Skip to content

10 curiosidades sobre a Croácia

croácia

Que a Croácia é um destino encantador, eu já disse aqui em outros posts quando escrevi sobre a região de Istria e a cidade de Rovinj. Neste texto vou trazer algumas curiosidades sobre a Croácia que me chamaram atenção quando estive lá em junho de 2019 com meu marido Joel.

A foto de capa foi só pra chamar sua atenção, ok?!? Veja como a Croácia pode ser um destino curioso!

Imprevistos podem acontecer durante sua viagem. Contrate um seguro viagem e evite transtornos!

1 – Croácia é um lugar colorido

borboleta croácia

Era primavera e fomos contemplados por lindos dias de sol. Animais, plantas… A natureza revelava grandes belezas em vários detalhes. Foi difícil guardar a câmera, pois sempre havia algo bonito que merecia ser registrado.

pássaro croácia
Um pássaro que captei

Falando das belezas naturais da Croácia, recomendamos que conheça os Lagos Plitivice na Croácia (blog Existe um Lugar no Mundo).

2 – Há lugares de visual rústico

croácia

Há prédios modernos? Com certeza. Mas por lá ainda há muitas construções que preservam características de anos ou até mesmo séculos passados o que tornou minhas caminhadas pela região de Istria ainda mais interessantes.

3 – As praias são diferentes

Rovinj Rovigno
Rovinj (Rovigno)

Certamente, as praias ao redor do mundo são muito diferentes, mas preciso dizer que o que vi por lá é bem peculiar para nós, acostumados com as praias brasileiras. Fui a Rovinj, cidade banhada pelo Mar Adriático. Não há grandes faixas de areia; o chão é composto por pedras. É até um pouco difícil caminhar com os pés descalços.

Sim, a água era congelante. O visual era incrível, muito diferente de tudo que já vi. A vida marinha também era surpreendente! Mesmo no raso vi peixes lindos!

Há muitos lugares maravilhosos neste país para conhecer! Para saber mais, recomendamos a leitura do post do blog Fica Ativo e Viaja sobre Cidades Turísticas da Croácia.

4 – O povo croata é supersticioso

superstição

As superstições são uma característica marcante dos croatas. Aí vai um exemplo: estávamos em um restaurante e a garçonete só encheu o copo do meu cunhado novamente quando ele finalizou. Em verdade, ela estava com a garrafa pronta para servi-lo, mas ao constatar que ainda havia bebida no copo, pediu que finalizasse. Muito naturalmente, ela disse “Superstições, desculpe-me!”.

Lembre-se: na Croácia há muitas pessoas supersticiosas e se alguém se negar a fazer algo por causa disso, não é piada!

5 – Croácia faz parte da zona do Euro

Kunas
Kunas, antiga moeda da Croácia

Até janeiro de 2023, a moeda oficial do país era a kuna, mas isso mudou recentemente. Agora a moeda oficial da Croácia é o euro, assim como demais países da União Europeia.

A Croácia pode ser uma boa opção para quem deseja trabalhar no exterior. Veja quais são os 5 melhores lugares para trabalhar como expatriado na Croácia.

6 – Os croatas comumente são poliglotas

poliglota

A região de Istria já fez parte da Itália, por causa disso muitas pessoas costumam falar italiano, além de croata.

Nos estabelecimentos comerciais, as pessoas falavam inglês. Não era difícil encontrar alguém que pudesse nos compreender.

7 – Existe uma rixa entre Sérvia e Croácia

rixa croácia e sérvia

Na década de 90, quando a Croácia fazia parte do território iugoslavo, houve uma guerra que culminou na independência deste país. Ainda há pessoas que carregam, digamos “um sentimento de desavença” quanto a isso. Você pode presenciar um sérvio torcer o nariz para um croata e vice-versa.

8 – Caffe Bar não é uma cafeteria

caffe bar
Um caffe bar que encontrei

Vi um letreiro escrito “Caffe Bar” e entrei. Não havia bolos, pães, cafés requintados… Era um bar e sem petiscos! Então, lembre-se: caffe bar é um lugar apenas para bebidas, não haverá comida ou qualquer coisa do tipo.

9 – Alugar carro e comprar um chip de viagem vai facilitar muito

estrada croácia

Todo o tempo que estivemos na região de Istria utilizamos um carro alugado para nos locomover e valeu muito a pena. O tráfego é bem calmo e as estradas são ótimas. Só precisa ter atenção, pois há bastante pedágio ao menos na região em que estávamos. Pesquise e alugue um carro!

O chip de viagem… Ah! Como fez falta! Precisamos estacionar o carro na rua e para mantê-lo por um tempo superior a uma hora, tínhamos que mandar um torpedo para um número telefônico, mas estávamos sem celular. Tivemos que pedir ajuda a uma pessoa na hora o que me leva para o próximo tópico.

Adquira um chip internacional e fique conectado durante toda a viagem!

10 – As pessoas são gentis na Croácia

homem croata
Um simpático vendedor de pães doces na praia

Por onde passei, sempre fui recebida por pessoas solícitas, sorridentes e cordiais. Esta característica realmente me marcou. Sei que isto varia muito de experiência para experiência, mas minha impressão foi de um povo muito gentil.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Conheça Ístria na Croácia

O que fazer em Rovinj na Croácia

Comida vegetariana na Croácia

Castelo Morosini-Grimani na Croácia

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Twitter e/ou Facebook ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro VIagem

Banner Parceiro

 



Booking.com

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.