemos e devemos usar os recursos que temos em mãos. Antes poderia dizer para você comprar um mapa, mas  hoje a maioria usa aplicativos no celular que são ótimos GPS. O ideal é que você procure olhar o caminho a ser percorrido antes da viagem.  Como corremos o risco de ficar sem internet no percurso, baixe o mapa no seu dispositivo. Confira se colocou o endereço correto,  evitando assim perder horas dirigindo na direção errada.

6 – O carro estragar

Carro estragado

Antes de pegar estrada, faça um revisão do seu veículo, não viaje sem ter certeza que ele está em boas condições. Além da conferência do básico como óleo, freios, alinhamento e balanceamento, peça um mecânico de confiança para avaliar seu veículo. Não viaje sem que ele esteja em perfeito estado, pois além de correr o risco de provocar um acidente, você também corre o risco de nem chegar ao seu destino. Terá sua viagem frustrada e gastará muito mais com reboque, perda de reservas, consertos etc. Acima de tudo, preze pela segurança.

Encontre macaco hidráulico, óleo de motor e muito mais para o seu carro

7 – Desconforto por longas horas dirigindo: Dor nas costas, nos joelhos e na lombar

Dor por dirigir muitas horas.
Eu tenho um desgaste no joelho, então entendo bem as dores por dirigir muito tempo. Lembrando que, mesmo quem não possui nenhum problema ortopédico, pode sofrer desconfortos em uma viagem longa. O ideal é que evitemos viagens muito longas dirigindo, se não for possível, faça pausas de 2 em 2 horas. Alongue bem o corpo sempre que possível e respeite suas limitações. Em uma viagem que fiz, conheci um casal que viajou horas de moto, para passar um final de semana em Ilhabela, ao chegar na Ilha a mulher quase não conseguia sair da moto de tanta dor nas costas que sentia. Ela passou o final de semana com dor e ficou boa parte do final de semana dentro do hotel. Não conseguiu aproveitar a viagem, pensando que ainda teria a viagem de volta – Muito frustrante. Eu aprendi muito com esse exemplo e procuro sempre respeitar as minhas limitações.
Encontre os melhores produtos para o seu carro!

 

Leia Também:

Moeda e Belo Vale: Dicas para um Bate e Volta

Rentcars: Dicas para alugar uma carro 

Lua de mel em estilo Road Trip



Booking.com

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.