10 curiosidades sobre a Estrada Real
Vamos falar de viagem e de… História do Brasil! A Estrada Real que no passado foi o caminho utilizado pelos colonizadores para transportar as riquezas de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, durante o ciclo do ouro, atrai muitos viajantes do Brasil e do mundo inteiro. Neste post apresentaremos algumas curiosidades sobre a Estrada Real, uma das rotas turísticas mais importantes do país!
1 – Estrada Real não era um nome exclusivo
O nome Estrada Real era dado a qualquer via aberta pela Coroa Portuguesa para explorar o Brasil. Entre todas as vias que existiam, a única que perdurou e manteve este nome foi esta. A via, cuja construção foi iniciada no século XVII, além de servir para levar os produtos do interior ao litoral, também possibilitava que a Coroa Portuguesa tivesse maior controle sobre os produtos transportados, evitando desvios e o não pagamento de tributos. Usar caminhos que não fossem a Estrada Real, era considerado contrabando. Saiba mais sobre a história da Estrada Real!
2 – A Estrada Real tem origem indígena
As primeiras incursões por Minas Gerais que eram chamadas de Bandeiras seguiam os “peabirus” que eram os diversos caminhos utilizados pelos povos nativos da América do Sul há séculos. Através dos contatos com estes povos, os exploradores perceberam que poderiam haver muitas preciosidades pelo Brasil. Havia muitas histórias sobre terras distantes, onde o ouro brotava dos rios. Saiba mais sobre a História da Estrada Real!
3 – A Estrada Real é composta por alguns caminhos
O percurso da Estrada Real tem quatro rotas principais: o Caminho Velho, o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e o Caminho do Sabarabuçu. Estas rotas surgiram em momentos diferentes do período de exploração dos recursos de Minas Gerais.
Veja algumas cidades por onde passavam estas rotas:
Caminho Velho – Em Minas Gerais: Ouro Preto, Congonhas, Entre Rio de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, São Tiago, Prados, Tiradentes, São João del-Rei, Carrancas, São Tomé das Letras, Cruzília, Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, Maria da Fé, Itanhandu e Passa Quatro. Em outros estados: Guaratinguetá (SP), Aparecida (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ).
Caminho Novo – Em Minas Gerais: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Santana dos Montes, Barbacena, Santos Dumont, Juiz de Fora e Matias Barbosa. No estado do Rio: Paraíba do Sul, Petrópolis e Rio de Janeiro.
Caminho dos Diamantes – As cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Serro e Diamantina.
Caminho do Sabarabuçu – As cidades mineiras de Cocais, Caeté, Sabará, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Brumadinho e Ouro Preto.
4 – O trajeto até o porto durava muito tempo
Pelo Caminho Velho, o trajeto de Vila Rica (Ouro Preto) até Paraty poderia durar 90 dias. A estrada era precária; o trânsito dos materiais era feito no lombo das mulas. Utilizando o Caminho Novo, o trajeto entre Vila Rica e o Rio de Janeiro era de 25 dias.
5 – O Caminho de Sabarabuçu surgiu de um equívoco
Há aproximadamente três séculos atrás, exploradores avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade e imaginaram que lá havia ouro. Para chegar lá, criaram uma via alternativa que deu origem ao Caminho de Sabarabuçu. Ao chegarem lá, perceberam que o que refletia a luz solar era minério de ferro. Nem tudo que reluz é ouro, não é?!?
6 – A Estrada Real é a maior rota turística do país
Em 2001 foi criado um projeto que transformava a Estrada Real em rota turísticas com o objetivo de valorizar e preservar esse patrimônio histórico-cultural. No total são 1.512km formados por 177 municípios: 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.
7 – Existem 7 maravilhas da Estrada Real
Em 2012 foi realizada uma campanha de votação pública para eleger as 7 maravilhas da Estrada Real. Dentre 21 lugares, esses foram selecionados:
- Praça Minas Gerais em Mariana
- Parque Nacional da Serra do Cipó
- Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
- Teatro de Sabará
- Santuário do Caraça em Catas Altas
- Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida
- Gruta da Lapinha em Lagoa Santa
8 – Estrada Real é diferente de Rota Imperial
Muitos confundem, mas Estrada Real e Rota Imperial são vias diferentes. A Estrada Real surgiu no século XVII, quando a Coroa Portuguesa tornou oficiais os caminhos para o transporte de ouro e de diamante de Minas Gerais até o Rio de Janeiro.
A Rota Imperial é um caminho que foi construído pela Coroa Portuguesa, por ordem de Dom João VI. Ela foi oficialmente aberta em 1814 e concluída em 1816. Foi criada para ligar as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES), consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.
9 – Paraty foi “esquecida” com o surgimento do Caminho Novo
O Caminho Novo foi criado para ser uma alternativa ao Caminho Velho, para evitar a realização do trajeto marítimo entre Paraty e o Rio de Janeiro. Como o Caminho Novo levava direto para a capital, a cidade de Paraty passou por um grande isolamento econômico.
Com a construção da Rodovia Rio-Santos e da Estrada Paraty-Cunha, Paraty se tornou um pólo de turismo conhecido internacionalmente devido ao seu bom estado de conservação e de suas belezas naturais. Confira: o que fazer em Paraty!
10 – Você pode ter um Passaporte Estrada Real
O Passaporte Estrada Real é uma iniciativa do Instituto Estrada Real. Com ele você pode registrar todas as suas experiências pelos caminhos da Estrada Real. Para ter seu passaporte, você deve fazer um cadastro e depois fazer a retiradas em um dos locais credenciados. Faça o cadastro para ter seu Passaporte Estrada Real!
Chegando em cada destino, você pode se dirigir aos locais credenciados para carimbar seu passaporte. Veja a lista completa de lugares em que você pode carimbar o Passaporte Estrada Real!
Aqui no blog temos dicas do que fazer em diversos destinos da Estrada Real. Que tal visitar nossos posts e se inspirar para a próxima viagem?!? Clique nos links abaixo:
Ouro Preto | Serra da Piedade | Conceição do Mato Dentro | Sabará | Serra do Cipó | Santuário do Caraça | Mariana | Congonhas do Norte | Moeda e Belo Vale | Congonhas | Barão de Cocais | Paraty | Rio de Janeiro
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
Uma viagem pela História do Brasil por Minas Gerais
Atrações históricas em Santa Cruz no Rio de Janeiro
8 destinos para quem ama História do Brasil
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem