Skip to content

Conheça o BioParque no Rio de Janeiro

O BioParque, fica na Quinta da Boa Vista e hoje é administrada pelo grupo Cataratas, o mesmo grupo que gerencia o Parque das Cataratas do Iguaçu no Paraná. O grupo é grande e possui outros pontos de lazer no Rio como o AquaRio. Posso dizer que eles fizeram um ótimo trabalho nesse dois lugares, ambos são ótimas opções de passeio para os turistas e moradores do Rio de Janeiro.

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Espaço destinado as Aves no BioParque no RJ
Espaço destinado as Aves no BioParque.

O BioParque do Rio possui a intenção de apresentar ao público um novo conceito de zoológico. Ele é um centro de conservação com o foco na educação e pesquisa. O espaço em alguns pontos nos permite interagir com os animais, nos deixando bem pertinho deles. Estive no BioParque em Janeiro de 2022,  e me surpreendi com a estrutura que o local possui. Nunca estive em um zoológico tão organizado e com espaços tão bem apresentados, como o canto das aves.

 

Arara Azul no BioParque do Rio de Janeiro
A Arara Azul está ameaçada de extinção.

A Arara Azul que nos encantou com suas cores no filme Rio, está ameaçada de extinção. O BioParque é parceiro do Instituto Arara Azul, que atua na pesquisa e em ações de conservação para mudar essa triste realidade. No BioParque, ficamos bem perto dessas lindas araras, além delas, temos araras de todas as cores e tamanhos. Os moradores do recinto fazem uma barulhada danada e se exibem em voos rasantes bem perto de nossas cabeças.

 

A interação com as aves é muito grande no BioParque, se nós adultos ficamos deslumbrados com esse contato, imagina a reação das crianças?!? Elas ficam encantadas e super empolgadas. Esse é um passeio excelente para se fazer em família, garanto que a criançada vai adorar.

BioParque na cidade do Rio de Janeiro
Como não se apaixonar por essas aves lindas?!
Urubu-rei no BioParque na cidade do Rio de Janeiro.
Urubu-rei em toda sua majestade, posando para as fotos.

O BioParque está no mesmo local onde era o antigo zoológico do Rio. Com a transição, uma moradora antiga permaneceu no local, ganhando mais espaço. A elefanta Koala, tem mais de 50 anos e está no local desde 1990. O BioParque garante que a mais velha moradora do parque é muito bem tratada e recebe cuidados por profissionais treinados que garantem seu bem-estar.

Elefanta Koala no BioParque-RJ
Elefanta Koala em seu espaço no BioParque.

O BioParque nos permite experiências únicas. Uma delas é poder presenciar bem de perto alguns animais serem alimentados. Tivemos o prazer de passar bem na hora que os dois hipopótamos do recinto estavam sendo alimentados.

Animais do BioParque do Rio de Janeiro
Hipopótamo sendo alimentado no BioParque.

O BioParque possui um pequeno museu que conta um pouco da história do local. Entramos para apreciar um pouco do museu e descobrimos que ele conta um pouco da chegada da família imperial no Brasil, e como a Quinta da Boa Vista, local onde se encontra o BioParque, foi parar nas mãos de D.João em 1909.

Museu dentro do BioParque-RJ
Museu dentro do BioParque-RJ.

 

Museu dentro do BioParque-Rio de Janeiro
Denise no museu do BioParque!

O BioParque oferece algumas experiências para quem visita o local. Uma delas é o passeio de barquinho no lago que tem no parque. Esse passeio é pago a parte. Durante o passeio, o visitante pode apreciar os espaços com animais que vivem em várias partes do mundo, como o avestruz, carneiro, cervo e antílopes. É um passeio considerado imersivo e educativo. Mas, não é necessário fazer o passeio pago para apreciar esses animas, também podemos vê-los através de uma ponte que fica em cima do lago.

 

Passeio de barco no BioParque-RJ
Passeio de barquinho no lago do Bioparque.

Outra experiência é a fazendinha. Ela possui vários animais do campo como vacas, galinhas, cabras e coelhos. No passeio você pode entrar no recinto dos animais, alimentar alguns deles e ainda receber instruções sobre a origem e rotina deles. A criançada fica muito animada para interagir com os bichinhos, mas também vi muitos adultos por lá. Esse passeio também é pago a parte.

O parque possui varias barraquinhas de lanche e restaurantes espalhados pelo local, a estrutura é muito boa. O BioParque possui muitos outros animais que eu não mostrei aqui, animais de hábitos noturnos, o cantinho da Savana Africana e muito mais. Esse é um passeio que merece ser desfrutado com calma, acho que o ideal é reserva pelo menos meio período para conhecer o BioParque. Lembrando que ele fica no Parque da Quinta da Boa Vista, que também é um ótimo lugar para você conhecer, então é um passeio que você pode fazer antes ou depois de visitar o BioParque.

Informações Úteis

  • Ingresso: 49,50 (Os passeios de barquinho e fazendinha são cobrados a parte; Existem alguns combos que incluem a entrada do parque e os demais passeios disponíveis dentro dele. Confira no Site os valores. Estudantes, idosos e crianças possuem tarifação diferenciada.
  • Endereço: Parque da Quinta da Boa Vista S/N
    São Cristóvão, RJ, 20940-040.
  • Vá de Metrô: É bem fácil chegar de metrô no BioParque. Utilize a Linha 2, desça na estação de São Cristóvão, atravesse a rua e entre na Quinta da Boa Vista.

 

BioParque no Rio de Janeiro
Foi um prazer conhecer o BioParque do Rio em mais uma visita ao Rio de Janeiro.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Veja mais passeios no Rio de Janeiro!

Encontre o seguro viagem ideal!

LEIA TAMBÉM

O que fazer no Rio de Janeiro apenas no fim de Semana

O que fazer no Rio de Janeiro gastando até 30 reais

O que você precisa saber para viajar de carro no Rio de Janeiro

Cruzeiros saindo do Rio de Janeiro

Por que cariocas não vão ao Cristo e ao Pão de Açúcar?

8 cidades com praias maravilhosas no estado do Rio de Janeiro

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.