Skip to content

15 destinos dignos de cenário de novela

novela

A afirmação que brasileiro é um povo noveleiro é verdade. Quem nunca assistiu, nem que seja um único capítulo de  novela?!? Além de nos distrair das nossas mazelas diárias, as novelas também podem ser inspiradoras. Elas nos apresentam destinos  que algumas pessoas jamais conhecerão. Também  inspiram e encorajam outras pessoas a conhecer esses locais. Podemos dizer que indiretamente elas contribuem com o turismos pois, quem não quer conhecer um destino lindo que passou na televisão?!? Vamos mostrar alguns destinos deslumbrantes que já foram cenários de novelas.

1 – Carrancas

novela carrancas minas gerais
Carrancas (MG)

Carrancas é uma cidade do Sul de Minas Gerais, considerada um paraíso por quem ama o ecoturismo. Além de inúmeras cachoeiras, ela possui paisagens de tirar o fôlego. Sua beleza não passou despercebido pelo mundo novelístico: a cidade foi cenário de gravação de ao menos 9 novelas e algumas minisséries. Podemos citar algumas como: Alma Gêmea (2006), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Império (2014), Orgulho e Paixão (2018). Essas são apenas algumas que fizeram sucesso nas telinhas. Não é à toa que Carrancas é tão solicitada nas novelas! Sua fama faz jus à beleza da cidade.

novela Império carrancas
Cena da novela Império (2014)

LEIA TAMBÉM: Carrancas, um paraíso no sul de Minas

2 – Mariana e Ouro Preto

novela ouro preto
Ouro Preto

A cidade de Mariana e Ouro Preto são cidades históricas de Minas Gerais. Andar pelas ruas dessas cidades nos faz voltar ao passado, a impressão que temos é de estar em meio a um livro de história. Ouro Preto e Mariana nos remete a época da corrida do ouro. Museus, minas desativadas aberta a visitação, igrejas imponentes decoradas com ouro e prata, são alguns fatores que nos mostram um pouco da história dessas cidades. Como as duas cidades estão bem próximas uma da outra o turista tem o privilégio de poder conhecer as duas em uma única viagem. Em 2018, essas cidades foram cenários de gravação da novela Espelho da vida. Na trama, estas locações foram utilizadas para ambientar a cidade fictícia de Rosa Branca, localizada em Minas Gerais.

novela espelho da vida ouro preto
Cena da novela Espelho da Vida (2018)

LEIA TAMBÉM: Mariana após a barragem do Fundão e Dicas para visitar Ouro Preto

3 – Belo Horizonte

novela belo horizonte ti-ti-ti
Belo Horizonte

Belo Horizonte é a Capital de Minas Gerais e possui muitas atrações para os turistas. O turismo cultural e gastronômico são muito fortes na cidade. Possui muitos museus, sendo a maior parte com visitação gratuita, além de parques, mercados e vários pontos turísticos. É uma cidade linda, que merece ser visitada e explorada pelos turistas. A cidade também foi cenário de novela, o remake da  novela Ti-ti-ti (2010)  teve cenas gravadas em BH, na nossa charmosa Praça da Liberdade.

novela ti-ti-ti Belo Horizonte
Cena da novela Ti-ti-ti (2010)

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Belo Horizonte em dias de chuva

4 – Pantanal

novela pantanal
Pantanal

O Pantanal é conhecido como um destino exótico brasileiro. Ele possui uma riqueza natural exuberante, contendo uma fauna e flora admirável. É um destino ideal para quem quer estar em contato com a natureza plena. Safári em meio à selva, passeios de barcos, vistas a comunidades indígenas são alguns dos passeios que podemos fazer por lá. Toda essa beleza foi destaque nas nossas telinhas na exibição da novela Pantanal em 1990 da extinta rede de televisão Manchete.

novela Pantanal
Cena da novela Pantanal (1990)

