O que fazer para conhecer outras culturas
Certamente, conhecer outras culturas pode nos tornar seres humanos mais tolerantes. Às vezes, universos culturais com várias distinções estão separados por poucos quilômetros. Neste post, vamos falar sobre algumas experiências que podem proporcionar que você conheça outras culturas.
Este post faz parte das publicações do Projeto [8 on 8], cujo tema foi “O que fazer…”. Confira os demais posts ao fim deste texto!
Vamos às sugestões de experiências para conhecer outras culturas?!?
1 – Viaje e… viaje
Esta é a primeira experiência que vem à mente de muitos que desejam conhecer outras culturas. Se você é uma destas pessoas, busque viajar e viver experiências de imersão cultural. Passe um tempo com as pessoas do local, vá além dos locais turísticos… Informe-se sobre possíveis riscos, mas permita-se viver novas experiências.
2 – Coma diferentes pratos
Muitas pessoas tendem a sempre comer as mesmas coisas. Fuja deste “instinto” primário de rejeitar comidas desconhecidas. Há um mundo de sabores e experimentar novas coisas é uma ótima maneira de conhecer novas culturas. O que um povo come, diz muito sobre sua história. Tente novas receitas em casa, frequente ou peça comida em restaurantes diversos!
3 – Estude outras línguas
Todo idioma é vivo! Pode mudar constantemente e diz muito sobre a origem de um povo e suas influências. Há cursos presenciais ou à distância, aplicativos de celular e livros que podem te ajudar nesta busca de conhecimento sobre outras culturas. Um exemplo é o aplicativo e website Duolingo, onde é possível aprender dezenas de línguas, dependendo de sua língua nativa.
4 – Assista a filmes e séries
Para além dos filmes e séries que são altamente divulgado pela mídia, sugiro que procure assistir produções de países diferentes ou do circuito independente. Na Netflix, há muitas opções!
5 – Aprenda danças
Dançar! Diferentes culturas dançam de maneiras diferentes e por motivos diferentes. Aprender danças de diferentes culturas é uma ótima maneira de conhecer outras culturas. Faço aulas de dança do ventre no Espaço Nut no Rio de Janeiro e por muito tempo fiz parte de um grupo de dança folclore árabe. Certamente, esta vivência me fez conhecer mais da cultura árabe, afastando-me cada vez mais de visões estereotipadas.
Procure um estilo que te interesse: dança flamenca, cigana, jongo… Dance!
6 – Visite lugares que representam a resistência de um povo
Visite lugares em que os nativos lutem para preservar sua memória. Quilombos, terras indígenas… Esteja disposto a ouvir e conhecer parte da história que muitos livros não contam.
7 – Pesquise!
Fuja de visões estereotipadas e faça pesquisas! Busque livros e bons conteúdos na internet. Sim, há muitos pontos que podem causar estranhamento nesta trajetória, mas o conhecimento é a maior arma contra a ignorância e o preconceito.
Confira as publicações dos demais blogs:
Destinos Por Onde Andei… – O que fazer com peixe em conserva de Portugal
Entre Polos – O que fazer nas férias enquanto não podemos viajar
Viajante Econômica – O que fazer para aproveitar seus Pontos Livelo
Encontre acessórios de viagem!
LEIA TAMBÉM:
Os 10 mandamentos para os viajantes
10 dicas para ser feliz sem viajar
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter!
Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com. e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo