Skip to content

Quais são as Maravilhas do Mundo que estão no Brasil?

Floresta amazônica maravilha do mundo

Quem nunca se imaginou viajando para um lugar maravilhoso? As Maravilhas do Mundo despertam o interesse de viajantes no mundo inteiro e algumas delas podem estar pertinho de você. Neste post, mostraremos quais as maravilhas do mundo que estão no Brasil e citaremos o Patrimônio Mundial do Brasil classificado pela UNESCO.

Este texto faz parte das publicações do Projeto [8on8] de janeiro de 2023, cujo tema foi “Destinos maravilhosos”. Não deixe de ver as publicações dos demais criadores de conteúdos nos links disponibilizados ao fim deste post!!

Encontre hotéis para sua próxima viagem!

Maravilhas do Mundo Moderno

A eleição das 7 Maravilhas do Mundo Moderno foi feita através de uma campanha que começou em 2005 com uma lista inicial em que constavam 200 monumentos. No processo de escolha houve votação popular e análise de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco, Federico Mayor. Em todo o processo foram considerados fatores como beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e arquitetônico.

O Cristo Redentor faz parte das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Localizado na cidade do Rio de Janeiro no morro do Corcovado, este é um dos principais atrativos turísticos do país. A vista da cidade a partir de lá é incrível! Penso que todo turista que vai à cidade ou morador deveria pelo menos uma vez na vida visitar o Cristo!

Cristo redentor maravilha do mundo (1)

 

Assista ao vídeo e conheça a história do Cristo Redentor:

As demais Maravilhas do Mundo são: Chichén Itzá no México, Coliseu na Itália, Grande Muralha da China, Petra na Jordânia, Machu Picchu no Peru e Taj Mahal na Índia. Saiba mais sobre as Maravilhas do Mundo Moderno!

Das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, a única que permanece bem conservada é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos. Saiba mais sobre as Maravilhas do Mundo Antigo!

Maravilhas Naturais do Mundo

Em julho de 2009 foi iniciada a votação para eleger as 7 Maravilhas Naturais do Mundo. O processo durou até novembro de 2011. Duas delas podem ser visitadas no Brasil.

A Amazônia é uma das Maravilhas Naturais do Mundo e boa parte do seu território pertence ao Brasil. A maior floresta tropical do mundo se estende por outros nove países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Eu tive o privilégio de fazer um passeio de 3 dias pela Floresta Amazônica e foi uma experiência incrível! Animais, plantas, rios… Certamente uma maravilha da natureza!!

amazônia maravilhas do mundo

Assista ao vídeo abaixo para ver o que esperar de um passeio pela Floresta Amazônica:

As Cataratas do Iguaçu estão incluídas na lista. Parte delas estão no Brasil, parte delas na Argentina. Viajantes do mundo inteiro vão até o local para admirar as quedas d’água e toda a sua majestade. Também tive o privilégio de conhecer esta maravilha. É imperativo visitar as Cataratas em uma viagem a Foz do Iguaçu!

Cataratas do iguaçu maravilhas do mundo

As demais Maravilhas Naturais do Mundo são: Baía de Ha Long no Vietnã, Ilha de Jeju na Coreia do Sul, Parque Nacional de Komodo na Indonésia, Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa nas Filipinas e Montanha da Mesa na África do Sul.

Patrimônio Mundial do Brasil

A Unesco tem como objetivo promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural do mundo. Em suma, o foco é preservar elementos considerados valiosos para a humanidade. Nosso país tem elementos de culturas africanas, europeias e de povos originários, logo há muitos sítios que são relevantes para a história mundial. Vejamos alguns que já conhecemos!

O sítio de Paraty e Ilha Grande é considerado de valor universal por suas características culturais e naturais. O Centro Histórico de Paraty preserva características arquitetônicas do período colonial. Paraty é uma cidade que amo e volto sempre que posso. Se quiser conhecer a cidade, leia o post o que fazer em Paraty.

Paraty patrimônio unesco
Paraty

A cidade histórica de Ouro Preto foi a primeira do Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1980. Veja algumas dicas para curtir Ouro Preto!

Ouro preto patrimônio unesco
Ouro Preto

O Centro Histórico de Olinda foi o segundo Centro Histórico brasileiro a receber este título em 1982, após Ouro Preto. Das cidades declaradas pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, esta é a mais antiga. Olinda foi fundada em 1535 e foi a mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII. Saiba como é um city tour em Recife e Olinda!

olinda patrimônio unesco
Olinda

Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Sítio Arqueológico do Cais do Valongo no Rio de Janeiro é o único vestígio material da chegada de povos escravizados às Américas. O local foi utilizado para desembarque de africanos sequestrados a partir de 1811. Em 2017, foi reconhecido como patrimônio mundial.

cais do valongo patrimônio mundial
Cais do Valongo

O Conjunto Moderno da Pampulha foi construído entre 1942 e 1943. Tratava-se de um projeto visionário que contou com a participação do arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas e profissionais como o pintor Cândido Portinari. Saiba mais sobre o Circuito Turístico Lagoa da Pampulha.

conjunto moderno da pampulha patrimônio
Conjunto Moderno da Pampulha

São também Sítios do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil:

  • As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina
  • O Centro Histórico de Salvador, Bahia
  • O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais
  • O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
  • O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí
  • O Centro Histórico de São Luís do Maranhão
  • Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais
  • Centro Histórico da Cidade de Goiás
  • Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe
  • Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
  • Sítio Roberto Burle Marx

Saiba mais sobre o Patrimônio Cultural e Natural do Brasil!

Que tal conhecer as Maravilhas brasileiras?!? Espero que este post tenha te inspirado a conhecer mais dos nossos brasis!!

Conheça as Maravilhas do Brasil!

Veja mais publicações sobre destinos maravilhosos:

Dani Turismo 5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil
Entre Mochilas e MalinhasFazenda Histórica no Vale do Café: como é a visita à Fazenda Vista Alegre
Viajante EconômicaOito cidades imperdíveis entre Frankfurt e Milão
Mulher Casada Viaja Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily in Paris
Destinos Por Onde Andei…8 Destinos Maravilhosos na Itália
Zudi DadaltMaravilhas de Israel
Espiando pelo MundoMaravilhas da Islândia

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre passeios para sua próxima viagem!

LEIA TAMBÉM

5 destinos pouco populares no Brasil com bons atrativos

Destinos no Brasil: invista no turismo nacional

10 maravilhas da natureza no Brasil

8 destinos maravilhosos para quem ama História do Brasil

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem


Banner Parceiro

 

easysim4u chip viagem

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.