LEIA TAMBÉM: Safári ecológico no Pantanal

5 – Veneza

novela veneza por amor
Veneza

Quem nunca sonhou em andar nas gôndolas de Veneza, que atire a primeira pedra. É um destinos dos sonhos de muitos, principalmente para os casais que buscam uma viagem romântica. Cenário de muitos filmes, Veneza não poderia ficar de fora das novelas brasileiras. A novela Por Amor (1997), nos deixou ainda mais apaixonados por Veneza, ao mostrar seus pontos turísticos nas nossas telinhas.

novela Por amor Veneza Regina Duarte
Cena da novela Por Amor (1997)

LEIA TAMBÉM: O que fazer em um dia em Veneza

6 – Curitiba

novela curitiba sonho meu
Curitiba

Capital do Paraná, Curitiba é uma linda cidade e muito bem estruturada para receber os turistas. Conhecida por se uma cidade limpa, com acessibilidade fácil e possuir muitos pontos turísticos gratuitos. O Mercado Municipal, Jardim Botânico, museu do olho de Oscar Niemeyer, Teatro Paiol e diversos parques estão à disposição dos turistas. A cidade também já foi cenário da novela Sonho Meu (1993). Ela foi ambientada em Curitiba e recebeu a gravação de alguns episódios.

novela sonho meu curitiba
Cena da novela Sonho Meu (1993)

LEIA TAMBÉM: O que fazer em um dia em Curitiba

7 – Rio grande do Norte

novela rio grande do norte flor do caribe
Natal – Rio Grande do Norte

Rio  Grande do Norte está localizada no Nordeste brasileiro e possui lugares com cenários paradisíacos. Seu litoral é famoso por suas dunas e lindas praias. Um paraíso para os surfistas e quem curte o kite e windsurfe, a região também possui atrações como passeios de buggy, passeios de barco, aerobunda e o famoso esquibunda. A novela Flor do Caribe (2013) teve vários capítulos gravados em diversos pontos turísticos de Rio Grande no Norte, lugares como a Praia de Pipa, Forte dos Reis Magos, Baía Formosa e Dunas do Rosado.

novela flor do caribe rio grande do norte
Cena da novela Flor do Caribe (2013)

LEIA TAMBÉM: 4 dicas para aproveitar Natal

8-Machu Picchu 

novela machu picchu amor à vida
Machu Picchu

Machu Picchu é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas e está localizada no Peru. Considerado o  berço da cultura Inca e Patrimônio Cultural da Unesco, o local atrai a cada dia mais visitantes. Através de algumas trilhas é possível conhecer o famoso e maravilhoso Lago Humantay e as ruinas da antiga cidade Ínca. Também tivemos uma novela gravada em Machu Picchu: Amor à Vida (2013). Alguns capítulos da primeira fase da novela foram gravados lá.

novela amor à vida machu picchu
Cena da novela Amor à vida (2013)

LEIA TAMBÉM: Relato de experiência na Trilha Salkantay

9 – Jalapão

novela jalapão do outro lado do paraíso
Jalapão

Jalapão fica no estado do Tocantins e a pouco tempo, vem ganhando fama no ecoturismo. Muito conhecido por suas dunas, grutas, cânions, cachoeiras e fervedouros, o Jalapão possui paisagens lindas e diversificadas. O local é de difícil acesso, o que favorece a preservação da sua exuberante natureza. No Jalapão foram gravadas cenas da novela Do Outro Lado do Paraíso (2017). O local foi considerado pelo diretor da novela como um lugar mágico, onde encontramos a natureza em seu estado puro.  Já deu pra perceber o porquê de Jalapão estar na nossa lista né?!?

novela do outro lado do paraíso jalapão
Cena da novela Do Outro Lado do Paraíso (2017)

LEIA TAMBÉM: Dicas para visitar o Jalapão

10 – Rio de Janeiro

novela rio de janeiro
Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro já foi locação de inúmeras novelas! Seus atrativos turísticos e elementos do cotidiano carioca como a boemia já foram exibidos em várias obras da teledramaturgia. As tramas do autor Manoel Carlos como Mulheres Apaixonadas (2003) e História de Amor (1995), por exemplo, tinham boa parte das cenas no bairro Leblon. Além das novelas do autor, muitas outras foram gravadas na cidade: Amor de Mãe (2019), Avenida Brasil (2012), Bela, a Feia (2009), Celebridade (2003)… a lista é praticamente incontável! Para ilustrar, citamos a novela Paraíso Tropical (2007) que teve diversas cenas ao longo da trama ambientadas no bairro de Copacabana.

