Skip to content

10 coisas que não te contam sobre Cusco e adjacências

Peru é um país encantador sem sombra de dúvidas. Já compartilhei aqui no blog algumas experiências vividas durante a Trilha Salkantay e na cidade de Cusco. Este destino incrível é marcado por diversas curiosidades e neste post compartilharei algumas delas observadas durante 12 dias que estive lá em dezembro de 2018.

Encontre hotéis em Cusco!

1 – O trânsito é peculiar

Durante meu tempo em Cusco, achei o trânsito bem difícil de entender… Se o sinal está verde para o pedestre, não significa que não vai passar nenhum carro quando estiver atravessando. Há buzinas soando o tempo todo! Guardas de trânsito são absolutamente necessárias.

2 – Roupas de frio são baratas

Casaco adquirido na feira El Baratillo

Fui apresentada à feira chamada El Baratillo que ocorre aos domingos na Calle Belen em Cusco. Lá é possível achar de tudo e bem baratinho! Roupas, brinquedos, calçados… Comprei um casaco térmico e impermeável lá que me ajudou muito em situações de temperaturas extremas da marca North Face por apenas 65 soles.



Booking.com

3 – Não é difícil ser vegetariano em Cusco

Sopa no restaurante Qespi

A cada esquina eu encontrava algum restaurante com opções vegetarianas. Até escrevi um post dedicado aos restaurantes que estive em Cusco, onde os vegetarianos também têm sua vez.

4 – É importante fazer um seguro viagem

Caminhando em condições adversas durante a Trilha Salkantay

No Peru, a altitude pode ser uma grande inimiga. Muitas pessoas se sentem mal por causa disso. É comum que os estabelecimentos tenham cilindros de oxigênio. Além disso, a maioria dos passeios envolvem trilhas. Imprevistos podem acontecer. Então, é melhor contratar um seguro viagem, pois a prevenção é sempre o melhor caminho.

5 – Há receitinhas peruanas para suportar o mal-estar da altitude

Usando agua de florida

Subir escadas, caminhar longas distâncias… Tudo isso pode ser mais difícil do que é comumente por estar em uma região de altitude, onde o ar é mais rarefeito. Você pode sentir uma exaustão fora do comum (meu caso durante a Trilha Salkantay). Pode vomitar. Pode desmaiar.

Para evitar transtornos, você pode mastigar folhas de coca ou fazer chá. Uma outra receitinha maravilhosa que usei foi agua de florida. Uma garrafinha custou cerca de 15 soles. É simples: é só colocar um pouco nas mãos, esfregá-las e cheirá-las. Vai ajudar muito a respirar.

6 – Peru é um destino barato

Apesar da cotação estar bem próxima de 1 sol para 1 real, você vai perceber que o dinheiro pode render bastante. Dá para fazer muitas coisas com pouco dinheiro. Em uma tarde de preguiça, fui comprar alguns lanches. Com apenas 10 soles, voltei com muitas coisas para o quarto de hotel.

7 – As tradições são vivas

Criança peruana fotografada durante uma trilha

Pelas ruas de Cusco, há muitas mulheres que vestem roupas típicas para poderem ser fotografadas. Indo além dos limites da cidade, você vai ver pessoas que vestem roupas típicas no cotidiano.

Conheci alguns peruanos que, além de falar espanhol, falam quichua, uma língua indígena. Em verdade, alguns deles declaravam o quichua como primeira língua.

8 – Alpaca é diferente de lhama

Apesar de serem muito similares, estes animais são diferentes.  Foi-me explicado que as orelhas destes animais não são iguais. Alpacas têm orelhas curtas, geralmente inclinadas para trás da cabeça. Além disso, alpacas costumam ser criadas para obter a lã.

Alpacas

Lhamas possuem orelhas eretas no formato de uma banana. Além disso, costumam ser criadas com o propósito de serem animais de carga.

Lhama

Para mais detalhes sobre as diferenças entre estes animais, acesse o post Lhamas e Alpacas – Diferenças entre os milenários camelos andinos.

9 – Muitas pessoas vivem de atividades rurais

Durante os passeios, você verá pelas estradas plantações e diversos tipos de gado. O turismo é uma das principais atividades econômicas, mas muitos ainda vivem da terra e da criação de animais.

10 – O povo peruano pode ser encantador

Sei que este tópico depende muito da experiência pessoal de cada um, mas no meu caso, devo dizer que tive muitos motivos para me encantar. Logo de cara, fui muito bem recebida pela equipe da empresa Mit Viajes Cusco e posso dizer que criamos uma relação de amizade que sempre será lembrada por esta humilde viajante.

Equipe da Mit Viajes, Joel (maridão) e eu

Durante as trilhas, encantei-me com a força deste povo que é capaz de caminhar muitos quilômetros sem demonstrar fraqueza.

Encantei-me com pessoas como as guia Flor e Sunika que de uma maneira doce semprem sorriam e faziam de tudo para que ninguém desistisse durante os pedaços difíceis da trilha Salkantay.

Eu e a guia Flor durante a Trilha Salkantay

Espero que estas curiosidades te estimulem a conhecer este incrível país!

Confira um passeio guiado gratuito em Cusco:

Encontre mais passeios em Cusco!

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Montanha Colorida

O que fazer em Cusco

Comida vegetariana em Cusco

Trilha Salkantay



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

 

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Banner Parceiro

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.