Skip to content

Passeio de 4×4 em Paraty: Visitando Cachoeiras e Alambiques

Poço da Usina em Paraty-RJ

Paraty é uma cidade incrível e com muitas opções de lazer para os turistas. Praias, cachoeiras, queijarias e alambiques fazem parte das experiências que Paraty pode te proporcionar. Visitamos Paraty em maio de 2022 e vamos contar como foi nossa experiência em um passeio de 4×4 na cidade.

Encontre hotéis e pousadas em Paraty!

Alambique Pedra Branca em paraty-RJ
Denise e eu no Alambique Pedra Branca

Contratamos o passeio na Pousada Acquarela  em que ficamos hospedadas.  A agência responsável foi a Aventura Turismo Paraty. O passeio custava em média de R$ 80,00.  A agência passa na pousada no dia do passeio por volta das 10:30 da manhã para pegar os turistas que irão fazer o passeio. O jipe sai com uma média de 8 pessoas. Esse passeio dura o dia inteiro, com volta à pousada por volta das 17:30.

Reserve sua hospedagem na Pousada Acquarela!

Alambiques

Alambique Paratiana em Paraty

Paraty já abrigou mais de uma centena alambiques, foi a maior produtora de cachaça na época colonial.  Atualmente a cidade possui menos de 10 alambiques. Eles produzem cachaças premiadas e reconhecidas dentro e fora do país. A cachaça mais famosa de Paraty é a Gabriela. Experimente essa cachaça, ela é uma delícia.  No passeio de 4×4 paramos em dois alambiques. Além da degustação gratuita de todos os seus produtos, também fazemos um tour por parte do processo de produção, onde uma guia do alambique nos conta um pouco sobre o processo de produção da cachaça.

Pedra Branca

Alambique Pedra Branca em Paraty

O alambique Pedra Branca começou a sua produção no ano de 2009 em Paraty. A cachaçaria possui as características culturais de produção das cachaças de Paraty e está alinhada com critérios de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e social. Eles produzem vários tipos de cachaças e licores. Os licores têm sabores que eu nunca tinha visto antes, eles possuem um licor de capim limão, que você não pode deixar de experimentar.

Alambique Pedra Branca
Endereço: Estrada da Pedra Branca, km 01, Ponte Branca – Paraty
Funcionamento: diariamente de 9h30min às 17h

Paratiana

Alambique Paratiana em Paraty

O Alambique Paratiana, possui um tour gratuito pelo alambique seguido da degustação das cachaças e licores produzidos por eles. Eles também produzem outros produtos como doces, geleias e temperos. O local onde fica o alambique é lindo.

Produção da cachaça no Alambique Paratiana
Produção da cachaça no Alambique Paratiana

Alambique Paratiana
Endereço: Estrada da Pedra Branca, Km 1, 1100 – Zona Rural, Paraty
Funcionamento: segunda a sábado de 9h30min às 17h e domingos de 9h30min às 16h.

Cachoeiras

Cachoeira Pedra Branca em Paraty
Cachoeira Pedra Branca em Paraty

No passeio de 4×4 passamos por 3 cachoeiras. Nelas fazemos paradas para conhecer os locais e tomar um banho de cachoeira. Em uma delas também paramos para almoçar e curtir um pouco o local.

Cachoeira Pedra Branca
Cachoeira Pedra Branca em Paraty
Cachoeira Pedra Branca em Paraty

Essa é na minha opinião a cachoeira mais bonita que visitamos. Uma cachoeira com duas grandes quedas e poços fundos, ótimas para dar um bom mergulho e nadar um pouquinho. Na entrada da Fazenda Pedra Branca, onde fica a cachoeira, eles cobram uma taxa de visitação de R$ 8,00. A entrada não está inclusa no valor do pagamento do passeio de 4×4.

Poço da Usina em Paraty-RJ
Poço da Usina logo abaixo da Cachoeira Pedra Branca.
Poço do Tarzan
Poço do Tarzan em Paraty
Poço do Tarzan em Paraty

O poço do Tarzan possui um restaurante com o mesmo nome. Fizemos nossa parada para o almoço lá. Esse é um restaurante que fica bem cheio. Eles possuem uma estrutura muito boa, e fica bem ao lado do Poço do Tarzan. Ao som de música ao vivo e um visual maravilhoso, nosso almoço foi servido debaixo da árvore com o poço ao lado. Me apaixonei por esse lugar.

Joel Marido da Denise, pulando no Poço do Tarzan
Joel Marido da Denise, pulando no Poço do Tarzan
Cachoeira do Tobogã

 

A cachoeira do Tobogã é uma das aventuras imperdíveis nesse passeio. Ela possui uma pedra bem lisa que formou um tobogã natural. Confesso que tive muito medo de descer, mas para cumprir uma promessa que tinha feito a Denise, eu muito contrariada decidi descer. Não me arrependo de ter descido, a experiencia é muito boa. Várias pessoas desceram, ninguém se machucou. Se você é medroso como eu, vença o medo e desça também.

Caminho Velho da Estrada Real

Estrada Real em Paraty-RJ
Estrada Real em Paraty

Depois que saímos da cachoeira do Tobogã, o guia que também é o motorista do jipe, nos levou para conhecer a igreja Nossa Senhora da Penha. Ela possui uma escadaria e uma linda vista. Logo ao lado da igreja, entramos no caminho velho da Estrada Real. Caminho esse, que foi criado e percorrido por vários escravos na época do Brasil colônia.

Igreja Nossa Senhora da Penha ao lada da Estrada Real
Igreja Nossa Senhora da Penha ao lada da Estrada Real

Queijaria

Queijaria em Paraty
Queijaria em Paraty

Após visitarmos o último alambique, começamos a descer a serra, voltando para o centro de Paraty. Antes do passeio terminar, paramos em uma queijaria que também oferece degustação gratuita. Ficamos cerca de 30 minutos no local, tempo suficiente para tomar um café e fazer algumas comprinhas.

Denise experimentando cachaça em Paraty
Denise experimentando cachaça em Paraty

O passeio de 4×4 em Paraty é um passeio muito rico e cheio de experiencias. Além do contato com a natureza e a experiência gastronômica, temos o prazer de conhecer a produção artesanal de cachaça da cidade. Eu e Denise aprendemos um pouco sobre a cultura de Paraty e nos surpreendemos com as belezas e diversidade da cidade. Não deixe de fazer esse passeio. Surpreenda-se com Paraty!

Confira um passeio guiado gratuito pelo Centro Histórico de Paraty:

Reserve uma excursão à Trindade!

Encontre mais passeios em Paraty!

Não viaje sem seguro viagem!

Encontre ofertas de ´passagens aéreas!

 

LEIA TAMBÉM

Uma viagem e 3 destinos: Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba em 9 Dias

O que fazer em Paraty

Os Encantos de Paraty

10 Curiosidades sobre a Estrada Real

8 Destinos no Brasil para quem ama História

 

Gostou das dicas? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 


Banner Parceiro

 

 

 

 

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.