novela Paraíso Tropical rio de janeiro
Cena da novela Paraíso Tropical (2007)

LEIA TAMBÉM: 8 lugares gratuitos para visitar no Rio de Janeiro

11 – Gramado e Canela

novela canela a vida da gente
Canela

Gramado e Canela são cidades que possuem atrativos para agradar diversos públicos. Todos os anos, as cidades da Serra Gaúcha atraem turistas interessados em romance, diversão em família… Estas cidades possuem museus, parques naturais, parques temáticos e muito mais! Em Gramado, por exemplo, citamos o lindo e repleto de flores Le Jardin Parque de Lavanda. Canela se destaca por seus parques naturais como Parque Estadual do Caracol e Parque da Ferradura. A novela A Vida da Gente (2011) foi ambientada nas cidades e mostrou um pouco do que elas tem a oferecer!

novela A vida da gente gramado e canela
Cena da novela A Vida da Gente (2011)

LEIA TAMBÉM: 8 motivos para visitar Canela

12- Florianópolis

novela florianópolis insensato coração
Florianópolis

Florianópolis, conhecida como Ilha da Magia, não poderia ficar de fora desta lista! A capital de Santa Catarina costuma atrair turistas que desejam desfrutar as suas mais de 40 praias. A novela Insensato Coração (2011) foi ambientada em Floripa, mostrando assim as belezas naturais da cidade para o mundo!

novela insensato coração Florianópolis
Cena da novela Insensato Coração (2011)

LEIA TAMBÉM: O charmoso Centro Histórico de Florianópolis

13- Paris

novela paris babilônia
Paris

Paris  é a Capital da França e também faz parte dos destinos mais desejados pelos turistas. Conhecida como Cidade Luz, Paris é muito visitada por casais em lua de mel. Que mulher nunca sonhou com um beijo apaixonado em frente a Torre Eiffel?!? Paris nos oferece um lindo conjunto arquitetônico, com monumentos históricos imponentes, uma rica gastronomia, muitas obras de arte e muita história espalhada por seu território. A cidade foi cenário para a gravação de cenas da novela Babilônia (2015). As filmagens aconteceram em 8 lugares diferente de Paris.

novela babilônia Paris
Cena da novela Babilônia (2015)

LEIA TAMBÉM: Dicas para visitar Paris e Palácio de Versailles

14 – Foz do Iguaçu 

novela foz do iguaçu pega pega
Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu  é uma cidade linda e cheia de atrações turísticas. Sua maior atração está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as famosas Cataratas do Iguaçu. Ela é um conjunto de mais de 200 quedas de água,  que formam uma paisagem de tirar o fôlego. A novela Pega Pega (2017) gravou lindas cenas tendo as Cataratas como fundo.

novela pega pega foz do iguaçu
Cena da novela Pega Pega (2017)

LEIA TAMBÉM: Top 5 – Principais passeios em Foz do Iguaçu

15 – Recife 

novela recife geração brasil
Recife

Recife é capital de Pernambuco. A cidade que todos os anos é palco de um dos maiores carnavais de rua, nos encanta com seu frevo e alegria. Recife possui uma riqueza histórica, gastronômica e cultural que enriquece a visita dos turistas. A novela Geração Brasil (2014) nos mostrou o Recife Antigo, que fica na parte leste do seu centro histórico.

novela geração brasil recife
Cena da novela Geração Brasil (2014)

LEIA TAMBÉM: City Tour – Recife e Olinda

Sim, novelas são uma ótima forma de viajar sem sair de casa! Se você é fã deste tipo de programa, permita-se sonhar com sua próxima viagem assistindo televisão!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

POSTS RELACIONADOS:

7 ensinamentos sibre viagem dos filmes nacionais

7 seriados que causam vontade de viajar

Encontre ofertas de roupas, eletrônicos e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

 

 



Booking.com