Skip to content

Por que cariocas não vão ao Cristo e ao Pão de Açúcar?

cariocas

Pode até soar como exagero, mas uma quantidade significativa de cariocas não conhece os principais cartões postais do Rio de Janeiro. Pão de Açúcar e Cristo Redentor tão à vista dos moradores da cidade, mas não conhecidos de perto por muitos deles. Um estudo de 2008, apontou que 50% dos cariocas não conheciam estes pontos turísticos. Que tal pensarmos sobre possíveis explicações?

Sim, cada um tem seus motivos para não fazer algo, mas a proposta deste texto é pensar sobre motivos que podem afastar os cariocas destes pontos turísticos famosos no mundo inteiro.

Confira: 15 curiosidades sobre os cariocas

  • Os ingressos para o Cristo Redentor e Pão de Açúcar são caros

dinheiro cristo pão de açúcar

Visitar os cartões postais da cidade é caro para muitos cariocas. O valor do bilhete para o Pão de Açúcar em janeiro de 2023 era de 150 reais. Para o Corcovado poderia custar até R$ 117,50, considerando que os valores são variáveis. Pessoas nascidas ou residentes no Rio de Janeiro podem adquirir ingressos promocionais, apresentando documento de identidade ou comprovante de residência (58 reais para visitar o Cristo Redentor e 60 para o Pão de Açúcar). Ainda que com o desconto, podemos afirmar que os valores não são os mais acessíveis para famílias de baixa renda.

Reserve ingressos para o Tour para o Corcovado e Pão de Açúcar!

  • Muitos cariocas moram distante da Zona Sul da cidade

CRISTO cariocas
Vista para o Cristo dos trens que deixam a Central do Brasil

Os acessos ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor ficam na em bairros da Zona Sul da cidade, mais especificamente na Urca e no Cosme Velho. Diferentemente do que muitas novelas fizeram muitos brasileiros crerem, nem todos moram perto dos bairros turísticos da cidade. O Rio de Janeiro possui uma extensão territorial de 1255 km². O trajeto entre bairros distantes pode durar algumas horas… Depois de uma semana de trabalho intensa, no momento de ócio, muitos vão preferir outras formas de lazer mais próximas da vizinhança.

  • O acesso via transporte público ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor não é tão fácil

metrô botafogo cariocas pão de açúcar

Estações de trem, metrô, BRT ou VLT não são exatamente perto destes cartões postais. Se precisar ir para estes cartões postais de metrô, por exemplo, você precisará utilizar mais um meio de transporte. Para ir ao Pão de Açúcar, você teria que ir até a estação de Botafogo e tomar um ônibus ou Uber. Já para ir ao Cristo Redentor, a estação seria a do Largo Machado e da mesma forma outro transporte seria necessário. Pode até não ser um fator totalmente determinante, mas geralmente em tempos de lazer, é comum para muitos priorizarem lugares de fácil acesso.

  • A velha conversa de que “Está ali, então posso ir à hora que eu quiser”

cariocas cristo pão de açúcar

Tão perto, tão longe… O fato de ser um lugar bem na cidade pode gerar procrastinação: “Vamos a outro lugar! Podemos ir ao Cristo qualquer dia!” E assim passam-se dias, meses, anos… uma vida toda.

Você é carioca e nunca foi ao Cristo ou ao Pão de Açúcar? Ok! Está tudo bem! Há muitos lugares únicos, divertidos e lindos na cidades: há os monumentos históricos de Santa Cruz, a agitação de Madureira, as belezas de Copacabana, o clima bucólico da Urca

Sejam quais forem os seus motivos, vale a pena sim, ao menos uma vez, visitar o Pão de Açúcar o Cristo Redentor, mas se não o fizer, você não é menos carioca por isso!

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Veja mais passeios no Rio de Janeiro!

LEIA TAMBÉM

O que fazer no Rio de Janeiro gastando até 30 reais

O que você precisa saber para viajar de carro no Rio de Janeiro

Cruzeiros saindo do Rio de Janeiro

Dicas para aproveitar o fim de semana no Rio de Janeiro

8 cidades com praias maravilhosas no estado do Rio de Janeiro

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.