Skip to content

O que fazer em Trindade – Paraty

Trindade-Paraty

Paraty é uma cidade encantadora. A cidade possui opções diversificas de lazer para seus visitantes. Além de Paraty ser uma cidade histórica com grande riqueza cultural, a cidade também possui lindas praias e cachoeiras. Trindade é uma Vila de Paraty, que fica a poucas quilômetros da cidade. Acredito que Trindade seja o grande tesouro de Paraty e deve estar no roteiro de todos os que vão visitá-la. Eu e Denise estivemos em Trindade em maio de 2022 e passamos um dia na vila. Confira o que você pode fazer em Trindade, em um roteiro de um dia.

Encontre hotéis em Paraty!

Denise em Trindade-Paraty
Denise em Trindade – Paraty

Como Chegar

Vila de Trindade em Paraty
Vila de Trindade em Paraty

É possível chegar na vila de carro próprio, ônibus e van. Os ônibus saem de hora em hora da rodoviária de Paraty. Também existem as vans legalizadas que levam os turistas, e saem de frente à rodoviária a cada 30 minutos. Infelizmente o horário dos  ônibus não é confiável. Eles costumam pular horários e é muito comum que veículos quebrem. As vans acabam sendo uma ótima e mais certa opção, para quem vai de transporte público. A passagem de ambos os transportes custam apenas 5 reais. Se você for de carro próprio, tenha bastante atenção, a serra para Trindade é bem sinuosa e estreita. É preciso ir devagar e respeitar a sinalização da via. Não se arrisque!

Alugue um carro para viajar pelo estado do Rio de Janeiro!

Visite o Parque Nacional da Serra da Bocaina

Parque Nacional Serra da Bocaina em Trindade
Parque Nacional Serra da Bocaína em Trindade

Trindade fica a 30km de Paraty e possui uma beleza natural exuberante e bem preservada. O Parque Nacional da Serra da Bocaína está em grande parte do seu território e faz divisa com o estado de São Paulo. No parque encontramos os três pontos turísticos mais famosos e lindos de Trindade: A praia do Meio, Praia do Cachadaço e a piscina natural de Cachadaço.  O local é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo.

Praia de Fora

Essa é a maior praia de Trindade. Possui um mar tranquilo, mas suas margens costumam ser de tombo, o que pode assustar os turistas, pois ela afunda de uma vez. Essa praia requer muita atenção, principalmente com as crianças.

Praia de Fora em Trindade
Praia de Fora em Trindade
Praia do Meio

A praia do Meio é muito indicada para banho. Ela possui águas cristalinas e calmas. A praia fica dentro do Parque da Bocaina e o acesso é fácil.

Praia do Meio em Trindade
Praia do Meio em Trindade

 

Praia do Cachadaço

A praia do Cachadaço  está dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Para chegar até ela, passamos por uma pequena trilha que sai da Praia do Meio . A praia é muito bonita, mas possui um mar um pouco agitado.

Praia do Cachadaço em Paraty
Praia do Cachadaço em Trindade
Piscina Natural do Cachadaço

A piscina natural do Cachadaço pode ser acessada por uma trilha, que sai da praia do Cachadaço, ou por meio de barco. No canto esquerdo da praia do Meio podemos encontrar o barco táxi que faz a travessia até a piscina natural. O valor da travessia ida e volta custava R$ 40,00 no dia da nossa visita.

Piscina Natural do Cachadaço em Trindade
Piscina Natural do Cachadaço em Trindade

Chegamos pela manhã e era um lindo dia de sol… Pudemos fazer alguns registros de alguns peixinhos que nadavam entre as pedras.

trindade paraty

Cachoeiras

cachoeira em trindade

Pegamos a trilha sinalizada na praia do Meio para a Pedra que Engole. A trilha é tranquila mas tem uma boa parte de subida. Nosso objetivo era chegar a Pedra que Engole, mas não conseguimos chegar até ela. A trilha possui muitas opções com poços de águas cristalinas e pequenas cachoeiras. Acabamos ficando em uma delas. Essa trilha é muito bonita, acho que vale muito a pena fazê-la.

Cachoeira em Trindade-Paraty
Cachoeira em Trindade-Paraty

Conheça os restaurantes de Trindade

restaurante Laranjas Bar em Trindade
Restaurante Laranjas Bar em Trindade

Em nosso passeio por Trindade recebemos a indicação do restaurante Laranjas Bar. Esse é um restaurante temático, que nos chamou a atenção logo que paramos em sua porta. O local  possui uma decoração única e super charmosa. Os pratos possuem um valor justo. Quem almoça no local tem direito a degustação gratuita de mais de 10 tipos de cachaças e licores. O restaurante  também possui opções de comida vegetariana e vegana.

Trindade em Paraty
Denise e Tábata em um almoço regado a cachaça no restaurante Laranjas Bar na vila de Trindade.

Trindade é uma vila calma, com clima interiorano. Possui muitas lojinhas onde podemos encontrar o artesanato local e muitas lembrancinhas. Também possui restaurantes e bares para quem busca conhecer a gastronomia local.  A vila é bem estruturada, possui muitas opções de hospedagem para quem quiser se hospedar e passar mais tempo por lá. Não deixe de caminhar pelas ruas de Trindade e se encante por tudo que ela tem para oferecer.

Se preferir, reserve uma excursão à Trindade!

Confira um passeio guiado gratuito pelo Centro Histórico de Paraty:

Encontre mais passeios em Paraty!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Uma viagem e 3 destinos: Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba em 9 Dias

O que fazer em Paraty

Os Encantos de Paraty

10 Curiosidades sobre a Estrada Real

8 Destinos no Brasil para quem ama História

Este post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema foi ” O que fazer em…” . Para dicas sobre o tema, confira os posts dos blogs parceiros.

1 – Vamos viajar pra onde agora? – O que fazer em Paris de Graça

2 – Expedições em Família – O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real

3 – Uma Viagem Diferente – O que fazer em Belo Horizonte

4 – Mundo Viajante – O que fazer em Arraial do Cabo

5 – Cantinho de Ná – O que fazer em Aveiro, a Veneza portuguesa

6 – 6 Viajantes – O que fazer em Bariloche no inverno com crianças

7 – Across The Universe – O que fazer em Brasília 

8 – 3 Gerações e 1 Mala – O que fazer em Pomerode  

Gostou das dicas? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 


Banner Parceiro

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.